POR QUE
CRIANÇA NÃO PODE TRABALHAR?
Criança não pode trabalhar por um motivo simples: porque ela está muito
ocupada sendo criança. Ser criança é ter a liberdade de fazer uma porção de
coisas: ir à escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com outras
crianças. Ser criança é ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas
e, aos pouquinhos, aprender a ler o mundo.
Quando uma criança trabalha, não
sobra tempo para brincar e estudar. As crianças que trabalham, em vez de papel
e lápis, usam enxadas e pás. Em vez de conviver com outras crianças na sala de
aula, elas passam o dia cercadas de adultos, suando a camisa em lavouras, em
carvoarias, em lares de estranhos, em lixões e nas ruas.
Muitas vezes, essas
crianças se machucam trabalhando. Algumas carregam objetos ou sacos pesados,
que lhes dão dores nos braços e nas costas. Outras se queimam, se cortam, ficam
doentes. Para elas, a liberdade de brincar e estudar é somente um sonho,
enquanto descansam para mais um dia de trabalho...
Para garantir que esses
direitos sejam respeitados, foram criados os direitos da criança. No Brasil,
esses direitos estão na lei: eles compõem o Estatuto da Criança e do Adolescente
(ECA). Segundo o ECA, toda criança tem direito à vida e à saúde, à liberdade e
à dignidade, à convivência com a família, à educação, ao lazer e a muitas
outras coisas.
O ECA diz com todas as letras: abaixo dos 16 anos, é proibido
trabalhar. Mas estar escrito na lei não é suficiente. É preciso que os
governos, as famílias e as empresas estejam atentos e prontos a ajudar as
crianças que trabalham, tirando-as dessas atividades, garantindo que elas
possam estudar e ajudando suas famílias a acolhê-las com dignidade e carinho.
Hélio Mattar. In:
Folha de São Paulo, 2/3/2002.
01) É incorreto afirmar sobre o Texto que:
A – (X) somente, em alguns casos, o ECA autoriza o trabalho antes dos 16
anos.
B – ( ) o trabalho, na infância, gera
consequências físicas negativas às crianças.
C – ( ) tanto as famílias quanto os
governos devem impedir o trabalho infantil.
D – ( ) o trabalho expõe a criança à
manipulação de instrumentos perigosos para a sua idade.
E – ( ) o direito de brincar
caracteriza-se como um sonho, uma utopia, para a criança que trabalha.
02) “Segundo o ECA, toda criança tem direito à vida...”
A conjugação em destaque
transmite ideia de:
A – ( ) proporção.
B – ( ) adversidade.
C – (X) conformidade.
D – ( ) alternância.
E – ( ) comparação.
03) “Quando uma
criança trabalha, não sobra tempo para brincar e estudar.”
Pode-se
estabelecer, entre as orações acima, uma respectiva relação de:
A – ( ) fato/causa.
B – ( ) fato/finalidade.
C – ( ) problema/solução.
D – (X) fato/consequência.
E – ( ) fato/opinião.
04 – Qual a ideia principal
do texto?
( ) falar
da infância e suas brincadeiras;
( )
comentar a responsabilidade de ser criança;
(X) discutir sobre
os direitos da criança, argumentando contra o trabalho infantil;
( )
argumentar a favor do trabalho infantil.
05 – No trecho abaixo,
substitua os adjetivos grifados por outros, mantendo o sentido do texto.
“Em vez de conviver com outras crianças
na sala de aula, elas passam o dia cercadas de
adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em lares de estranhos, em lixões e nas
ruas.”
“Em vez de conviver com outras crianças
na sala de aula, elas passam o dia em
volta de adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em lares
de desconhecidos, em lixões e
nas ruas.”
06 – Tendo em vista o texto
lido, explique a expressão “Ser criança é ser livre”.
Livre para inventar brincadeiras, ir à escola, ler, praticar
esportes, conviver com outras crianças e aos poucos aprender a ler o mundo.
07 – Levando em consideração
que substantivo é a palavra que nomeia os seres, cite quatro substantivos
presentes no texto.
Criança – escola
– papel – lápis.
08 – No trecho, “Criança não
pode trabalhar por um motivo simples: porque ela está muito ocupada sendo criança”, a expressão destacada
significa que:
( ) a
criança não tem tempo para brincar;
( ) ser
criança requer muito esforço;
( ) as
crianças só tem tempo para o trabalho;
(X) ser criança é
preencher o tempo com atividades próprias de criança: lazer, estudo,
divertimento.
09 – Observe: “Quando uma criança trabalha, não
sobra tempo para brincar e estudar. As
crianças que trabalham, em vez de papel e lápis, usam enxadas e
pás”. Nas expressões em destaque a palavra criança está acompanhada de artigos
“uma” e “as”, qual a diferença de sentido empregada por esses artigos.
Uma = Artigo indefinido – refere-se a
toda criança.
As = Artigo definido – refere-se
especificamente as crianças que trabalham.
10 – Veja este enunciado “O
ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) diz com todas as letras”. O que
significa “dizer com todas as letras”?
Significa dar o
sentido exato, preciso, literal.
11 – Qual é a opinião do
autor a respeito do trabalho infantil?
Ele não concorda
com o trabalho infantil.
12 – Que argumentos o autor
usa para convencer os leitores de seu ponto de vista?
Criança precisa
ser criança. Precisa ir à escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com
outras crianças, inventar brincadeiras, fazer descobertas e aprender a ler o
mundo. Trabalho infantil é proibido por lei, pois prejudica os estudos e a
saúde das crianças.
13 – Você concorda com o
autor? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal do aluno.
14 – Para reforçar seus
argumentos, o autor do artigo cita o Estatuto da Criança e do Adolescente, o
ECA.
a)
De acordo com essa lei, a partir de que idade
o jovem brasileiro pode trabalhar? Justifique sua resposta.
A partir dos 16 anos. "O ECA diz com todas as letras: abaixo
dos 16 anos, é proibido trabalhar. "
b)
Pelo que você observa na realidade, o ECA é
cumprido? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal do aluno.
O texto motiva as pessoas a cuidar melhor das crianças
ResponderExcluirSim
ResponderExcluirQual a idéia principal do texto
ResponderExcluirDiscultir sobre os direitos da criança argumentando contra o trabalho infantil
ExcluirE verdade(◕ᴗ◕✿)
ExcluirDois fato do textl
ResponderExcluirEssa ideia principal é defendida com argumentos que tentam convencer o leitor. Cite um.
ResponderExcluirPor que criança que trabalham não consegui estudar
ExcluirQUE ARGUMENTO O AUTOR USA PARA CONVENCER OS LEITORES DO SEU PONTO DE VISTA
ResponderExcluirAMEI AGORA VO GANHAR 100000000 NA MINHA ATIVIDADE COLÉGIAL EU ACHO MUITO OBG :))
ResponderExcluir3. No trecho abaixo, substitua a expressão grifada por outra, mantendo o sentido do texto.
ResponderExcluir“Em vez de conviver com outras crianças na sala de aula, elas passam o dia cercadas de adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em lares de estranhos, em lixões e
nas ruas.”
4. Qual o significado da expressão grifada em
“Ser criança é ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas e, aos pouquinhos, aprender a ler o mundo.”?
me ajudo muito
ResponderExcluirPois ser criança e viver e ser feliz
ResponderExcluirSer uma criança e não trabalhar( ╹▽╹ )(◕ᴗ◕✿)。◕‿◕。
Obrigada por a respostar
ResponderExcluirÓtimo o texto para trabalhar com adolescentes sobre o trabalho infantil, depois da leitura de textos de apoio, de discussão em atividades síncronas.
ResponderExcluir