sábado, 30 de março de 2024

GRAMÁTICA: VERBOS AUXILIARES - COM GABARITO

 Gramática: Verbos auxiliares

        Observe:

        Marquinhos sobe na árvore.

        Marquinhos está subindo na árvore.

        Quando dizemos “Marquinhos sobe na árvore”, o verbo subir aparece sozinho na sua conjugação.

        Quando dizemos “Marquinhos está subindo na árvore”, o verbo subir está auxiliado (ajudado) pelo verbo estar.

        Ser, estar, ter, haver são verbos auxiliares. Exemplos: Tenho brincado; estou brincando; havia brincado.

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Entendendo a gramática:

01 – Complete as frases com os verbos auxiliares do quadro.

        Haveremos – tem – está – foram – estão – foi.

a)   Os cachorros estão latindo no quintal.

b)   Os ladrões foram jogados na prisão.

c)   Titia tem estudado muito para o concurso.

d)   Helena está costurando na varanda.

e)   Papai foi perseguido pelo assaltante.

f)     Amanhã haveremos de prender os ladrões.

02 – Complete com o verbo ter no pretérito perfeito.

 Tiveste muita alegria. (2ª pessoa do singular)

·        Tivemos fé em Deus. (1ª pessoa do plural)

·        Tivestes amor ao próximo. (2ª pessoa do plural)

·        Tiveram medo de castigo. (3ª pessoa do plural)

·        Tive muita vontade. (1ª pessoa do singular)

·        Teve muita coragem. (3ª pessoa do singular)

03 – Reescreva as frases no futuro do presente.

a)   Eu fui muito estudiosa.

Eu serei muito estudiosa.

b)   Éramos muito unidos.

Seremos muito unidos.

c)   Ele há de vencer.

Ele haverá de vencer.

d)   Nós estivemos dançando.

Nós estaremos dançando.

e)   Eu tinha costurado a blusa.

Eu terei costurado a blusa.

f)     Eles estiveram estudando.

Eles estarão estudando.

04 – Organize frases, usando os verbos abaixo.

a)   Estar mais estudar: resposta pessoal do aluno.

b)   Ter mais escrever: resposta pessoal do aluno.

c)   Haver mais encontrar: resposta pessoal do aluno.

d)   Ser mais comprar: resposta pessoal do aluno.

05 – Agora, reescreva as frases, substituindo os verbos destacados pelo futuro do pretérito.

a)   O garoto ficou com saudades.

O garoto ficaria com saudades.

b)   Ela está lutando pela vida.

Ela estaria lutando pela vida.

c)   José é trabalhador.

José seria trabalhador.

d)   Mamãe haverá de combinar tudo.

Mamãe haveria de combinar tudo.

e)   Eles eram ótimos alunos.

Eles seriam ótimos alunos.

f)     Nós seremos felizes.

Nós seríamos felizes.

06 – Complete as frases com a forma verbal há (haver) ou tem (ter).

        Lembre-se que o verbo ter é mais comumente empregado no sentido de possuir e o verbo haver, no sentido de existir.

a)   Angélica tem cinco irmãos.

b)   muita injustiça no mundo.

c)   Na fábrica muita coisa para vender.

d)   Eu tenho cinco lápis e você tem sete.

e)   O que neste armário?

f)     Quantas figurinhas você tem?

07 – Organize uma frase com o verbo ter e outra com o verbo haver.

      Resposta pessoal do aluno.

ORTOGRAFIA: PALAVRAS EM EM - ÊM - Ê - EEM - COM GABARITO

 Ortografia: Palavras com EM – ÊM – Ê – EEM

        Leia e observe:

- Ele tem um livro.                      – Eles têm um livro.

- Ele vê a lua.                             – Eles veem a lua.

- Ele lê a história.                       – Eles leem a história.

- Ele crê em Deus.                     – Eles creem em Deus.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQ7lXyOxvG_OcyJzYDtQbmszoviNcNkp87BRIOSEJKAQaT2a8bVAZxMnZT971T8X49FOmkIHLTL3fWqqPfOBqka6WYsWeMkB9EgfDsjGjNk25d-a9V_vXYvLgfYGboYQMMHNC4AkZLNeG93v3xW3mL4b3HKx1haHYKwDND1VYBuX5Ni2KDzTz2tu5K4ZA/s320/em-em-eem.jpg


Entendendo a ortografia:

01 – Complete no plural.

a)   Ele tem uma bola: Eles têm uma bola.

b)   Ele a flor: Eles veem a flor.

c)   Ele crê no que você disse: Eles creem no que você disse.

d)   Ele a canção: Eles leem a canção.

e)   Ele a lua: Eles veem a lua.

02 – Complete corretamente as frases.

a)   André vem contente e vocês vêm tristes.

b)   Vera lê o livro e os alunos leem o poema.

c)   O garoto vê a luz do sol, mas as crianças não veem.

d)   Marcos tem uma mochila e as garotas têm uma sacola.

e)   O professor crê nos alunos, mas os alunos não creem nele.

f)     Quero que você dê a bola e que eles deem o jogo.

03 – Organize frases com:

a)   Tem: resposta pessoal do aluno.

b)   Têm: resposta pessoal do aluno.

c)   Vem: resposta pessoal do aluno.

d)   Vêm: resposta pessoal do aluno.

04 – Faça a análise morfológica dos vocábulos destacados.

a)   João tem sete flores vermelhas.

João: dissílaba, oxítona, substantivo próprio, masculino.

Sete: dissílaba, paroxítona, numeral cardinal.

Vermelhas: trissílaba, paroxítona, adjetivo, feminino, plural.

b)   Nosso irmão apanhou um resfriado forte.

Nosso: dissílaba, paroxítona, pronome possessivo, masculino, singular.

Apanhou: trissílaba, oxítona, verbo apanhar, 1ª conjugação, 3ª pessoa do singular, pretérito perfeito.

Um: monossílabo átono, artigo indefinido, masculino, singular.

Forte: dissílaba, paroxítona, adjetivo, masculino, singular.

ORTOGRAFIA: PALAVRAS COM MAL OU MAU - COM GABARITO

 Ortografia: Palavras com MAL ou MAU

        Mau é um adjetivo, indica qualidade.

        Mal é um advérbio, indica modo.

        Usa-se mau quando se referir a um substantivo e puder ser substituído por bom.

        Usa-se mal quando se referir a um verbo e puder ser substituído por bem.

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Entendendo a ortografia:


01 – Complete as frases, usando corretamente mal ou mau.

a)   Rodrigo era um mau aluno.

b)   Paulo está mal de saúde.

c)   Jorge tinha um mau comportamento.

d)   Ricardo foi mal nas provas.

e)   André é um mau companheiro.

f)     Mal terminou a festa, Cláudio saiu.

02 – Organize frases com as palavras:

a)   Mal: resposta pessoal do aluno.

b)   Mau: resposta pessoal do aluno.

03 – Faça a análise morfológica dos termos da frase abaixo.

        Roberto falou apressadamente comigo.

        Roberto: trissílaba, paroxítona, substantivo próprio.

        Falou: dissílaba, oxítona, verbo falar, 1ª conjugação, 3ª pessoa do singular, pretérito perfeito.

        Apressadamente: polissílaba, paroxítona, advérbio de modo, palavra invariável.

        Comigo: trissílaba, paroxítona, pronome pessoal, caso oblíquo, 1ª pessoa do singular.

GRAMÁTICA: VERBOS - 2ª E 3ª CONJUGAÇÕES - COM GABARITO

 Gramática: Verbos – 2ª e 3ª conjugações

        Observe e leia as frases:

·        Josefa mexe o bolo.

·        Daniela recebeu um lindo presente.

·        Marcelo subiu no muro.

·        Pedrinho dorme.

        Mexer e receber são verbos da 2ª conjugação porque o infinitivo termina em er.

        Mexer e receberer: 2ª conjugação.

        Subir e dormir são verbos da 3ª conjugação porque o infinitivo termina em ir.

        Subir e dormirir: 3ª conjugação.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGdQFhV45Pxca6-SphwvUdweGRu1PBioI8spR3N5CyqtHiVfhuxYlTEBtTCxwRrBrqN8wmmMmZunG92m1ipFfKdMtYgyTAYg1XlNzhQhipYddNp-iV8eCzStPBrRLx9f2AtQWpzyS0BfzNCgFBqyZ6Bca_WqHDKj52vgOhQwlJambdEEEOr3HhUWU-_uo/s320/VERBOS%20er.jpg


Entendendo a gramática:

01 – Reescreva as frases na 3ª pessoa do plural.

a)   Eu partirei cedo.

Eles partirão cedo.

b)   Ela bebeu o suco.

Elas beberam o suco.

c)   Que eu reparta os doces.

Que eles repartam os doces.

d)   Se eu comesse o pudim.

Se eles comessem o pudim.

e)   Nós abriríamos a porta.

Eles abririam a porta.

f)     Eu dormia tarde.

Eles dormiam tarde.

02 – Escreva a pessoa e o tempo dos verbos.

·        Correrão: 3ª pessoa do plural, futuro do presente.

·        Saíste: 2ª pessoa do singular, pretérito perfeito.

·        Dormíamos: 1ª pessoa do plural, pretérito imperfeito do indicativo.

·        Saíssem: 3ª pessoa do plural, pretérito imperfeito do subjuntivo.

·        Vendêsseis: 2ª pessoa do plural, pretérito imperfeito do subjuntivo.

·        Comermos: 1ª pessoa do plural, futuro do subjuntivo.

03 – Reescreva as frases, passando os verbos para os tempos pedidos.

a)   André bebeu o suco de abacaxi. (futuro do presente)

André beberá o suco de abacaxi.

b)   Nós escrevemos a narração. (pretérito imperfeito do subjuntivo)

Se nós escrevêssemos a narração.

c)   Eu subi a escada com Vera. (pretérito mais-que-perfeito)

Eu subira a escada com Vera.

d)   Ele sentiu muita dor. (futuro do pretérito)

Ele sentiria muita dor.

04 – Relacione corretamente.

A – 1ª conjugação.

B – 2ª conjugação.

C – 3ª conjugação.

(C) Cair.                   (B) Escrever.                    (A) Andar.

(C) Exibir.                 (A) Podar.                        (C) Discutir.

(B) Ler.                     (A) Gritar.                         (A) Dançar.

 

GRAMÁTICA: VERBOS - TEMPOS E MODOS - CONJUGAÇÕES - 1ª CONJUGAÇÃO - COM GABARITO

 Gramática: Verbos – tempos e modos – conjugações: 1ª conjugação

        Leia e observe:

        - O gato comeu os peixes.

        - André carrega a cesta.

        - Os meninos levam flores para a professora.

        As palavras levam, comeu, carrega são verbos.

        Verbo é a palavra que indica ação, estado ou fenômeno da natureza.

        O verbo flexiona em número, pessoa, tempo, modo e voz.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhonTVdwC2sAJsvUhdyC8HLY7499vhlG5okI0ok8G9XxxaB-KDf739Jk3UHr76fJJaCcbRn3EE8aDE7kmPgv0Zdr1KC2nvOuL_YeKvN5wfq3ZAZrKxL1RiGmes2MyVeqMcWPtS9qgGpfkJwtWpN3dL2t5xHmQA7Eio7KyjMFVxdNvOsKscR4GR3_Xn0L2E/s320/VERBOS%20AR.jpg


        São dois os números do verbo:

·        Singular: eu, tu, ele, ela.

·        Plural: nós, vós, eles, elas.

São três as pessoas do verbo:

·        1ª pessoa: aquela que fala. Eu, nós.

·        2ª pessoa: aquela com quem se fala. Tu, vós.

·        3ª pessoa: aquela de quem se fala. Ele, ela, eles, elas.

        São três os tempos do verbo: presente, pretérito ou passado e futuro.

·        É presente quando o verbo indicar uma ação que está ocorrendo no momento em que se fala. Ex.: Aninha estuda a lição.

·        É pretérito ou passado quando o verbo indicar uma ação, um fato já ocorrido; um fato que já aconteceu. Ex.: A festa acabou.

·        É futuro quando o verbo indicar um fato que ainda vai ocorrer. Ex.: Marcos responderá à carta.

        Os tempos verbais são: Presente. Pretérito: imperfeito, perfeito e mais-que-perfeito. Futuro: do presente, do passado.

        Os modos verbais são: Indicativo indica um fato real, uma certeza. Ex.: Eu brinco no jardim. Subjuntivo – indica dúvida. Incerteza. Ex.: Se eu brincasse no jardim. Imperativo – indica ordem, desejo, apelo. Ex.: André, larga o lápis!

        As formas nominais do verbo são: Infinitivo, gerúndio, particípio.

        O infinitivo pode ser pessoal ou impessoal.

        É pessoal se apresentar um sujeito; será impessoal se não se referir a nenhum sujeito.

        São três as conjugações do verbo:

·        1ª conjugação – terminação em ar – andar, cantar.

·        2ª conjugação – terminação em er – vender, comer.

·        3ª conjugação – terminação em ir – dormir, subir.

        Todo verbo é formado de radical e vogal temática.

        Radical é a parte do verbo que serve como base do significado. Obtêm-se o radical do verbo, retirando-se as terminações ar, er, ir do infinitivo. Ex.: Infinitivo: canta. Radical: cant. Terminação: ar.

        Vogal temática é a vogal que se junta ao radical e indica a que conjugação pertence o verbo.

·        Vogal temática a – 1ª conjugação – cantar.

·        Vogal temática e – 2ª conjugação – vender.

·        Vogal temática i – 3ª conjugação – partir.

        Conjugar um verbo é expressá-lo em todas as formas que possui.

Entendendo a gramática:

01 – Sublinhe os substantivos e pinte os verbos.

a)   Daniela abriu o guarda-chuva.

b)   Chove muito e não viajarei.

c)   Mamãe partiu o bolo.

d)   Os pássaros cantam e voam.

e)   Amanheceu um dia bonito.

f)     Vovó costura e borda.

g)   Entrei na loja e comprei a blusa.

02 – Escreva os tempos verbais.

a)   Daniela tomou suco: Pretérito perfeito.

b)   Papai viajará cedo: Futuro do presente.

c)   Vera cantava no salão: Pretérito imperfeito.

d)   Eu andei de carro: Pretérito perfeito.

e)   Se eu estudasse a lição: Pretérito imperfeito do subjuntivo.

f)     Quando eu falar com José: Futuro do subjuntivo.

03 – Reescreva as frases na 1ª pessoa do plural.

a)   Eu acordei cedo.

Nós acordamos cedo.

b)   Ela chegará tarde.

Nós chegaremos tarde.

c)   Eu arrumava a casa.

Nós arrumávamos a casa.

d)   Se eu terminar cedo.

Se nós terminássemos cedo.

e)   Quando ela chorar.

Quando nós chorarmos.

f)     Tu gostarias do jogo.

Nós gostaríamos do jogo.

04 – Escreva a pessoa e o tempo dos verbos.

 Andarás: 2ª pessoa do singular, futuro do presente.

·        Comprei: 1ª pessoa do singular, pretérito perfeito.

·        Brincarias: 2ª pessoa do singular, futuro do pretérito.

·        Cantávamos: 1ª pessoa do plural, pretérito imperfeito do indicativo.

·        Dançarão: 3ª pessoa do plural, futuro do presente.

·        Brinco: 1ª pessoa do singular, presente do indicativo.

05 – Reescreva as frases, passando os verbos para os tempos indicados.

a)   Marcelo conversou com o colega. (Futuro do presente).

Marcelo conversará com o colega.

b)   Nós levamos os meninos para o sítio. (Pretérito imperfeito).

Nós levávamos os meninos para o sítio.

c)   Ele estudará as lições. (Futuro do pretérito).

Ele estudaria as lições.

d)   Eu empregaria os garotos. (Futuro do subjuntivo).

Quando eu empregar os garotos.

e)   Eles cantavam muito. (Pretérito imperfeito do subjuntivo).

Se eles cantassem muito.

06 – Complete com as formas nominais dos verbos.

Verbo:       chorar        brincar        falar        lembrar.

Infinitivo:   chorar         brincar       falar        lembrar.

Gerúndio: chorando      brincando      falando      lembrando.

Particípio: chorado      brincado      falado      lembrado.

07 – Complete, usando o verbo no tempo e modo indicados.

a)   Eu chego sempre cedo. (chegar – presente do indicativo).

b)   Nós brincaríamos se tivéssemos tempo. (brincar – futuro do pretérito do indicativo).

c)   Elas não faltarão às aulas. (faltar – futuro do presente do indicativo).

d)   Se ele acordasse cedo ganharia o prêmio. (acordar – pretérito imperfeito do subjuntivo).

e)   Nós falamos tudo a seu respeito. (falar – pretérito perfeito do indicativo).

08 – Faça a correspondência.

     A - 1ª conjugação.

     B - 2ª conjugação.

     C - 3ª conjugação.

     (A) brincar.                                   (A) sapatear.

     (B) comer.                                    (B) aparecer.

     (A) trabalhar.                                (C) conduzir.

     (C) dormir.                                    (C) dirigir.

     (B) bater.                                      (A) bailar.