Música(Atividades): Garoto Louco
FEPA
Negar o caminho do meio
Se arriscar nos polos, nos extremos
Negar os meridianos do mundo
Pra encontrar o centro de mim
Que de tão perto, tão dentro
Escapa à vista, os dedos não tocam
e de repente o que era perto
O que era certo, o que era seu
Se esconde atrás da máscara do invisível
Porque alguém disse algo sobre olhos
Que não veem, coração que etc. e tal
E a gente se conforma e se deforma
Equilibrando a covardia no caminho do meio
Mas eu quero a queda, a vertigem, o passo em falso
Negar os meridianos do mundo
Encontrar o centro de mim
Eu quero a selva, o alce, o garoto louco
Feito de um pouco a mais de medo de se dobrar ao caminho do meio
De um tanto a mais de sonho para abrir à foice
uma clareira pra dentro de si
Eu sou o passo e a queda
Eu sou o garoto louco e a selva
A foice desbravando o sonho
E a clareira pra dentro de mim.
Composição: Fepa; LEITE, Janaina. Disponível em: http://www.ofepa.com.br/oficial/musica/>(letra) e http://deezer.musica.uol.com.br/musica/66256152/fepa/patio-do-hospicio/garoto-louco>(música). Acesso em: 14 out. 2015.
Fonte: Língua
Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem.
Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição.
São Paulo, 2016. p. 325.
Entendendo a música:
01 – Que elementos são
contrastados na antítese presente nos dois primeiros versos?
O termo meio contrasta com polos e
extremos.
02 – Em que outro verso do
texto se identifica uma antítese?
No verso “Eu sou
o passo e a queda”.
03 – O que os elementos
apresentados na sequência “a queda, a vertigem, o passo em falso” (verso 14)
sugerem sobre os desejos do eu lírico?
O eu lírico
sugere desejar abandonar o estável para aceitar o risco, a dúvida, a
instabilidade.
04 – Essa gradação é
ascendente ou descendente? O que esse movimento sugere sobre o conjunto de
elementos desejados?
Trata-se de uma gradação descendente,
pois a “queda” seria o movimento mais radical, e o “passo em falso”, o menos.
Ao usar essa gradação, a canção sugere que, embora deseje a experiência mais
extrema, o eu lírico começa a se satisfazer já com o primeiro movimento em
direção a ela.
05 – Segundo a música, onde
está aquilo que o eu lírico procura?
Está dentro dele
mesmo, como explicita o último verso.
06 – Como você entendeu a
metáfora meridianos do mundo? De que maneira a recusa desses meridianos implica
a escolha de um modo de vida?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Os meridianos são linhas imaginárias que passam pelos polos
da esfera celeste; por isso, podem ser entendidos como referências de
localização, algo que o eu lírico rejeita, pois quer a liberdade de traçar seu
próprio caminho.
07 – Como as antíteses
identificadas nos itens 1 e 2 confirmam essa escolha?
As antíteses
mostram que o eu lírico deseja o risco, dai preferir os extremos ao meio e
aceitar ser o passo e a queda, abrindo mão da segurança dos caminhos estáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário