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quarta-feira, 8 de julho de 2020

TEXTO: ORQUESTRA PRÉ-ESCOLA - MÁRCIA CARNEIRO - COM GABARITO

Texto: Orquestra pré-escola

         Celeiro de grandes músicos

                                                       Márcia Carneiro

        Se depender do Centro Cultural Pró-Música, concertos eruditos sempre farão parte das atividades de jovens músicos. Há mais de vinte anos promovendo a formação de instrumentistas em Juiz de Fora, a entidade deu mais um passo na ampliação da iniciativa sociocultural: no mês passado, [...] foi fundada a Orquestra Pré-Escola, que integra mais de setenta crianças ao projeto Ação Social através da música.

        “Ao todo, são trezentos bolsistas, que a partir dos 5 anos de idade estudam música erudita em diversos estágios. Alunos e membros de orquestras, esses jovens têm aulas com professores do Rio de Janeiro e recebem orientação pedagógica de grandes mestres”, orgulha-se a diretora-presidente do Pró-Música, Maria Isabel de Sousa Santos. A iniciativa, que surgiu na década de 70 com o objetivo de suprir a escassez de instrumentistas de cordas, acabou se transformando numa das maiores impulsionadoras de talentos na cidade.

      Os trabalhos, respaldados por músicos renomados, como Paulo Bosísio – um dos mais conceituados violinistas do Brasil –, contribuíram para que Juiz de Fora se tornasse um celeiro de jovens instrumentistas. “Difícil dizer quantos alunos nossos foram para as grandes orquestras brasileiras e do exterior. Somente para dar continuidade aos estudos de música em universidades, no mínimo, saem cinco estudantes por ano do Pró-Música”, conta Maria Isabel.

        O violinista João Carlos Leite, 19 anos, pode ser apontado como um exemplo clássico desse fenômeno. Depois de ser selecionado em um concurso disputadíssimo no Rio de Janeiro, ele se tornou membro da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) – a mais tradicional orquestra no Brasil e que tem as provas mais difíceis na área, tendo inclusive estrangeiros entre os candidatos. “Entrei aos 7 anos no Pró-Música para aprender flauta. Aos 8, me interessei pelo violino e até os 13 estudei com bolsa e instrumento cedidos pela escola”, lembra.

        Perspectiva de vida

        Para o violinista, a importância do trabalho social do Pró-Música está principalmente em sua credibilidade, que possibilita parcerias com empresas.  “Cheguei participar de um projeto parecido no Rio, dando aulas no Morro do Salgueiro. Entretanto, carecia de patrocínio e espaço físico”, conta. Leite diz admirar a iniciativa justamente por ser mais abrangente, dando às crianças sem grandes perspectivas de vida a chance de se projetar por meio da música.

                                          Tribuna de Minas, 3/6/2004.

Fonte: Livro – Ler, entender, criar – Português – 6ª Série – Ed. Ática, 2007 – p. 227-8.

Entendendo o texto:

01 – Qual a ideia principal do primeiro parágrafo?

      A ideia principal do primeiro parágrafo é o Centro Cultural Pró-Música continuar a formar jovens músicos e incentivá-los a participar de concertos eruditos.

02 – Você sabe que tipo de música se toca em um concerto erudito? Se não souber, converse com os colegas, com o professor, com outros adultos ou pesquise em livros e na internet.

      Os concertos eruditos apresentam músicas consideradas clássicas executadas por um ou mais instrumentos solistas acompanhados de orquestra.

03 –Qual o objetivo da instituição Pró-Música?

      Formar músicos que toquem instrumentos de cordas.

04 – Quais têm sido os resultados do trabalho desenvolvido pelo Pró-Música?

      Juiz de Fora transformou-se em um centro formador de instrumentistas. O projeto deu às crianças a oportunidade de se desenvolver e de se integrar na sociedade por meio da música.

05 – Em três trechos do texto aparece discurso direto. Por que a jornalista Márcia Carneiro recorreu a esse recurso?

      Para dar mais realismo e credibilidade ao texto.

06 – Esses discursos diretos expressam dois pontos de vista. Identifique a quem pertencem essas opiniões e explique por que a jornalista expôs os dois pontos de vista, e não apenas um deles.

      Um dos pontos de vista é da diretora-presidente do Pró-Música; o outro é de um músico da Orquestra Sinfônica Brasileira, ex-aluno do Pró-Música. Provavelmente a intenção da jornalista foi mostrar a experiência de quem vive ou viveu em cada um dos lados da situação: a diretora, que representa o ideal do projeto, e um músico formado pelo projeto, que representa, portanto, a realidade, o objetivo alcançado.

07 – Por que motivo no terceiro parágrafo há referência a um músico renomado?

      Para mostrar ao leitor que o projeto de formação de instrumentistas em Juiz de Fora é sério e consiste.

08 – Releia o quarto parágrafo do texto “Orquestra Pré-Escola – Celeiro de grandes músicos” e responda:

a)   Na primeira frase desse parágrafo, que termos asseguram a coesão como parágrafo anterior?

Os termos desse fenômeno.

b)   Na segunda frase desse parágrafo, que termo assegura a coesão com a frase anterior?

O termo ele.

09 – Do ponto de vista de João Carlos Leite, o que é necessário para os projetos sociais alcançarem bons resultados? Você concorda com ele ou tem outra opinião?

      Segundo João Carlos Leite, os projetos sociais precisam ter credibilidade e seriedade, pois isso possibilita parcerias com empresas e, portanto, patrocínio.

10 – Comente o título desse texto jornalístico.

      Resposta pessoal do aluno.

 


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