domingo, 9 de junho de 2024

TEXTO: ZERO HORA, VAMOS FALAR DE RACISMO? FRAGMENTO - COM GABARITO

 Texto: Zero Hora, vamos falar de racismo? – Fragmento

          O que leva um veículo de imprensa a divulgar a opinião preconceituosa e ofensiva de um de seus leitores? Seria liberdade de expressão ou discurso de ódio?

        [...]

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNZjPLtMBJdurnZ_-i1Gsd2hD2eAw7wyZE09-dHRJRSWdlPrFHNDeUa0o8txvgrXAMtfFeXKZ2oPPUboNtxC6m6_7gCnkGJtyrHIhXz0-H8lt053t82Z4S_YQ7ff67vC6BON8_sd_hgSDh_4TLMD1c2z9uzG9iquo0pJtzI1mvuNhBWC5x6WM23saQ5TE/s320/RACISMO.jpg


        Fiquei extremamente chocada com um comentário publicado na edição deste domingo 31 de maio do jornal Zero Hora, veículo do Rio Grande do Sul. Nele, o leitor é claramente racista e desinformado.

        O comentário em si não me choca, como mulher negra já ouvi e li muitas coisas horríveis; o que me choca é o fato de o jornal ter publicado algo explicitamente racista. Até que ponto o jornal vai se esconder sob o argumento da liberdade de expressão? É sabido que racismo é crime, certo? Logo, publicar algo racista é igualmente crime, ou não? O comentário em questão foi publicado na versão impressa, logo foi lido antes e selecionado, diferentemente de quando se é num portal de internet, o que torna o fato ainda mais grave.

        [...].

Publicado em: 2 jun. 2015. Disponível em: http://www.geledes.org.br/zero-hora-vamos-falar-de-racismo/#gs.cbce4d9ded704983acc8ee-78ff56470c. Acesso em: 19 out. 2015. (Fragmento).

Fonte: Língua Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem. Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2016. p. 337-338.

Entendendo o texto:

01 – A produtora do texto emprega os termos cognatos racismo e racista. Qual é p radical comum a eles?

      O radical é rac- (raça, racismo, racista).

02 – De que maneira os sufixos diferenciam os sentidos dessas palavras cognatas?

      O sufixo -ismo designa um “movimento ideológico”, um “modo de proceder e pensar”; o sufixo -ista indica “aquele que é partidário ou seguidor desse movimento”.

03 – Que discussão a produtora do texto pretende promover?

      Ela deseja discutir a questão do racismo a partir da denúncia de um órgão de imprensa que teria divulgado um texto preconceituoso.

04 – Duas palavras da linha-fina do texto são adjetivos formados com base em substantivos. Transcreva-os no caderno, indicando e classificando os morfemas responsáveis por essa formação.

      Os adjetivos preconceituosa e ofensiva foram formados a partir dos substantivos preconceito e ofensa com o acréscimo dos sufixos -osa e -iva.

05 – Reescreva o primeiro período da linha-fina empregando em lugar dos adjetivos os substantivos que os formaram. Faça as adaptações necessárias.

      Sugestão de resposta: O que leva um veículo de imprensa a divulgar a opinião que expressa preconceitos e ofensas de um de seus leitores?

06 – Já no primeiro parágrafo, o leitor sabe que o texto foi produzido por uma mulher. Que palavra indica isso? Como a forma dessa palavra traz tal formação?

      A palavra chocada, por conter uma desinência de gênero feminino (-a), evidencia tratar-se de uma autora.

07 – A comparação entre as três palavras do texto empregados no plural – leitores, coisas e horríveis – revela que o morfema responsável pela flexão de número pode tomar formas diferentes. No caderno, escreva as palavras no singular e no plural e circule esses morfemas.

      Leitor – leitores; coisa – coisas; horrível – horríveis.

08 – Empregam-se no texto cinco palavras formadas com o sufixo -mente. Em qual delas ele não porta a ideia de modo? Justifique.

      Em extremamente, o sufixo -mente sugere intensidade.

09 – No desenvolvimento do texto, são feitos três questionamentos em sequência. Dois deles contêm perguntas retóricas propostas com a intenção de influenciar o leitor para que concorde com a linha argumentativa apresentada. Quais são as expressões que constituem essas perguntas? Justifique sua resposta.

      Nos questionamentos “É sabido que racismo é crime, certo?” e “Logo, publicar algo racista é igualmente crime, ou não?”, as expressões certo? E ou não? São perguntas retóricas, cuja função é apenas reforçar o conteúdo do que foi afirmado antes, contando, para isso, com a concordância tácita (implícita) do leitor.

10 – Qual é a contribuição das perguntas retóricas na construção desse texto?

      As perguntas retóricas são recursos de persuasão.

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