Texto: Zero Hora, vamos falar de racismo? – Fragmento
O que leva um veículo de
imprensa a divulgar a opinião preconceituosa e ofensiva de um de seus leitores?
Seria liberdade de expressão ou discurso de ódio?
[...]
Fiquei extremamente chocada com um
comentário publicado na edição deste domingo 31 de maio do jornal Zero Hora,
veículo do Rio Grande do Sul. Nele, o leitor é claramente racista e
desinformado.
O comentário em si não me choca, como
mulher negra já ouvi e li muitas coisas horríveis; o que me choca é o fato de o
jornal ter publicado algo explicitamente racista. Até que ponto o jornal vai se
esconder sob o argumento da liberdade de expressão? É sabido que racismo é
crime, certo? Logo, publicar algo racista é igualmente crime, ou não? O
comentário em questão foi publicado na versão impressa, logo foi lido antes e
selecionado, diferentemente de quando se é num portal de internet, o que torna
o fato ainda mais grave.
[...].
Publicado em: 2 jun.
2015. Disponível em: http://www.geledes.org.br/zero-hora-vamos-falar-de-racismo/#gs.cbce4d9ded704983acc8ee-78ff56470c.
Acesso em: 19 out. 2015. (Fragmento).
Fonte: Língua
Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem.
Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição.
São Paulo, 2016. p. 337-338.
Entendendo o texto:
01 – A produtora do texto
emprega os termos cognatos racismo e racista. Qual é p radical comum a eles?
O radical é rac-
(raça, racismo, racista).
02 – De que maneira os sufixos
diferenciam os sentidos dessas palavras cognatas?
O sufixo -ismo
designa um “movimento ideológico”, um “modo de proceder e pensar”; o sufixo -ista
indica “aquele que é partidário ou seguidor desse movimento”.
03 – Que discussão a produtora
do texto pretende promover?
Ela deseja
discutir a questão do racismo a partir da denúncia de um órgão de imprensa que
teria divulgado um texto preconceituoso.
04 – Duas palavras da
linha-fina do texto são adjetivos formados com base em substantivos.
Transcreva-os no caderno, indicando e classificando os morfemas responsáveis
por essa formação.
Os adjetivos
preconceituosa e ofensiva foram formados a partir dos substantivos preconceito
e ofensa com o acréscimo dos sufixos -osa e -iva.
05 – Reescreva o primeiro
período da linha-fina empregando em lugar dos adjetivos os substantivos que os
formaram. Faça as adaptações necessárias.
Sugestão de
resposta: O que leva um veículo de imprensa a divulgar a opinião que expressa
preconceitos e ofensas de um de seus leitores?
06 – Já no primeiro parágrafo,
o leitor sabe que o texto foi produzido por uma mulher. Que palavra indica
isso? Como a forma dessa palavra traz tal formação?
A palavra chocada, por conter uma
desinência de gênero feminino (-a), evidencia tratar-se de uma autora.
07 – A comparação entre as
três palavras do texto empregados no plural – leitores, coisas e horríveis –
revela que o morfema responsável pela flexão de número pode tomar formas
diferentes. No caderno, escreva as palavras no singular e no plural e circule
esses morfemas.
Leitor –
leitores; coisa – coisas; horrível – horríveis.
08 – Empregam-se no texto
cinco palavras formadas com o sufixo -mente. Em qual delas ele não porta
a ideia de modo? Justifique.
Em extremamente,
o sufixo -mente sugere intensidade.
09 – No desenvolvimento do
texto, são feitos três questionamentos em sequência. Dois deles contêm
perguntas retóricas propostas com a intenção de influenciar o leitor para que
concorde com a linha argumentativa apresentada. Quais são as expressões que
constituem essas perguntas? Justifique sua resposta.
Nos questionamentos “É sabido que racismo
é crime, certo?” e “Logo, publicar algo racista é igualmente crime, ou não?”,
as expressões certo? E ou não? São perguntas retóricas, cuja função é apenas
reforçar o conteúdo do que foi afirmado antes, contando, para isso, com a
concordância tácita (implícita) do leitor.
10 – Qual é a contribuição das
perguntas retóricas na construção desse texto?
As perguntas
retóricas são recursos de persuasão.
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