POEMA:No Meio do Caminho
Carlos Drummond de Andrade
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do
caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma
pedra
Nunca me esquecerei desse
acontecimento
Na vida de minhas retinas
tão fatigadas
Nunca me esquecerei que no
meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do
caminho
No meio do caminho tinha uma
pedra.
QUESTÕES OBJETIVAS:
1. Essa pedra no meio do
caminho só não pode ser:
A – desânimo
D – fraqueza
B –
entusiasmo
C –
tristeza
E – problemas
2. O “caminho”, nesse poema de
Drummond, é uma metáfora
A – da encruzilhada
D – da vida
B – da estrada
C – do campo
E – do tempo
3. Sabe-se que, pela gramática normativa,
deveria ser usado o verbo “havia” no lugar de “tinha”. Drummond escolheu o
verbo “ter”
A – porque seu vocabulário é
restrito.
B – pois achou mais fácil assim.
C – já que a palavra “havia” estaria mal
empregada.
D – intencionalmente.
E – N.D.A.
4. A repetição de palavras, nesse
poema,
A – demonstra falta de conhecimento
linguístico
B – mostra despreparo
C – cria a força
poética da
poesia.
D – deixa o poema menos interessante.
E – N. D. A.
5. As palavras “pedra” e “caminho”,
nesse poema, foram usadas no sentido
A – Próprio
(denotativo)
D – Próprio (conotativo)
B – Figurado (denotativo)
C – Figurado (conotativo)
E - n.d.a
6. “Tinha uma pedra no meio
do caminho” A palavra grifada nesse verso se classifica como:
A – Pronome
Indefinido
D – Adjetivo
B – Artigo
Indefinido
C – Artigo
Definido
E – Substantivo
7. “Nunca me esquecerei desse
acontecimento” A palavra grifada nesse verso classifica-se como um advérbio de
A – negação
D
– modo
B –
dúvida
C – tempo
E
– intensidade
8. “Na vida de minhas retinas tão fatigadas.”
Nesse verso, a palavra grifada se classifica como um advérbio de
A – negação
D
– modo
B –
dúvida
C –
tempo
E – intensidade
9. As palavras “pedra” e “caminho”,
nesse texto de Drummond, são exemplos da seguinte figura literária:
A – Metáfora
D
– sinestesia
B – Metonímia
C – Pleonasmo
E
– Hipérbole
10. Todas as afirmativas abaixo estão
de acordo com esse poema de Drummond, EXCETO:
A – O poema se constitui de versos livres.
B – O poema é moderno.
C – Esse poema é um soneto.
D – Ignorou-se o uso de rima nesse poema.
E – Ignorou-se o rigor da metrificação nesse
poema.
QUESTÕES DISSERTATIVAS
11 – Qual é o cenário que se propõe ao
leitor do poema?
Um
caminho a ser trilhado, interrompido ou impedido por uma pedra.
12 – Para que a pedra seja tão
significante e levada em consideração no poema, como você a imagina?
Grande, enorme, um impedimento real ao
prosseguimento.
13 – Você conhece situações reais, ou
já ouviu falar de algo, em que uma pedra tenha causado tamanho impedimento?
Resposta pessoal.
14 – Que situações simbólicas essa
pedra e esse caminho podem estar representado?
As
dificuldades ou impossibilidades que se apresentam na vida das pessoas:
decisões a serem tomadas para que se vá adiante, problemas que devem ser
solucionados no trabalho, no casamento, na educação dos filhos, na carreira
profissional, etc.
15 – Que versos dão a entender que:
a) No momento em que
narra a experiência, o eu lírico mostra-se bastante experiente, vivido, talvez
idoso.
“Na vida de minha retinas tão fatigadas”.
b) Passou-se muito tempo
desde aquela experiência, porém ela continua vívida e permanecerá.
“Nunca me esquecerei que no meio do caminho”.
Excelente atividade! Abrange interpretação e trabalha aspectos gramaticais e recursos da conotação
ResponderExcluirÓtima atividade de interpretação! Bastante ampla, abrangendo vários aspectos literários e gramaticais.
ResponderExcluirMuito criativa .
ResponderExcluirótima atividade!
ResponderExcluirVcs não são professoras né
ResponderExcluirsim.Admiradora do seu blog
ResponderExcluirObrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco. Material muito bom!
ResponderExcluirConcordo um ótimo material. Foi de grande ajuda
ResponderExcluirMaterial, excelente! Muito obrigada!
ResponderExcluirMUITO OBRIGADOO
ResponderExcluirOi tem alguma errada?
ResponderExcluir