Texto: Orquestra pré-escola
Celeiro de grandes músicos
Márcia Carneiro
Se depender do Centro Cultural
Pró-Música, concertos eruditos sempre farão parte das atividades de jovens músicos.
Há mais de vinte anos promovendo a formação de instrumentistas em Juiz de Fora,
a entidade deu mais um passo na ampliação da iniciativa sociocultural: no mês
passado, [...] foi fundada a Orquestra Pré-Escola, que integra mais de setenta
crianças ao projeto Ação Social através da música.
“Ao todo, são trezentos bolsistas, que
a partir dos 5 anos de idade estudam música erudita em diversos estágios.
Alunos e membros de orquestras, esses jovens têm aulas com professores do Rio
de Janeiro e recebem orientação pedagógica de grandes mestres”, orgulha-se a
diretora-presidente do Pró-Música, Maria Isabel de Sousa Santos. A iniciativa,
que surgiu na década de 70 com o objetivo de suprir a escassez de
instrumentistas de cordas, acabou se transformando numa das maiores
impulsionadoras de talentos na cidade.
Os trabalhos, respaldados por músicos
renomados, como Paulo Bosísio – um dos mais conceituados violinistas do Brasil
–, contribuíram para que Juiz de Fora se tornasse um celeiro de jovens instrumentistas.
“Difícil dizer quantos alunos nossos foram para as grandes orquestras
brasileiras e do exterior. Somente para dar continuidade aos estudos de música
em universidades, no mínimo, saem cinco estudantes por ano do Pró-Música”,
conta Maria Isabel.
O
violinista João Carlos Leite, 19 anos, pode ser apontado como um exemplo
clássico desse fenômeno. Depois de ser selecionado em um concurso
disputadíssimo no Rio de Janeiro, ele se tornou membro da Orquestra Sinfônica
Brasileira (OSB) – a mais tradicional orquestra no Brasil e que tem as provas
mais difíceis na área, tendo inclusive estrangeiros entre os candidatos.
“Entrei aos 7 anos no Pró-Música para aprender flauta. Aos 8, me interessei
pelo violino e até os 13 estudei com bolsa e instrumento cedidos pela escola”,
lembra.
Perspectiva
de vida
Para o violinista, a importância do
trabalho social do Pró-Música está principalmente em sua credibilidade, que
possibilita parcerias com empresas. “Cheguei
participar de um projeto parecido no Rio, dando aulas no Morro do Salgueiro.
Entretanto, carecia de patrocínio e espaço físico”, conta. Leite diz admirar a
iniciativa justamente por ser mais abrangente, dando às crianças sem grandes
perspectivas de vida a chance de se projetar por meio da música.
Tribuna
de Minas, 3/6/2004.
Fonte: Livro – Ler,
entender, criar – Português – 6ª Série – Ed. Ática, 2007 – p. 227-8.
Entendendo o texto:
01 – Qual a ideia principal
do primeiro parágrafo?
A ideia principal
do primeiro parágrafo é o Centro Cultural Pró-Música continuar a formar jovens
músicos e incentivá-los a participar de concertos eruditos.
02 – Você sabe que tipo de
música se toca em um concerto erudito? Se não souber, converse com os colegas,
com o professor, com outros adultos ou pesquise em livros e na internet.
Os concertos eruditos apresentam músicas
consideradas clássicas executadas por um ou mais instrumentos solistas
acompanhados de orquestra.
03 –Qual o objetivo da
instituição Pró-Música?
Formar músicos
que toquem instrumentos de cordas.
04 – Quais têm sido os
resultados do trabalho desenvolvido pelo Pró-Música?
Juiz de Fora transformou-se em um centro
formador de instrumentistas. O projeto deu às crianças a oportunidade de se
desenvolver e de se integrar na sociedade por meio da música.
05 – Em três trechos do
texto aparece discurso direto. Por que a jornalista Márcia Carneiro recorreu a
esse recurso?
Para dar mais
realismo e credibilidade ao texto.
06 – Esses discursos diretos
expressam dois pontos de vista. Identifique a quem pertencem essas opiniões e
explique por que a jornalista expôs os dois pontos de vista, e não apenas um
deles.
Um dos pontos de vista é da
diretora-presidente do Pró-Música; o outro é de um músico da Orquestra
Sinfônica Brasileira, ex-aluno do Pró-Música. Provavelmente a intenção da
jornalista foi mostrar a experiência de quem vive ou viveu em cada um dos lados
da situação: a diretora, que representa o ideal do projeto, e um músico formado
pelo projeto, que representa, portanto, a realidade, o objetivo alcançado.
07 – Por que motivo no
terceiro parágrafo há referência a um músico renomado?
Para mostrar ao
leitor que o projeto de formação de instrumentistas em Juiz de Fora é sério e
consiste.
08 – Releia o quarto
parágrafo do texto “Orquestra Pré-Escola – Celeiro de grandes músicos” e
responda:
a)
Na primeira frase desse parágrafo, que termos
asseguram a coesão como parágrafo anterior?
Os termos desse fenômeno.
b)
Na segunda frase desse parágrafo, que termo
assegura a coesão com a frase anterior?
O termo ele.
09 – Do ponto de vista de
João Carlos Leite, o que é necessário para os projetos sociais alcançarem bons
resultados? Você concorda com ele ou tem outra opinião?
Segundo João
Carlos Leite, os projetos sociais precisam ter credibilidade e seriedade, pois
isso possibilita parcerias com empresas e, portanto, patrocínio.
10 – Comente o título desse
texto jornalístico.
Resposta pessoal
do aluno.
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