Gramática: Verbos auxiliares
Observe:
Marquinhos sobe na árvore.
Marquinhos está subindo na
árvore.
Quando dizemos “Marquinhos sobe na
árvore”, o verbo subir aparece sozinho na sua conjugação.
Quando dizemos “Marquinhos está
subindo na árvore”, o verbo subir está auxiliado (ajudado) pelo
verbo estar.
Ser, estar, ter, haver
são verbos auxiliares. Exemplos: Tenho brincado; estou brincando; havia brincado.
Entendendo a gramática:
01 – Complete as frases com os
verbos auxiliares do quadro.
Haveremos – tem – está – foram – estão
– foi.
a) Os cachorros estão latindo no quintal.
b) Os ladrões foram jogados na prisão.
c) Titia tem estudado muito para o concurso.
d) Helena está costurando na varanda.
e) Papai foi perseguido pelo assaltante.
f) Amanhã haveremos de prender os ladrões.
02 – Complete com o verbo ter
no pretérito perfeito.
Tiveste muita alegria. (2ª pessoa do singular)
·
Tivemos fé em
Deus. (1ª pessoa do plural)
·
Tivestes amor
ao próximo. (2ª pessoa do plural)
·
Tiveram medo
de castigo. (3ª pessoa do plural)
·
Tive muita
vontade. (1ª pessoa do singular)
·
Teve muita
coragem. (3ª pessoa do singular)
03 – Reescreva as frases no futuro
do presente.
a) Eu fui muito estudiosa.
Eu serei muito estudiosa.
b) Éramos muito unidos.
Seremos muito unidos.
c) Ele há de vencer.
Ele haverá de vencer.
d) Nós estivemos dançando.
Nós estaremos dançando.
e) Eu tinha costurado a blusa.
Eu terei costurado a blusa.
f) Eles estiveram estudando.
Eles estarão estudando.
04 – Organize frases, usando
os verbos abaixo.
a)
Estar mais estudar: resposta pessoal do aluno.
b)
Ter mais escrever: resposta pessoal do aluno.
c)
Haver mais encontrar:
resposta pessoal do aluno.
d)
Ser mais comprar: resposta pessoal do aluno.
05 – Agora, reescreva as
frases, substituindo os verbos destacados pelo futuro do pretérito.
a) O garoto ficou com saudades.
O garoto ficaria com saudades.
b) Ela está lutando pela vida.
Ela estaria lutando pela vida.
c) José é trabalhador.
José seria trabalhador.
d) Mamãe haverá de combinar tudo.
Mamãe haveria de combinar tudo.
e) Eles eram ótimos alunos.
Eles seriam ótimos alunos.
f) Nós seremos felizes.
Nós seríamos felizes.
06 – Complete as frases com a
forma verbal há (haver) ou tem (ter).
Lembre-se que o verbo ter é mais
comumente empregado no sentido de possuir e o verbo haver, no
sentido de existir.
a) Angélica tem cinco irmãos.
b) Há muita injustiça no mundo.
c) Na fábrica há muita coisa para vender.
d) Eu tenho cinco lápis e você tem sete.
e) O que há neste armário?
f) Quantas figurinhas você tem?
07 – Organize uma frase com o
verbo ter e outra com o verbo haver.
Resposta pessoal
do aluno.
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