domingo, 26 de junho de 2022

TEXTO: O DICIONÁRIO - HELOÍSA PIRES LIMA - COM GABARITO

 Texto: O dicionário

            Heloísa Pires Lima

        Entrei na biblioteca e abri o dicionário do Aurélio. Procurei a palavra negro e entre seus significados estavam estes: "sujo, encardido", "triste", "maldito". Mais embaixo vinha negrura, palavra que podia ser associada à ideia de crueldade, perversidade, ruindade, falta, erro, culpa. Saí da sala achando que ser negro não era muito bom não.

        Passei pela secretaria e uma moça falava em tom de desespero. "A coisa está preta!" Pensei então: "Assim eu não vou querer ser nem negra e nem preta".

        Mas aí me empinei toda e fui perguntar à professora se não estava errado o dicionário e as pessoas falarem que o escuro é ruim. A professora também era escura e disse: "É preciso prestar atenção à semântica! Ela é uma prática para justificar a superioridade de uma população sobre outra, desprezando-a cotidianamente em pequenas fórmulas de associações negativas".

        Com o tempo, entendi direitinho: o sentido que nós damos às palavras indica o modo como vemos o mundo, traduz o que achamos das coisas. Se alguém diz, por exemplo, que fulano "fez um serviço de preto", isso quer dizer que no fundo a pessoa acha que todas as pessoas negras sempre fazem trabalhos malfeitos. E isso por acaso é verdade? (Não, é racismo.)

        Com o tempo, entendi também que o dia só existe se existe a noite. E que os dois são iguais. Sombra é bom quando tem muita luz e luz é bom quando está muito escuro. O petróleo é negro e não é sujo, o carvão é preto e faz fumaça branca, e eu pensei em tantos opostos que se equilibram que... deu um branco na minha cabeça!

Heloísa Pires Lima. Histórias da Preta. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998. p. 54.

Fonte: Português em outras palavras – 8ª série – Maria Sílvia Gonçalves – ed. Scipione – São Paulo, 2002. 4ª edição. p. 56.

Entendendo o texto:

01 – Que pontos comuns existem entre o depoimento de Wilson da Silva e o texto que você acabou de ler?

      Ambos citam fatos que demonstram a discriminação contra negros.

02 – Você conhece provérbios, anedotas ou expressões preconceituosas usadas no dia-a-dia que ajudam a perpetuar a falsa ideia de que há povos inferiores a outros? Na sua opinião, por que eles continuam a ser empregados?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Porque essas expressões estão arraigadas na cultura popular e são repetidas pelas pessoas que, muitas vezes, nem sequer se dão conta de seu verdadeiro significado.

03 – Faça uma experiência: procure em um dicionário qualquer o significado da palavra negro (ou preto) e da palavra branco. Escreva uma observação sobre o que você descobriu.

      O aluno descobrirá que, enquanto se atribuem significados negativos a palavras relacionadas a preto, atribuem-se significados positivos a palavras relacionadas a branco: da cor da neve, puro, cândido, translúcido, prateado.

04 – Com base no último parágrafo do texto, escreva sobre os contrastes existentes em nosso mundo e o que eles podem representar para nós.

      Resposta pessoal do aluno: Sugestão: provavelmente escreverão sobre as diferenças e a necessidade de haver essas diferenças para que umas coisas possam complementar outras.

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