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sexta-feira, 28 de junho de 2024

POEMA: POR QUE DEIXAMOS TUDO PARA DEPOIS? - AUTOR DESCONHECIDO - COM GABARITO

 POEMA: Por que deixamos tudo para DEPOIS?

Depois eu ligo.

Depois eu faço.

Depois eu falo.

Depois eu mudo.

Deixamos tudo para depois, como se depois fosse o melhor. O que não entendemos é que...

Depois o café esfria,

Depois a prioridade muda,

Depois o encanto se perde,

Depois o cedo fica tarde,

Depois a saudade passa,

Depois tanta coisa muda,

Depois os filhos crescem,

Depois a gente envelhece,

Depois o dia anoitece,

Depois a vida acaba.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjId2UW3FWkh_rrv1Dwe-DAEr29utzCOnLVbGVPowx3iTktsN7uc6Ys9G902CIIJYve8r_F0CFXDTPrLsRVRoVxRbGsGeMPIPo129QJh0_DdbzXGYhSXUzlDCLEhNYlgPrUIOfBJEqWQZZBZ5ePxh5v0OpKHeZGbZlCbFguddaq9gxFuAPd_6ubdVZxRt8/s320/VIDA.jpg


Não deixe nada para depois, porque na espera do depois, você pode perder os melhores momentos, as melhores experiências, os melhores amigos, os maiores amores, e todas as bênçãos que Deus tem para você. Lembre-se que o depois pode ser tarde demais. O dia é hoje.

Autor Desconhecido

Entendendo o texto

01. No texto-discurso acima faz-se uma crítica a um dado comportamento social. Qual comportamento social está sendo criticado?

a-   o comportamento de priorizar determinadas ações importantes;  

b- o comportamento de não priorizar determinadas ações importantes;

c- o comportamento social da distração;

d- o comportamento social do egoísmo.

02. A quem ou a que se referem as palavras e as expressões sublinhadas no texto-discurso?

          As palavras e expressões sublinhadas no texto se referem a ações e situações cotidianas que as pessoas tendem a adiar.

03. Qual a tese defendida pelo autor do texto?

a- Deve-se pensar que o melhor está depois;                                                                                                                                                                   b- Deve-se pensar que o melhor nunca está depois;

c.Deve-se pensar que não se pode ficar adiando para viver a vida;

         d- Deve-se aprender esperar as boas oportunidades.

 

04. Qual o tema central que está em debate no texto lido?

a-   o melhor momento para se viver é hoje;

b-   o pior momento para se viver é o depois;

c-   o ser e o futuro; 

d- o ser e o tempo

05. O adjetivo “melhores” foi usado no último parágrafo do texto caracterizando três substantivos diferentes. Quais foram esses três substantivos? A caracterização foi positiva ou negativa?

          Os três substantivos são: momentos, experiências e amigos. A caracterização foi positiva.

06. O substantivo “amores” no último parágrafo do texto foi qualificado/caracterizado por qual adjetivo? A caracterização foi positiva ou negativa?

          O substantivo “amores” foi qualificado pelo adjetivo “maiores”. A caracterização foi positiva.

   08.A palavra “depois” foi empregada no texto no sentido de? 

          a- Lugar 

b-   Modo              

c-   Tempo 

d-   Adversidade

09.As reticências foram empregadas no trecho “o que não entendemos é que...” para sugerir ao leitor que:  

    a- o argumento foi concluído 

    b- dar uma pausa no argumento. 

    c-indicar que ainda falta uma série de argumentos a serem elencados. 

   d-  fazer uma crítica.

10. -Interprete o trecho “O que não entendemos é que... Depois o café esfria”

     Significa que, se deixarmos as coisas para depois, o momento oportuno pode passar, assim como o café que esfria e perde seu sabor.

11. -Interprete o trecho “Depois a prioridade muda”

    Indica que, ao adiar ações ou decisões, outras questões podem surgir e mudar a importância daquilo que foi deixado para depois.

12- Interprete o trecho “Depois o encanto se perde”

     Sugere que, ao adiar experiências ou momentos especiais, a magia e o prazer desses momentos podem desaparecer.

13- Interprete o trecho “Depois o cedo fica tarde”

       Quer dizer que, ao adiar ações que deveriam ser feitas no momento certo, pode-se perder a oportunidade e o momento adequado passa.

14- Interprete o trecho “Depois tanta coisa muda”

       Ressalta que, ao adiar, as circunstâncias e condições podem se alterar significativamente, muitas vezes de forma irreversível.

15- Interprete o trecho “Depois a gente envelhece”

       Indica que, com o passar do tempo, envelhecemos e muitas oportunidades que tínhamos na juventude podem não estar mais disponíveis.

16- O ponto final foi usado no final do trecho “Depois a vida acaba.” para sugerir ao leitor que:

a-   trata-se do argumento mais fraco dentre a série de argumentos apresentados 

b-   trata-se do argumento mais conclusivo dentre a série de argumentos apresentados  

c-   trata-se de um argumento mediano dentre a série de argumentos apresentados  

d-   trata-se de um argumento ainda incompleto dentre a série apresentada

 17-A vírgula foi usada no final do trecho “Depois o café esfria,” para demarcar que:

a-   trata-se de um argumento conclusivo;

     b- trata-se um argumento que ainda será acrescido por outros argumentos;

e-   trata-se de um argumento fraco;

f-     trata-se de um argumento que indica crítica

  18-Qual o gênero textual? 

a-   notícia

b-   artigo de opinião;

c-   discurso de aconselhamento;

d-   artigo de divulgação científica

 

 

 

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