OS DEZ MANDAMENTOS DA INTERPRETAÇÃO
TEXTUAL
Caro estudante,
a leitura de um texto não é um mero ato de decifrar símbolos. O ato de ler
envolve não apenas a decodificação da mensagem, mas também a interação com o
texto, produzindo sentidos durante a leitura. É nesse processo que se
estabelece a interpretação textual, habilidade muito exigida pelo Enem e a chave para um bom resultado
nesse exame. Muitas vezes, os elementos necessários para a resposta certa de
uma questão encontram-se no próprio enunciado e, por nervosismo ou açodamento,
o candidato não os percebe e erra. Faltam-lhe hábito de leitura e discernimento
para enfrentar as questões com desembaraço e eficiência.
Para
interpretar bem um texto, o candidato precisa tirar o maior rendimento possível
da leitura. O Enem é elaborado nessa
perspectiva, pois a competência leitora é o que mais se exige do candidato.
Sabe-se que não
existe fórmula mágica para garantir uma boa interpretação de texto. Ler
qualitativamente e manter-se atualizado acerca dos fatos nacionais e
internacionais é um excelente exercício. O Enem também demanda a capacidade de
ler gráficos, imagens, mapas e tabelas e de extrair desses elementos os dados
para responder à certas questões. Mas a leitura do texto literário representa
um desafio maior, naturalmente por ter uma linguagem própria, que exige
sensibilidade e angústia especiais do candidato. Por isso é fundamental
acostumar-se a ler textos literários em prosa e em versos a fim de aguçar a
percepção e a sensibilidade. Apresentamos a seguir os dez mandamentos da
interpretação textual elaborados pelo estudioso da nossa língua e gramático
Evanildo Bechara.
Os dez mandamentos para
análise de textos.
1 – Ler duas vezes o texto. A primeira para tomar contato com
o assunto; a segunda para observar como o texto está articulado, desenvolvido.
2 – Observar que um parágrafo em relação ao outro pode
indicar uma continuação ou uma conclusão ou, ainda, uma falsa oposição.
3 – Sublinhar, em cada parágrafo, a ideia mais importante (tópico
frasal).
4 – Ler com muito cuidado os enunciados das questões para
entender direito a intenção do que foi pedido.
5 – Sublinhar palavras como: erro, incorreto, correto, etc.
Para não se confundir no momento de responder a questão.
6 – Escrever, ao lado de cada parágrafo ou de cada estrofe, a
ideia mais importante contida neles.
7 – Não levar em consideração o que o autor quis dizer, e sim
o que ele disse, escreveu.
8 – Se o enunciado mencionar tema ou ideia principal, deve-se
examinar com atenção a introdução e ou a conclusão.
9 – Se o enunciado mencionar argumentação, deve preocupar-se
com o desenvolvimento.
10 – Tomar cuidado com os vocábulos relatores (os que remetem
a outros vocábulos do texto: pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes
demonstrativos, etc.).
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