domingo, 9 de junho de 2024

MÚSICA(ATIVIDADES): GAROTO LOUCO - FEPA - COM GABARITO

 Música(Atividades): Garoto Louco

              FEPA

Negar o caminho do meio
Se arriscar nos polos, nos extremos
Negar os meridianos do mundo
Pra encontrar o centro de mim
Que de tão perto, tão dentro
Escapa à vista, os dedos não tocam
e de repente o que era perto
O que era certo, o que era seu
Se esconde atrás da máscara do invisível
Porque alguém disse algo sobre olhos
Que não veem, coração que etc. e tal

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZl8B8Rcf6TWKTc9C2a-V13BldTUEYOMIkg3QWXPoFB7EgPUFOfAUcsj2LXcOt_k39qxBVVyYdEtfHOIYFmSz9rGOlQWsPokONw0iyG24e2tL0H_zcmygFuBxeeSc5D5I309pj3QKDGZ-JVpIPQy0AllKNuWFMklSltP9i7v7AETF4YEwbTufMxU7-usY/s1600/LOUCO.jpg


E a gente se conforma e se deforma
Equilibrando a covardia no caminho do meio
Mas eu quero a queda, a vertigem, o passo em falso
Negar os meridianos do mundo
Encontrar o centro de mim
Eu quero a selva, o alce, o garoto louco
Feito de um pouco a mais de medo de se dobrar ao caminho do meio
De um tanto a mais de sonho para abrir à foice
uma clareira pra dentro de si
Eu sou o passo e a queda
Eu sou o garoto louco e a selva
A foice desbravando o sonho
E a clareira pra dentro de mim
.

Composição: Fepa; LEITE, Janaina. Disponível em: http://www.ofepa.com.br/oficial/musica/>(letra) e http://deezer.musica.uol.com.br/musica/66256152/fepa/patio-do-hospicio/garoto-louco>(música). Acesso em: 14 out. 2015.

Fonte: Língua Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem. Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2016. p. 325.

Entendendo a música:

01 – Que elementos são contrastados na antítese presente nos dois primeiros versos?

      O termo meio contrasta com polos e extremos.

02 – Em que outro verso do texto se identifica uma antítese?

      No verso “Eu sou o passo e a queda”.

03 – O que os elementos apresentados na sequência “a queda, a vertigem, o passo em falso” (verso 14) sugerem sobre os desejos do eu lírico?

      O eu lírico sugere desejar abandonar o estável para aceitar o risco, a dúvida, a instabilidade.

04 – Essa gradação é ascendente ou descendente? O que esse movimento sugere sobre o conjunto de elementos desejados?

      Trata-se de uma gradação descendente, pois a “queda” seria o movimento mais radical, e o “passo em falso”, o menos. Ao usar essa gradação, a canção sugere que, embora deseje a experiência mais extrema, o eu lírico começa a se satisfazer já com o primeiro movimento em direção a ela.

05 – Segundo a música, onde está aquilo que o eu lírico procura?

      Está dentro dele mesmo, como explicita o último verso.

06 – Como você entendeu a metáfora meridianos do mundo? De que maneira a recusa desses meridianos implica a escolha de um modo de vida?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Os meridianos são linhas imaginárias que passam pelos polos da esfera celeste; por isso, podem ser entendidos como referências de localização, algo que o eu lírico rejeita, pois quer a liberdade de traçar seu próprio caminho.

07 – Como as antíteses identificadas nos itens 1 e 2 confirmam essa escolha?

      As antíteses mostram que o eu lírico deseja o risco, dai preferir os extremos ao meio e aceitar ser o passo e a queda, abrindo mão da segurança dos caminhos estáveis.

 

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