Texto: A escola que nós queremos
“Junto com meus colegas, luto por melhorias na minha escola”
Faço parte do grêmio da EE Oswaldo de
Oliveira Lima, em Suzano (região metropolitana de São Paulo), há dois anos.
Nosso objetivo é levar as reclamações e sugestões de todos à direção e
conseguir mudar as coisas. Os outros estudantes nos veem como representantes
deles. Cada um tem sua função. Eu respondo pelos documentos e pelas atas de
reunião. Tem quem cuide do nosso blog, das ações de sustentabilidade e da
revitalização do espaço, por exemplo. Somos 40 integrantes compartilhando uma
mesma vontade: melhorar a escola.
[...] Já revitalizamos alguns
ambientes, como um depósito de entulho em que montamos um jardim. Também
fizemos uma horta em um lugar que não servia para nada. Temos, ainda, um
projeto de reaproveitamento de carteiras e materiais didáticos usados. Além
disso, a professora Simone Corsini organizou oficinas de grafite com o apoio
dos alunos. Conseguimos autorização da direção para fazê-los utilizando os
muros da escola. [...]
É claro que fazer tudo isso dá
trabalho. Ficamos mais tempo depois da aula para colaborar com os projetos que
elaboramos, mas vale a pena, pois queremos deixar o ambiente mais acolhedor.
WINKEL, S; NICOLIELO,
B. “Junto com meus colegas, luto por melhorias na minha escola”. Nova Escola.
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8931/junto-com-meus-colegas-luto-por-melhorias-na-minha-escola#_=_.
Acesso em: 22 jan. 2020.
Fonte: Vivências –
Projeto de vida. Volume único – Ensino médio. Isabella & Sofia. 1ª ed. São
Paulo, 2020. Editora Scipione. p. 64-5.
Entendendo
o texto:
01 – Após a leitura do
texto, façam grupos de três e pensem nos seguintes pontos:
a) O que nós gostaríamos de mudar?
b) Por que essa mudança é importante?
c) Como ela ajudaria no nosso aprendizado?
d) O que é necessário para realizar essa mudança?
e) Como cada um da comunidade escolar poderia contribuir para realiza-la?
Todas são resposta dos alunos.
02 – Quais foram os
critérios para elaborar as propostas de melhoria para a escola? Vocês
consideram o que e como gostariam de aprender?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Espera-se que o aluno consiga argumentar a escolha de
critérios, justificando sua resposta com dados, análises e experiências.
03 – O que vocês, como
turma, podem fazer para buscar implementar uma ou mais dessas propostas?
Resposta pessoal do
aluno. Sugestão: Espera-se que a atividade possa instigar o jovem a pensar em
caminhos para colocar suas ideias em prática a partir da realização de
parcerias com outros alunos e em diálogo com a direção da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário