domingo, 9 de junho de 2024

FILME(ATIVIDADES): INTERESTELAR: A APOSTA MAIS ARRISCADA DE NOLAN-(FRAGMENTO) - COM GABARITO

 Filme(Atividades): Interestelar: a aposta mais arriscada de Nolan – Fragmento  

        Interestelar tinha tudo para ser o melhor filme de ficção científica da história e entrar para aquelas seletas listas de melhores filmes de todos os tempos. Christopher Nolan na direção, Hans Zimmer com a trilha sonora e, no elenco, uma constelação: Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Jessica Chastain, Michael Caine, Matt Damon, Casey Affleck, Topher Grace. E, principalmente, uma ideia genial.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqb3_e3qKkkpZF-ZzzvmRq2zakP9GO6QvIShW6GZzmBZ6Luv3Cmy2Z3P6unXoM-HMEm6yMp31vl0f5YviifJltFFMPSWRdOsDywjGrGeecxRUFO25AM85iwintFb70yO1BvQxnhn2B4zHQqD6AKkY3gXxFsE8Q9xp5JDhUnxf70s4Dq7Kzo_sCt1WeUSg/s320/FILME.jpg


        [...]

        O primeiro ato é apenas bom. Foi o primeiro momento em que comecei a sentir certo desapontamento. Apesar de Mackenzie Foy ser uma atriz extraordinária e conseguir criar uma personagem ótima para Murphy, a filha de Cooper, essa parte do filme não se sustenta. Com um ar “spielbergiano”, o drama familiar acaba se mostrando fraco e Nolan não consegue exprimir sua marca. O roteiro não consegue criar o vínculo necessário. Outro momento, em que Cooper começa a entrar em sua jornada interestelar, é mal aproveitado e aleatório. Porém, o que mais incomodou foram as atuações sem grça de Lithgow e, principalmente, Michael Caine. Atores ótimos delimitados em personagens sem grandes aproveitamentos na trama. Enfim, o começo não convence.

        O segundo ato, porém, resgata todo o fôlego perdido no começo do filme. É o melhor momento do longa e deixa o espectador boquiaberto em inúmeras passagens. Aqui, destaque para as cenas de computação gráfica e, principalmente, para o trabalho impecável de Hans Zimmer com a trilha sonora. Autor das músicas de filmes como Rain Man, Gladiador, Sherlock Holmes e a trilogia nova de Batman, o compositor dá uma verdadeira aula. Consegue mesclar silêncio e momentos de som ensurdecedor.

        [...].

MANS, Matheus. Publicada em: 20 nov. 2014. Disponível em: http://literatortura.com/2014/11/interestelar-aposta-maisarriscada-de-nolan. Acesso em: 20 out. 2015. (Fragmento).

Fonte: Língua Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem. Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2016. p. 347.

Entendendo o filme:

01 – A primeira informação sobre o filme é dada por seu título. O que o interlocutor deduziria sobre um filme chamado Interestelar? De que forma os conhecimentos de morfologia ajudariam você nessa dedução?

      O título Interestelar propõe que o enredo envolve aventuras no espaço sideral, como sugerem o radical -estel-, que remete a “estrelas”, e o prefixo -inter, que significa “entre”.

02 – Qual o sentido denotativo de constelação? Esse é o sentido usado no texto? Justifique.

      Constelação significa “conjunto de estrelas”. No texto, é empregado conotativamente para se referir a um grupo de atores consagrados.

03 – O que há em comum entre as palavras interestelar e constelação?

      São termos que partilham o radical –(e)stel-, isto é, palavras formadas a partir de “estrela”.

04 – As obras artísticas costumam estabelecer relações interdiscursivas. Segundo a resenha, qual discurso é retomado pelo diretor de Interestelar?

      O resenhista vê traços da obra do diretor Steven Spielberg no filme de Christopher Nolan.

05 – A referência a esse discurso é feita por meio de uma palavra derivada. Qual é ela? Explique a função de seu sufixo.

      O termo spielbergiano contém o sufixo -ano, responsável por sugerir a ideia de “semelhante” ou “comparável”.

06 – O crítico menciona seu “desapontamento” diante do filme. O que o provoca?

      Segundo o crítico, o filme traz um drama familiar fraco, momentos mal aproveitados e atuações decepcionantes de alguns bons atores.

07 – O vocábulo desapontamento formou-se a partir de uma palavra da língua inglesa, disappointment, e por isso os puristas sugerem o uso de decepção em seu lugar. Você concorda com essa posição? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

08 – No segundo parágrafo, o “desapontamento” é substituído por uma sensação inversa. Que vocábulo do texto a traduz melhor? Como ele é formado?

      O vocábulo boquiaberto, formado pelo processo de composição por aglutinação: boca + aberta (com alterações fonológicas).

09 – A palavra identificada no item anterior tem por base uma metonímia. Explique essa ideia.  

      Ficar de boca aberta é uma reação física que expressa a noção de encantamento, admiração. A metonímia está na apresentação do efeito (a boca aberta) pela causa (a admiração).

10 – A palavra extraordinária contém o prefixo extra-, cujo sentido é “na parte de fora, externamente”. Explique de que modo o prefixo altera o significado de ordinário.

      O radical é -ord-, que tem seu sentido (“ordinário”, “comum”) alterado para “fora do comum”, com a inclusão do prefixo extra-. Assim, algo extraordinário é algo que está “além do comum”, “além do ordinário”.

11 – Extraordinário passou pelo mesmo processo de formação de ensurdecedor? Justifique sua resposta.

      Não. Ensurdecer é um termo formado por derivação parassintética, enquanto extraordinário é formado por derivação prefixal e sufixal (ordinária existe, mas surdecedor não).

12 – A expressão som ensurdecedor forma, com uma palavra que a antecede no texto, uma figura de linguagem. Escreva o nome dessa figura no caderno e explique sua função na composição do elogio ao produtor musical Hans Zimmer.

      Trata-se da antítese, constituída pela oposição silêncio X som ensurdecedor, sugerindo a harmonia da trilha sonora do filme e a maestria de Zimmer ao executá-la.

 

 

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