Reportagem: Dois princípios básicos (fragmento)
Texto 1 O Brasil teve uma das maiores expansões
da rede escolar em todo o mundo, mas a massificação do ensino reduziu
drasticamente a qualidade das escolas e os salários dos professores. Diante das
necessidades, o país ainda investe pouco em educação. As taxas de repetência
são as maiores do mundo. No entanto, o maior problema é a ineficiência dos
recursos empregados.
[...]
País desperdiça
recursos para a educação. In: Folha de S. Paulo, 31 jul. 1994. Especial A-8.
Texto
2
De cada cem alunos que se matriculam na
1ª série de uma escola de 1° grau, apenas 12 chegam ao terceiro colegial e seis
sobrevivem como alunos até o curso superior. O prêmio que espera essa meia
dúzia de bravos que conseguiu avançar, a despeito de obstáculos sociais, econômicos
e pedagógicos, não será um recompensador curso de engenharia, medicina ou
odontologia numa boa universidade do governo. O mais certo é que desses seis
sobreviventes apenas dois cheguem a frequentar o curso que desejam numa
universidade federal ou estatal conceituada.
A máquina que cospe
crianças. In: Veja, 20 nov. 1991. p. 46.
Fonte: Português em outras palavras –
8ª série – Maria Sílvia Gonçalves – ed. Scipione – São Paulo, 2002. 4ª edição.
p. 17-8.
Entendendo a reportagem:
01 – De quantos períodos é
formado o parágrafo do texto 1? Eles são simples ou compostos?
O parágrafo é formado por quatro
períodos: o primeiro é composto; os demais são simples.
02 – Como é feita a
articulação entre as orações? E entre os períodos?
No primeiro período, é a conjunção mas que faz a articulação entre as
orações. Existem pontos finais separando os períodos e o último começa com a
locução conjuntiva no entanto.
03 – Que processo de
composição foi utilizado na construção desse parágrafo?
Foi utilizado o processo de coordenação.
04 – E quantos períodos
compõem o texto 2?
O texto 2, é
composto de três períodos.
05 – O que você nota quanto:
a) À extensão dos períodos?
Os períodos deste parágrafo são mais extensos que os do parágrafo
anterior.
b) À organização das orações?
A organização das orações é diferente daquela do outro parágrafo.
Observar que há conectivos ligando umas orações às outras e que umas dependem
das outras, exercendo funções sintáticas em relação a um termo da oração anterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário