quinta-feira, 10 de março de 2022

TEXTO: CARTAS DOS LEITORES - VIVIANE SENNA - COM GABARITO

 Texto: Cartas dos leitores

        Alguns jornais e revistas mantém uma seção destinadas as cartas dos leitores. Mas somente uma parte delas costuma ser publicada – a que contém as informações mais importantes –, uma vez que o espaço da seção é pequeno e as cartas recebidas são em grande quantidade. Os textos a seguir são cartas de leitores. Leia-as.

I – MISÉRIA

        É com sentimento dividido entre indignação e esperança que escrevo estas carta. A indignação por enxergarmos assim, tão claramente, as condições em que vive grande parte da nossa população. Mas fico otimista ao testemunhar um trabalho jornalístico de compromisso tão eficiente e concreto que não pode deixar de gerar mudanças (“O paradoxo da miséria”, 23 de janeiro).

Viviane Senna. Presidente do Instituto Ayrton Senna. São Paulo, SP (Veja, 30/1/2002.)

II – PESQUISADORES

        Hello, pessoal! Estou escrevendo pela primeira vez, mas já assino há algum tempo a CHC. Vocês arrasaram nas matérias do mês de agosto da CHC 116. Gostaria que vocês publicassem meu endereço, pois tenho um clube que pesquisa sobre o Projeto Genoma e a clonagem de seres humanos. Já temos alguns sócios e gostaríamos de muitos mais. Portanto, quem estiver interessado pode me escrever. Poderemos ser mais uma equipe de pesquisadores da ciência humana, OK?

Daniel Carlos Pereira. Umuarama, PR. Ciência Hoje das Crianças, jan./fev. 2002.

III – PIERCING

        E aí galera da Zá, beleza? Por que vocês não fazem uma reportagem sobre piercing?  Meus melhores amigos usam, meu irmão mais velho tem um na língua e eu estou louca para fazer um no queixo. O difícil é convencer minha mãe.

Helena de Oliveira, 13 anos, Praia Grande, SP. (Zá, n° 50).

IV – EDUCAÇÃO

        “Em artigo publicado em 228/22 (Mais educação, menos pobreza, Tendências/Debates, pág. A3), o ministério da Educação, Paulo Renato Souza, salienta as vantagens do projeto Bolsa-Escola, dando solução para os problemas da miséria, da educação e da segurança.

        Eu pergunto: com R$ 15 por mês – R$ 0,50 por dia, o que não dá para comprar nem duas canetas – as crianças que estão trabalhando vão poder deixar de trabalhar e só estudar?”

Renato Serrano. São José dos Campos, SP. (Folha de S. Paulo, 9/3/2002).

Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – 2ª edição - Atual Editora -1998 – p. 185-6.

Entendendo o texto:

01 – O leitor de revistas e jornais escreve para o editor de sua publicação preferida por diferentes razões: para elogiar, criticar ou comentar um artigo publicado, externar seu ponto de vista, fazer pedidos, etc.

a)   Qual das cartas de leitor elogia a publicação (revista ou jornal) ou alguma matéria publicada nela?

A de Viviane Senna.

b)   Qual delas apresenta uma opinião, uma crítica? Qual é o alvo da crítica?

A carta de Renato Serrano, Ele critica o ponto de vista do então ministro da Educação, Paulo Renato, segundo o qual o projeto Bolsa-Escola criaria condições para que as crianças trabalhadoras pudessem deixar o trabalho e ir para a escola.

c)   Na sua opinião, o que leva leitores como esses, identificados nas questões anteriores, a escreverem cartas para a revista ou jornal?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A vontade de interferir nos problemas sociais. Viviane Senna, por exemplo, acha importante que a sociedade continue sendo informada sobre temas como a miséria; Renato Serrano escreve para mostrar que, na opinião dele, as ideias do ministro não correspondem à realidade.

02 – Entre as cartas, duas apresentam pedidos.

a)   Quais são elas?

As cartas de Daniel Carlos Pereira e de Helena de Oliveira.

b)   Na sua opinião, que finalidade tinham os autores dessa cartas ao escrever para a revista ou o jornal?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Ambos tem interesses pessoais. Helena queria convencer a mãe, e Daniel quer material sobre clonagem.

03 – Observe a variedade linguística empregada pelos autores dessas cartas e leia no boxe abaixo com algumas informações a respeito das revistas e jornais em que as cartas foram publicadas. Que conclusões você tira a respeito da linguagem utilizada nas cartas do leitor?

        Veja: revista semanal de circulação nacional, lida predominantemente por adultos da classe média, aborda os acontecimentos da semana.

        Zá: revista mensal, lida por crianças e pré-adolescentes; aborda temas variados relacionados aos interesses de seu público.

        Ciência Hoje das Crianças: revista bimestral, lida por crianças, pré-adolescentes e adolescentes; aborda temas de interesse científico e escolar.

        Folha de S. Paulo: um dos principais jornais diários de São Paulo e do país; lido predominantemente por setores da classe média.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Quando os autores das cartas são adultos e o órgão para a qual escrevem (jornal ou revista) tem um público adulto, a carta é escrita de acordo com a variedade padrão da língua; quando os autores são crianças ou adolescentes e a revista é dirigida a esse tipo de público, a linguagem apresenta informalidade e gírias, como “galera”.

04 – Troque ideias com os colegas e conclua: Quais são as características da carta de leitor?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: É dirigida ao editor de um jornal ou revista com a finalidade de externar uma apreciação (positiva ou negativa) a respeito do perfil da publicação ou de alguma matéria publicada, opinar sobre as ideias de algum texto ou fazer algum tipo de solicitação. Apresenta estrutura semelhante à da carta pessoal, e a linguagem varia de acordo com a situação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário