domingo, 12 de junho de 2022

POEMA: PEDRO PICA-PAU - JOSÉ DE NICOLA - COM GABARITO

Poema: Pedro Pica-Pau

             José de Nicola     

Maaadeeeeeeeeiiiiraaaaaa!!!

 

E tombou

Um pinheiro-do-paraná.

Depois, foi a vez

De um velho jatobá.

Outro dia,

(num ato de covardia),

Era um belo ipê-amarelo

Que caía.

O eucalipto, coitado,

Já foi pra fábrica

Virar palito.

 

Desarvorado,

Pedro Pica-Pau

Picou a mula.

[...]

 

Pedro voou

Pela luz e pela sombra,

Percorreu a rota do sol,

Seguiu o Cruzeiro do Sul,

Chegou às águas de sal.

E árvore que é bom,

Nada!

Só poste.

Poste grande,

Poste pequeno,

Poste galhudo.

Encontrou até poste

Florido.

 

Imenso alfabeto de uma letra só:

TTTTTTTTTTTT

 

“Árvore de pedra,

Quem diria?”,

Pensou Pedro, preocupado.

 

Mas não perdeu a pose

Nem perdeu o pique.

 

Perfeitamente adaptado

(apesar do bico amassado),

Embora não goste,

Hoje é chamado

Pedro Pica-poste.

NICOLA, José de. Pedro Pica-Pau. São Paulo: Moderna, 1992.

Fonte: Língua portuguesa – Coleção Brasiliana – 5° ano – Ensino Fundamental – IBEP – 2ª ed. São Paulo – 2011. p. 77-9.

Entendendo o poema:

01 – Qual é a situação apresentada no poema?

      A derrubada de várias arvores fazendo com que o pica-pau Pedro voe para outros lugares à procura de árvores, mas acaba somente encontrando postes.

02 – A que situação se refere a expressão “um ato de covardia”, no poema?

      Derrubar um belo ipê-amarelo.

03 – Repare abaixo duas expressões que estão escritas de modo diferente no texto. O que o poeta quis representar com isso?

        “Maaadeeeeeeeeiiiiraaaaaa!!!”

        “TTTTTTTTTTTT”.

      O poeta associa a forma das expressões à ação sugerida por elas: “madeira” – alguém avisa que uma árvore está caindo, pois foi cortada, e a repetição da letra “T” representa o som do pica-pau bicando o concreto do poste.

04 – Reveja duas expressões utilizadas no poema que se referem às atitudes do Pedro Pica-Pau:

        “picou a mula”     --      “nem perdeu o pique”.

a)   Explique o significado de cada uma.

Picou a mula = foi embora rapidamente, saiu dali.

Nem perdeu o pique = não perdeu o ânimo, a disposição.

b)   O que as expressões têm em comum?

Ambas reforçam a sonoridade do poema com a repetição de “pic”, que também está em pica-pau.

c)   Faça uma pesquisa e descubra a origem, isto é, o sentido original da expressão idiomática “picar a mula”.

A expressão idiomática “picar a mula” significa cutucar a mula com a espora, fazendo o animal andar, sair do lugar. Com o tempo, essa expressão passou a indicar situações que significam andar, caminhar ou ir embora com pressa.

05 – No poema são usados, também, sinais gráficos.

a)   O que indica o sinal [...]?

Esse sinal sempre indica que uma parte do texto foi retirada, suprimida.

b)   O que é destacado no trecho que está entre aspas, no poema?

O pensamento do Pedro Pica-Pau.

06 – Qual é o adjetivo utilizado para caracterizar o eucalipto? O que o uso desse adjetivo mostra sobre os sentimentos do poeta sobre a situação apresentada no poema?

      O adjetivo é coitado. O poeta mostra que sente pena do pica-pau.

07 – A partícula DES significa em geral, em nossa língua, negação. O que a palavra desarvorado indica sobre a situação do pica-pau?

      Significa “sem árvore”. O pica-pau não tem mais árvores para bicar.

 

 


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