sexta-feira, 18 de março de 2022

ANEDOTA: LULINHA - REVISTA LÍNGUA PORTUGUESA - VARIEDADE LINGUÍSTICA - COM GABARITO

 Anedota: Lulinha

       A professora pede ao aluno:

        -- Dê um exemplo de um verbo.

        Ele pensa e responde indeciso:

        -- Bicicleta!

        -- Bicicleta não é verbo!

        Pede, em seguida, exemplo de verbo a outro estudante. Ele também pensa, pensa e arrisca.

        -- Plástico!

        Ela se irrita.

        -- Pelo amor de Deus, plástico não é verbo.

        Pergunta então a um terceiro:

        -- Diga um verbo.

        Lulinha nem pensa e, prontamente, diz o que ela entende de forma nítida como “hospedar”.

        -- Muito bem, até que enfim. “Hospedar” é um verbo. Agora diga uma frase com o verbo que você escolheu.

        -- Os pedar da bicicleta é de prástico.

Revista Língua Portuguesa, n° 4.

Fonte: Gramática Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição reformulada – São Paulo. 2008. p. 48-9.

Entendendo a anedota:

01 – Os alunos apresentam dificuldade na aula de gramática. Observe a última frase do texto.

a)   Essa frase está de acordo com a variedade padrão da língua?

Não.

b)   Caso não, como ela ficaria se quiséssemos reescrevê-la nessa variedade?

Os pedais da bicicleta são de plástico.

02 – No dialeto caipira, é comum haver a troca, em final de sílaba, da letra l pela letra r. Por exemplo: varal-varar; talco-tarco; coronel-coroner.

a)   Há, na anedota, alguma palavra que se enquadra nesse caso? Se sim, qual?

Sim, a palavra pedar (pedal).

b)   Conclua: Que variedades linguísticas estão sendo utilizadas nessa aula de gramática?

A variedade padrão, representa principalmente pela fala da professora, e uma variedade não padrão, o dialeto caipira, representada pela fala do terceiro aluno que responde à pergunta.

03 – Em variedades não padrão da língua, é comum não haver concordância em algumas situações. Observe e compare:

Variedade padrão: o pedal – os pedais.

Variedade não padrão: o pedar – os pedar.

        A exemplo os pedar foge às convenções da língua padrão, mas há uma razão lógica que poderia justificar a falta de concordância. Qual é ela? Troque ideias com os colegas.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Como a palavra os está no plural, já é suficiente para indicar a noção de plural, ou seja, que se trata de dois ou mais pedais. Isso explica expressões da língua não padrão como os home, as criança, etc.

04 – O humor da anedota encontra-se na última frase. Você acha que a frase dita pelo aluno vai satisfazer a expectativa da professora? Por quê? Justifique sua resposta.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Não, pois pedal também é substantivo.

 

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