sexta-feira, 28 de junho de 2024

REPORTAGEM: APENAS 15% DOS ADOLESCENTES BRASILEIROS SE EXERCITAM O SUFICIENTE , DIZ OMS - PATRÍCIA FIGUEIREDO - COM GABARITO

 Reportagem: Apenas 15% dos adolescentes brasileiros se exercitam o suficiente, diz OMS

Por Patrícia Figueiredo, G1

21/11/2019 20h30. Atualizado há 4 anos

        Relatório da Organização Mundial da Saúde mostra que 89% das adolescentes entre 11 e 17 anos brasileiras não praticam atividade física suficiente, contra 78% dos garotos. Para autora do estudo, falta de segurança e iniciativas pouco atrativas para as meninas explicam diferença.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjvnSYZhnX8l8DlXSWJrBiDouQJrDNe6HstTCwurpUBAeVFxQzf2C639SX42EwVomh9I1KFmDBL49GBl3p96dI0oMHin7yof9gGqKRMSjr9OYcDA2SqlFr0991PL-3vqMcf70u-Mb14QdSqzM7JYZfTUGaAtxF28aFdAZ2U9NyaQ766o4EvHXi4EhFPf1s/s320/JOVENS.jpg


        Oito em cada dez crianças e adolescentes de 11 a 17 anos não realizam atividade física suficiente. No Brasil, o percentual é ainda maior: 84% dos adolescentes nessa faixa etária são menos ativos do que deveriam. Os dados mostram ainda que não houve nenhuma melhora significativa nesses níveis nos últimos 15 anos.

        [...]

        Para a OMS, o ideal é que jovens nessa faixa etária façam pelo menos 60 minutos de atividade física moderada cinco vezes por semana. A organização destacou a diferença nos níveis de atividade física de meninas e meninos no país.

        [...]

        Diferença entre meninos e meninas

        Em relação a 2001, a OMS registrou no Brasil uma pequena melhora nos índices de atividade física nos meninos e uma piora entre as meninas. Naquele ano, 80% dos meninos faziam menos exercício do que o recomendado; em 2016, eram 78%. Entre as meninas o índice subiu de 89,1% que não seguem as recomendações em 2001 para 89,4% em 2016.

Mais de 70% dos países analisados registraram um aumento na diferença entre meninos e meninas na comparação ente 2001 e 2016. No Brasil, a diferença foi de 9 para 11 pontos percentuais.

        Falta de opções

        Para Leanne Riley, da OMS, o aumento da diferença entre os sexos pode ocorrer por conta da desigualdade nas opções de lazer e esporte oferecidas para meninas e meninos.

        "Nós suspeitamos que esses países estejam fazendo um esforço para aumentar a atividade física entre os jovens, mas essas iniciativas parecem ter um impacto somente nos meninos, e não nas meninas".

        Segundo Riley, a promoção de atividade física tende a focar esportes que não interessam tanto as meninas quanto os meninos.

        "Houve uma pequena melhora na oferta de esportes para os jovens, mas em atividades que as meninas não estão necessariamente interessadas, como esportes coletivos", diz.

        Para que aumente a participação das garotas nas atividades físicas é preciso que elas sejam incluídas nas discussões para que apontem quais são as atividades físicas que despertam maior interesse, segundo a especialista.

        [...].

FIGUEIREDO, Patrícia. Apenas 15% dos adolescentes brasileiros se exercitam o suficiente, diz OMS. G1, Rio de Janeiro, 21 nov. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/11/21/apenas-15percent-dos-adolescentes-brasileiros-se-exercitadm-o-suficiente-diz-oms.ghtml. Acesso em: 5 mar. 2021.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 1. Língua Portuguesa – 7º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 102-103.

Entendendo a reportagem:

01 – Qual é o percentual de adolescentes brasileiros que se exercitam o suficiente, de acordo com a OMS?

      Apenas 15% dos adolescentes brasileiros se exercitam o suficiente.

02 – Qual é a diferença entre os níveis de atividade física entre meninos e meninas adolescentes no Brasil?

      89% das meninas adolescentes não praticam atividade física suficiente, em comparação com 78% dos meninos.

03 – Qual é a recomendação da OMS para a atividade física dos jovens na faixa etária de 11 a 17 anos?

      A OMS recomenda que jovens dessa faixa etária façam pelo menos 60 minutos de atividade física moderada cinco vezes por semana.

04 – Como os índices de atividade física dos adolescentes brasileiros mudaram entre 2001 e 2016?

      Entre os meninos, houve uma pequena melhora, com a porcentagem de inativos caindo de 80% em 2001 para 78% em 2016. Entre as meninas, houve uma ligeira piora, passando de 89,1% para 89,4%.

05 – Quais são as possíveis razões para a diferença nos níveis de atividade física entre meninos e meninas, segundo Leanne Riley da OMS?

      A falta de segurança e as iniciativas pouco atrativas para as meninas, assim como a promoção de esportes que não interessam tanto a elas, são apontadas como possíveis razões.

06 – Qual foi a mudança na diferença de níveis de atividade física entre meninos e meninas no Brasil entre 2001 e 2016?

      A diferença aumentou de 9 para 11 pontos percentuais.

07 – O que Leanne Riley sugere como uma solução para aumentar a participação das garotas nas atividades físicas?

      Riley sugere que as garotas sejam incluídas nas discussões para identificar quais atividades físicas despertam maior interesse nelas.

08 – Comente com os colegas e o professor(a) que tipo de atividade física você pratica e por quanto tempo.

a)   Qual é a atividade física ou esportiva predileta entre as meninas?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Quanto tempo, em média, as meninas ficam em frente ao computador, smartphone ou smart TV, por dia?

O tempo de exposição às telas e que esse tempo se relaciona também com o fato de os jovens deixarem de praticar algum exercício físico. Nesse momento, eles precisam ter ciência de que essa exposição e essa falta de atividade provocarão transformações ao longo da vida deles.

09 – O que as meninas acham que precisa mudar para que possam praticar mais atividades físicas?

      Considere as possibilidades da escola e estimule os estudantes à resolução de questões-problema como essa, pela formação de uma proposta. Por exemplo, um torneio esportivo na escola, que possa envolve-los na construção de um projeto inclusivo para ambos os gêneros.

 

 

 

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