sábado, 12 de março de 2022

HISTÓRIA: A PRIMEIRA ALUNISSAGEM - RICHARD PLAT - COM GABARITO

 História: A primeira alunissagem

        “VÃO COM CALMA, GAROTOS!”, disse Michael Collins a seus amigos. Soltando um jorro de chamas, o motor do Eagle entrou em funcionamento para iniciar a descida. Dentro do módulo lunar Neil Armstrong examinou os instrumentos, e seu companheiro, Buzz Aldrin, cotejou os dados dos dois computadores de bordo. Nunca tinham viajado no Eagle, mas haviam ensaiado os procedimentos centenas de vezes num simulador. Agora as crateras abaixo do módulo eram reais.

        Buzz começou a ler em voz alta os números que apareciam nos monitores. Quando se encontravam a 1800 metros da superfície lunar, Neil o interrompeu: “Sinal de alerta!”, exclamou, apontando para uma luz amarela.

        Imediatamente os dois astronautas consultaram o monitor digital. Constataram um “erro 1202”, que não sabiam identificar, pois não ocorrera durante o treinamento. Dispunham de apenas alguns segundos para decidir se iam voltar atrás ou continuar com a alunissagem. Na Columbia, Michael Collins consultou a lista de itens. O que vinha a ser o erro 1202? Antes que pudesse encontrar o código, ele ouviu uma voz da missão de controle dizendo calmamente:

        “Tudo bem, vamos verificar esse sinal de alerta”.

        A luz amarela indicava que o computador de bordo estava tentando se atualizar. Mas o Eagle podia prosseguir com a descida: não havia perigo.

        Mais confiante, Neil Armstrong passou dos controles automáticos para os manuais. Nos estágios finais da alunissagem conduziria pessoalmente a pequena espaçonave em forma de besouro. Buzz verificou a altitude: “Cento e vinte metros… noventa… sessenta…”.

        Ele não tirava os olhos do monitor que informava sua velocidade, e lia esses números também. O trem de pouso do Eagle podia absorver pequenos choques, mas os astronautas teriam problemas sérios se tocassem muito rapidamente a superfície lunar.

        Neil segurava firme as alavancas que controlavam a velocidade e a posição do módulo. E olhava fixo pela portinhola. Agora tinha uma boa visão do solo e constatou que haviam passado da planície escolhida para a alunissagem e estavam sobre uma cratera rodeada de pedras. Descer numa superfície tão irregular arruinaria o trem de pouso. Neil manejou o acelerador cautelosamente, procurando a melhor posição. De repente a missão de controle alertou: “Trinta segundos”.

        Os astronautas tinham combustível suficiente para apenas meio minuto de voo. Neil se manteve em silêncio, enquanto Buzz continuava resmungando os números:

        “Doze metros… levantando poeira… nove metros…”.

        As nuvens de poeira lunar provocadas pela descarga do foguete dificultavam a avaliação da velocidade com que estavam descendo. De repente o Eagle ganhou impulso, ultrapassou um amontoado de pedras e parou.

        “Sinal de contato!”, Neil anunciou, empolgado, quando o trem de pouso tocou a superfície da Lua.

        “Motor desligado”, disse ele. “O Eagle alunissou!”

        Neil e Buzz desceram do módulo e caminharam pelo local conhecido como Mar da Tranquilidade. Eram os primeiros homens a pisar na Lua. Duas horas e meia depois, o Eagle acoplou-se novamente com a Columbia, e os três astronautas retornaram à Terra sem o menor transtorno.

        Antecedentes

        Em 16 de julho de 1969 o foguete Saturno 5 pôs na órbita da Terra a nave Apollo 11, com três homens a bordo: Armstrong, Aldrin e Collins. A Apollo 11 compreendia um módulo de serviço, contendo os motores de propulsão; um módulo de comando, a nave Columbia, onde os astronautas viajaram; e um módulo lunar, o Eagle, usado na alunissagem. Ao entrar na órbita lunar, três dias e 390 mil quilômetros depois, Armstrong e Aldrin atravessaram o corredor que ligava a Columbia ao Eagle e se prepararam para pousar.

        Os astronautas

        Os norte-americanos Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins, nascidos em 1930, haviam pilotado aviões de combate e tinham experiência de voo espacial quando a NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) lhe confiou a missão Apollo 11. Collins ficaria na Columbia, na órbita da lua, e os outros desceriam na superfície lunar. O Eagle pousou num lugar chamado Mar de Tranquilidade, que, apesar do nome, é uma planície seca. "Este é um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade.”, disse Armstrong, ao pisar na Lua.

        O Saturno 5

        O enorme foguete que deixou a plataforma de lançamento do cabo Canaveral, na Flórida, em 16 de julho de 1969, levando a nave Apollo 11 para a órbita da Terra, pesava 2,8 toneladas e tinha 110,6 metros de altura (o equivalente a um edifício de 44 andares).

PLAT, Richard. Grandes aventuras – 30 histórias reais de coragem e ousadia. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2001. p. 92-3.

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 6ª Série – 2ª edição - Atual Editora – 2002 – p. 158-161.

Entendendo a história:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Acoplar-se: unir-se, juntar-se.

·        Cotejar: comparar.

·        Simulador: instrumento para treinos que tenta reproduzir uma situação real.

02 – “A primeira alunissagem” contém um texto central e textos laterais, intitulados “Antecedentes”, “Os astronautas” e “O Saturno 5”.

a)   Sobre o que informa cada um desses textos laterais?

“Antecedentes” explica quais eram as naves (módulos) utilizadas na missão; “Os astronautas” apresenta uma rápida biografia dos astronautas e diz qual o papel de cada um; e “O Saturno 5” explica como foi que a nave Apollo 11 chegou à órbita da Terra.

b)   Conclua: Qual é o papel dos textos laterais?

O papel deles é complementar as informações existentes no texto central.

03 – Observe, no final do texto, o nome do livro do qual ele foi extraído.

a)   Essa história é verdadeira ou ficcional?

É verdadeira.

b)   Por que você acha que o narrador inicia o texto mostrando exatamente o momento em que os astronautas se preparam para descer ao solo lunar?

Porque é o momento mais esperado, mais emocionante.

04 – O texto faz referência a várias naves utilizadas durante a operação. O foguete Saturno 5, por exemplo, cumpriu o papel de levar a nave Apollo 11 até a órbita da Terra.

a)   O que era a Apollo 11 e quais eram suas partes?

Era a nave em sua totalidade. Era formada de três partes: um módulo de serviço, a nave Columbia e o módulo lunar Eagle.

b)   Quando chegaram à Lua, Michael Collins ficou na Columbia, e Armstrong e Aldrin no Eagle. Qual era a função de cada um dos astronautas?

Collins dava apoio técnico na nave principal; Armstrong e Aldrin deviam descer no solo usando o Eagle.

05 – Durante a descida do Eagle, acendeu-se uma luz amarela, dando sinal de alerta. Felizmente, não havia nenhum problema. A luz indicava apenas que o computador estava se atualizando. Se esse fato não teve grande importância na viagem, por que o narrador o incluiu no texto?

      Com a inclusão desse fato, o narrador tenta transmitir ao leitor um pouco da tensão vivida pelos astronautas.

06 – Releia este trecho:

        “[...] O trem de pouso do Eagle podia absorver pequenos choques, mas os astronautas teriam problemas sérios se tocassem muito rapidamente a superfície lunar.” Que espécie de problema poderiam ser esses “problemas sérios” mencionados no texto?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Entre outras possibilidades, poderia ocorrer avariação da nave, o que impediria a volta, e os astronautas poderiam se machucar.

07 – Para poder acontecer uma viagem no espaço, gastam-se anos em estudos, planejamentos e treinamentos. No entanto, sempre existe uma margem de risco no momento de sua realização, pois podem ocorrer situações inesperadas.

a)   Que surpresa os astronautas tiveram em relação ao local de pouso?

Quando notaram, já tinham passado do local escolhido para o pouso.

b)   Que riscos eles correram, considerando-se os fatores solo, velocidade e combustível?

Para evitar pousar em local cheio de pedras, teriam que voar mais, porém não havia combustível suficiente. Assim, correram o risco de sofrer um acidente por causa das pedras ou cair por falta de combustível.

08 – A área em que devia acontecer o pouso chama-se Mar da Tranquilidade.

a)   O local é compatível com o nome que ele tem? Justifique sua resposta.

Não, pois se trata de uma planície seca e cheia de pedras.

b)   Por esse dado, pode-se dizer que o ser humano é sonhador? Por quê?

Sim. Porque a Lua, olhada a distância, sempre foi vista de modo romântico e considerada bonita; a realidade, contudo, é diferente.

09 – Armstrong, ao pisar na Lua, disse “Este é um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade.” Explique o sentido dessa frase na situação em que foi pronunciada.

      O pequeno passo que Armstrong deu ao caminhar no solo lunar tinha um significado especial: representava a realização de um antigo sonho humano, a conquista de outros astros.

10 – A coragem e ousadia desses três astronautas são incomuns.

a)   Você teria tido coragem de fazer o que eles fizeram?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Você os considera heróis? Por quê?

Resposta pessoal do aluno.

11 – Antes da façanha dos três astronautas norte-americanos, o astronauta russo Iúri Gagárin já tinha ido ao espaço, em 1961. Considerando o primeiro astronauta do mundo, ele é o autor da famosa frase: “A Terra é azul”. Seu voo representou um desafio para o governo dos Estados Unidos, que, temendo o domínio russo do espaço sideral, garantiu que os norte-americanos chegariam à Lua antes de 1970.

a)   Além do desejo de desbravar o desconhecido, que outro tipo de interesse há por trás das viagens espaciais?

O interesse político.

b)   Converse com seu professor de História ou de Geografia e procure saber se durante o período das navegações, no século XVI, também havia esse interesse. Explique.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, Portugal e Espanha, principalmente, disputavam o domínio dos mares e, consequentemente, o aumento de poder, com domínio político e econômico das colônias conquistadas.

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