Poema: Esse Nó(s)
A turma me chama nós.
Longe da turma
Me sinto só
Mas sou eu.
Com a turma sou nós
Mas quero ser eu.
De nós em nós
Eu sou mais eu.
TAVARES,
Ulisses. Viva a Poesia viva. São Paulo: saraiva, 1998. p. 10.
Fonte: Gramática
Reflexiva – 6° ano – Atual Editora – William & Thereza – 2ª edição
reformulada – São Paulo. 2008. p. 163-4.
Entendendo o poema:
01 – O poema estabelece uma
oposição entre o eu lírico (o locutor) e sua turma.
a) Que pronome identifica o eu lírico?
O pronome eu.
b) Que perfil você acha que tem o eu lírico: ele é criança, adolescente ou adulto?
Provavelmente é um adolescente.
c) Quem você acha que são as pessoas que formam a turma?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Provavelmente é uma turma de amigos
da escola ou do bairro.
02 – A turma chama o eu
lírico de nós.
a) Classifique esse pronome e indique a pessoa e o número (singular ou plural) em que ele está.
Pronome pessoal do caso reto, 1ª pessoa do plural.
b) Pela forma como a turma trata o eu lírico, é possível supor que ele é bem aceito ou não? Por quê?
Sim, pois ele é incluído no grupo.
03 – Leia e compare estes
versos:
“Longe
da turma / Me sinto só / Mas sou eu”.
“Com a turma sou nós / Mas quero ser
eu”.
Dos itens que seguem, marque aquele que melhor expressa o pensamento ou o sentimento do eu lírico.
Medo
– Tristeza – Contradição –
Rejeição.
04 – Nos versos “Com a turma sou nós / Mas quero ser eu”,
o eu lírico parece ter receio de perder sua identidade. Você mudaria suas
características ou sua identidade para fazer parte de um grupo?
Resposta pessoal
do aluno.
05 – O poema faz um jogo com
a palavra nó(s).
a) Quais são os sentidos da palavra nó(s) no título?
O título pode ser lido como nó (esse problema) e esse nós (essa
palavra nós).
b) Qual é a classe gramatical da palavra, de acordo com cada um desses sentidos?
No primeiro sentido, é substantivo; no segundo, é um pronome
substantivado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário