Soneto: Clepsidra
Camilo Pessanha
Imagens que passais pela retina
Dos meus olhos, porque não vos fixais?
Que passais como a água cristalina
Por uma fonte para nunca mais!...
Ou para o lago escuro onde termina
Vosso curso, silente de juncais,
E o vago medo angustioso domina,
Porque ides sem mim, não me levais?
Sem vós o que são os meus olhos abertos?
-- O espelho inútil, meus olhos pagãos!
Aridez de sucessivos desertos...
Fica sequer, sombra das minhas mãos,
Flexão casual de meus dedos incertos,
-- Estranha sombra em movimentos vãos.
PESSANHA, Camilo.
Clepsidra. Instituto português do livro e da leitura. Biblioteca Ulisseia de
autores portugueses, p. 59, s/d.
MONET, Claude. Water
Lilies (lírios de água). 1906. 1 óleo sobre tela. The Art Institute of Chicago,
Chicago.
Fonte: Língua
portuguesa 2 – Projeto ECO – Ensino médio – Editora Positivo – 1ª edição –
Curitiba – 2010. p. 253-4.
Entendendo o soneto e a
tela:
01 – De acordo com o texto,
qual o significado das palavras abaixo:
·
Silente: calado, silencioso.
·
Juncais: aglomerados de juncos, plantas.
02 – O tema do olhar é
bastante explorado no poema. Selecione elementos do poema que comprovem essa
afirmação.
Há um uso de vocábulos que fazem
referência direta ou indireta ao tema do olhar, como imagens retina e a
reiteração do termo “olhos”.
03 – Na primeira estrofe do
poema de Camilo Pessanha, há uma antítese que faz referência ao tema do poema.
Identifique a antítese e o tema do poema.
Passais/fixais. O
tema do poema é a transitoriedade da vida, a passagem do tempo. Esse tema vem
representado na antítese que mostra que tudo passa, nada se fixa por muito
tempo, assim como ocorre com as imagens que o eu lírico vê.
04 – Ao longo do poema, o eu
lírico dialoga com as imagens que vê. Que imagens são essas?
São imagens que
fazem referência à água – água cristalina, fonte, lago, curso (de rio, de
água).
05 – Que relação é possível
estabelecer entre o poema e a tela de Monet?
Ambos usam a
imagem da água em suas obras. Além disso, ambos trabalham a temática do olhar.
No soneto, o eu lírico reflete sobre as imagens que vê, enquanto a tela de
Monet expõe um olhar sobre a natureza.
06 – O fato de o poema
trabalhar com a descrição de imagens contradiz a ideia simbolista de
privilegiar a subjetividade e deixar a objetividade em segundo plano?
Justifique sua resposta.
Embora o poema trabalhe com a descrição
de imagens, não há contradição, pois essas imagens são descritas de modo
subjetivo. O uso das imagens e as perguntas que o eu lírico dirige à natureza
visam ao questionamento da passagem do tempo, da vida, e não a uma
representação fiel daquilo que é observado.
07 – Interprete, no contexto
do poema, o sentido do verso que encerra a segunda estrofe: “—Porque ides sem
mim, não me levais?” Em que tema comum ao Simbolismo esse verso se encaixa?
O sentido do
verso é a resignação do eu lírico em relação à passagem do tempo. Já que ela é
inevitável, ele deseja a morte, ser levado com o curso das águas. Esse verso se
encaixa na temática simbolista da “dor de existir” e do pessimismo. A morte é
condição para a transcendência, para a libertação do espírito.
08 – A musicalidade é
apontada como uma das características marcantes da poesia de Camilo Pessanha.
No poema, os recursos usados pelo poeta para construir essa musicalidade vêm
diretamente relacionados aos temas e símbolos trabalhados por ele. Identifique,
no poema, exemplos de cada um dos recursos listados a seguir:
· Rimas que confirmam o tom lamentoso do poema: fixais/mais/juncais/levais. Todas elas têm dentro de si a palavra “ais”, ou seja, fazem referência à dor.
· Uso da aliteração do fonema /s/ para representar o fluir contínuo das águas: imagenS, paSSaiS, doS, meuS, olhoS, voS, fixaiS, criStalina, maiS, eScuro, voSSo, curSo, Silente, juncaiS, anguStioso, ideS, Sem, levaiS, vóS, São, pagãoS, arideZ, etc.
· Palavras que contêm som abertos para representar o fluir da vida: Imagens, passais, fixais, água, mais, cristalina, levais.
· Palavras que contêm sons fechados para representar o temor da morte: Escuro, curso, medo, angustioso, pagãos, sucessivos, sombra, vãos.
09 – O impressionismo foi um
movimento artístico contemporâneo do Simbolismo. Na pintura impressionista, a
pincelada solta busca representar o momento, a impressão da luz sobre a
realidade apreendida pelo pintor num momento específico. Pintores como Claude
Monet representaram muitas vezes suas impressões sobre a natureza a partir de
símbolos. Os “lírios de água” citados no título são símbolos usuais da pureza,
da inocência. A partir dessas informações responda: que atmosfera sobressai da
tela de Monet?
Uma atmosfera de tranquilidade, de
encontro com a natureza, admiração por ela.
10 – A partir de sua análise
do poema e da tela de Monet você diria que ocorre complementação ou contradição
de ideias entre eles? Justifique sua resposta.
Tanto se pode afirmar que há
convergência, pois ambos veem na natureza o símbolo da passagem do tempo, quanto
é possível afirmar que há contradição, pois o poema apresentaria uma visão
pessimista sobre a passagem do tempo que a pintura não parece representar. Vale
lembrar que os lírios costumam simbolizar a pureza, a inocência, a paz.
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