RAP(ATIVIDADES): A ordem natural das coisas
Emicida
A merendeira desce, o ônibus sai
Dona Maria já se foi, só depois é que o Sol nasce
De madruga é que as aranha tece no breu
E amantes ofegantes vão pro mundo de Morfeu
E o Sol só vem depois
O Sol só vem depois
É o astro rei, ok, mas vem depois
O Sol só vem depois
Anunciado no latir dos cães, no cantar dos galos
Na calma das mães, que quer o rebento cem por cento
E diz: Leva o documento, son
Na São Paulo das manhã que tem lá seus Vietnã
Na vela que o vento apaga, afaga quando passa
A brasa dorme fria e só quem dança é a fumaça
Orvalho é o pranto dessas planta no sereno
A Lua já tá no Japão, como esse mundo é pequeno
Farelos de um sonho bobinho que a luz contorna
Dar um tapa no quartinho, esse ano sai a reforma
O som das criança indo pra escola convence
O feijão germina no algodão, a vida sempre vence
As nuvens curiosas, como são
Se vestem de cabelo crespo, ancião
Caminham lento, lá pra cima, o firmamento
Pois no fundo ela se finge de neblina
Pra ver o amor dos dois mundos
[Emicida & MC Tha]
A merendeira desce, o ônibus sai
Dona Maria já se foi, só depois é que o Sol nasce
De madruga é que as aranha tece no breu
E amantes ofegantes vão pro mundo de Morfeu
E o Sol só vem depois
O Sol só vem depois
É o astro rei, ok, mas vem depois
O Sol só vem depois
A merendeira desce, o ônibus sai
Dona Maria já se foi, só depois é que o Sol nasce
De madruga é que as aranha desce no breu
E amantes ofegantes vão pro mundo de Morfeu
E o Sol só vem depois
O Sol só vem depois
É o astro rei, ok, mas vem depois
O Sol só vem depois
A ORDEM natural das
coisas. Compositores: Damien Seth / Emicida. Intérpretes: Emicida e MC Tha. In:
AmarElo. Intérprete: Emicida. São Paulo: Laboratório Fantasma, 2019. 1 álbum,
faixa 2.
Fonte: Da escola para o mundo –
Projetos Integradores – volume único – Ensino médio – 1ª Edição, São Paulo,
2020, editora Ática. p. 64-6.
Entendendo o Rap:
01 – Que cenas do cotidiano
das periferias são destacadas nesse rap?
O rap destaca
cenas corriqueiras desse cotidiano: o trajeto de ônibus antes do nascer do sol
(“só depois é que o sol nasce”; “no breu”); a preocupação da mãe com o filho de
saída “Na calma das mães, que quer o rebento compor cento / E diz: Leva o
documento, son”); as pequenas reformas que se faz nas casas (“Dar um tapa no
quartinho, esse ano sai a reforma”).
02 – Na sua opinião, que
visão a letra traz dessas cenas?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A
letra expressa uma visão que destaca a simplicidade dos detalhes da rotina, com
um ar de aparente calmaria.
03 – Se você fosse escrever
um rap que apresentasse cenas do cotidiano da comunidade em que vive, quais
cenas você destacaria? Forme um grupo com mais quatro colegas, discutam as
possibilidades que melhor expressem esses contextos e anotem as ideias no
caderno de registros.
Resposta pessoal do aluno.
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