ROMANTISMO - EXERCÍCIOS E TESTES DE
ENEM
1 – (ENCE-UERJ-CEFET-UFRJ) Marabá, em língua tupi-guarani,
significa “mestiço”, e esse é o título do poema abaixo, de Gonçalves Dias.
MARABÁ
Eu vivo sozinha; ninguém me procura!
Acaso feitura
Não sou
de Tupã?
Se algum dentre os homens de mim não se esconde:
--- “Tu
és”, me responde,
“Tu és
Marabá!”
Meus olhos são garços, são cor das safiras,
Têm luz das estrelas, têm meigo brilhar;
Imitam as nuvens de um céu anilado,
As cores imitam das vagas do mar!
Se algum dos guerreiros não foge a meus passos:
---
“Teus olhos são garços”,
Responde anojado, “mas és Marabá:
Quero antes uns olhos bem pretos, luzentes,
Uns olhos fulgentes,
Bem pretos, retintos, não cor d’anajá!”
É alvo meu rosto da alvura dos lírios,
Da cor das areias batidas do mar:
As aves mais brancas, as conchas mais puras
Não têm mais alvura, não têm mais brilhar.
Se ainda me escuta meus agros delírios:
---“És
alva de lírios”,
Sorrindo responde, “mas és Marabá:
Quero antes um rosto de jambo corado,
Um rosto
crestado
Do sol do deserto, não flor de cajá”.
Meu colo de leve se encurva engraçado,
Como háste a pendente do cactos em flor;
Mimosa, indolente, resvala no prado,
Como um soluçado suspiro de amor!
“Eu amo a estatura flexível, ligeira,
Qual
duma palmeira”.
Então me respondem, “tu és Marabá:
Quero antes o colo da ema orgulhosa,
Que pisa
vaidosa,
Que as flóreas campinas governa, onde está.”
Meus loiros cabelos em ondas se anelam,
O oiro mais puro não tem seu fulgor;
As brisas nos bosques de os ver se enamoram,
De os ver tão formosos como um beija-flor!
Mas eles respondem: “Teus longos cabelos,
“São
loiros, são belos,
Mas são anelados; tu és Marabá:
Quero antes cabelos, bem lisos, corridos,
Cabelos
compridos,
Não cor d’oiro fino, nem cor d’anajá.”
E as doces palavras que eu tinha cá dentro
A quem
nas direi?
O ramo d’acácia na fonte de um homem
Jamais
cingirei:
Jamais um guerreiro da minha arasóia
Me
desprenderá:
Eu vivo sozinha, chorando mesquinha,
Que sou
Marabá!
Como se sabe o Romantismo apresentou uma visão bastante
idealizada do índio, a fim de equipará-la ao colonizador europeu. É essa a
visão presente no poema? Justifique.
SIM. No poema, a índia Marabá é apresentada segundo o padrão
de beleza europeu: “olhos garços, cor das safiras”, “rosto da alvura dos
lírios”, “loiros cabelos em ondas”. Essa transferência do “padrão europeu de
beleza” para o índio é uma idealização da figura nativa.
2 – (UFGO) Com relação ao Romantismo, pode-se afirmar o
seguinte:
a)
Tem suas origens na Europa (Alemanha, Inglaterra, França), de onde
se difundiu para o resto do Ocidente;
b) Busca no passado mítico uma das
fontes de inspiração que, no caso brasileiro, corresponde ao medievalismo
lusitano;
c)
Apresenta uma visão do eu e do mundo dominada pelo sofrimento;
d)
Desenvolve-se, na literatura brasileira, em três fases, ou gerações
românticas, sucessivas: a indianista, a do “mal-do-século” e a “condoreira”;
e)
Apresenta uma preferência por temas centrados no “eu”, na pátria e
na natureza;
f)
Tem
entre os seus expoentes: Gonçalves Dias, José Basílio da Gama, Casimiro de
Abreu, Álvares de Azevedo, José de Alencar e Castro Alves.
3 – (ITA-SP) Observe as afirmações abaixo:
I – O “eu” romântico, objetivamente incapaz de resolver os
conflitos com a sociedade, lança-se à evasão. No tempo, recriando a Idade Média
Gótica e embruxada. No espaço, fugindo para emas paragens ou para o Oriente
exótico.
II – A natureza romântica é expressiva. Ao contrário da
natureza árcade, decorativa. Ela significa e revela. Prefere-se a noite ao dia,
pois sob a luz do sol o real impõe-se ao indivíduo, mas é na treva que latejam
as forças inconstantes da alma: o sonho, a imaginação.
III – O Romantismo, a epopeia, expressão heroica já em crise
no século XVIII, é substituída pelo poema político e pelo romance histórico,
livre das peias de organização interna que marcavam a narrativa em verso.
Renascem, por outro lado, formas medievais de estrofação e dá-se o máximo
relevo aos metros livres, de cadência popular, às redondilhas maiores e
menores, que passam a competir com o nobre decassílabo:
Estão corretas:
a)
Todas.
b) I, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I e III, apenas.
4 – (FUVEST-SP) Na novela Amor de perdição, de Camilo Castelo
Branco;
a) Simão ficou indeciso entre o amor de
Mariana e o de Teresa.
b) Simão rejeitou a oportunidade que lhe
foi oferecida para livrar-se do desterro.
c)
A apresentação do pai e de suas origens justifica o orgulho que a
família de Simão ostenta.
d) O autor revela grande respeito pelas
instituições religiosas de seu tempo.
e) Ritinha, irmã mais nova de Simão,
abandonou a família para apoiá-lo em suas dificuldades.
5 – (MARK-SP) José de Alencar tenta mostrar um painel das
relações do índio brasileiro com o homem europeu.
Mostra, inclusive, o índio antes da chegada dos portugueses,
o princípio de sua miscigenação e, posteriormente, o mesmo já totalmente
cristianizado, num estado de quase servidão em relação ao homem branco.
Assinale a alternativa em que aparecem, respectivamente,
nomes de romances que exemplifiquem tais temáticas.
a) Iracema – Ubirajara – O sertanejo.
b) As minas de prata – Til – O
sertanejo.
c) Lucíola – A pata da gazela –
Ubirajara.
d) Ubirajara – Senhora – Til.
e)
Ubirajara – Iracema – O Guarani.
6 – (MACK-SP) Apesar de encaixado na segunda geração da
poesia romântica brasileira, esse poeta já mostra traços do condoreirismo, o
que o aproxima da terceira geração.
Assinale a alternativa em que se encontra o nome de tal
poeta.
a)
Fagundes Varela.
b) Álvares de Azevedo.
c) Casimiro de Abreu.
d) Basílio da Gama.
e) Castro Alves.
7 – (PUC-SP):
Senhor Deus dos
desgraçados!
Dizei-me vós,
Senhor Deus!
Se é loucura...
se é verdade
Tanto horror
perante os céus...
Ó mar! por que
não apagas
Coa esponja de
tuas vagas
De teu manto
este borrão? ...
Astros! noites!
tempestades!
Rolai das
imensidades!
Varrei os mares,
tufão!
Castro Alves.
No Romantismo brasileiro, podemos reconhecer três gerações
poéticas, com traços peculiares a cada uma, mas distintos entre si. Assim
sendo,
a) O que torna a obra de Castro Alves
diferente da de poetas como Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu e Álvares de
Azevedo, neste contexto romântico?
Castro Alves volta-se para
o tema da escravidão, enquanto Gonçalves Dias exalta a pátria e seus elementos
da natureza representados pelo índio. Já Casimiro de Abreu é poeta saudosista e
Álvares de Azevedo representa a geração do mal-do-século.
b) Mostre, no trecho acima, os recursos
estilísticos empregados pelo poeta.
O poeta emprega o verso
livre, o uso da primeira pessoa, pontuação exagerada, etc.
8 – (FUC-MT) Considerando as seguintes afirmações:
I – Reconstitui a paisagem urbana do Rio de Janeiro do começo
do século XIX.
II – Suas personagens revelam tradição, cultura e sentimentos
elevados.
III – Dá relevância à análise dos conflitos psicológicos das
personagens.
IV – Substitui a gravidade da narrativa por situações
humorísticas.
V – Critica a visão burguesa do casamento como meio de
ascensão social.
Referências a Manuel Antônio de Almeida aparecem apenas em:
a) I e II.
b) II e III.
c)
I e IV.
d) II e V.
e) III e IV.
9 – (ESPM-SP) Qual o nosso principal romancista do
Indianismo?
José de
Alencar.
10 – (PUC-RS):
“Outras
criticam de uma gorda vovó, que ensaca nos bolsos meia bandeja de doces que
vieram para o chá, e que ela leva aos pequenos que, diz, lhe ficaram em casa.
Ali vê-se um ataviado dândi que dirige mil finezas a uma senhora idosa, tendo
os olhos pregados na sinhá que senta-se ao lado. Finalmente, no sarau não é
essencial ter cabeça nem boca, porque para alguns é regra, durante ele, pensar
pelos pés e falar pelos olhos.”
A descrição do sarau demonstra que o romance de Joaquim
Manuel de Macedo, apesar do ambiente brasileiro, é uma... ao folhetim romântico
europeu.
a)
Adaptação.
b) Oposição.
c) Negação.
d) Crítica.
e) Sátira.
11 – (PUC-SP) Iracema, juntamente com O Guarani e Ubirajara,
constituem a trilogia dos romances indianistas de José de Alencar. Na poesia,
Gonçalves Dias também exaltou o índio em textos como I-juca Pirama, Leito de folhas verdes, Marabá, O canto do piaga,
além do poema épico Os timbiras.
Pergunta-se: o que representou o Indianismo na Literatura romântica brasileira?
O
Indianismo representou o preenchimento do espaço vazio que a ausência de uma
Idade Média brasileira deixou, ou seja, na falta de valores medievais para
serem enaltecidos, os autores brasileiros idealizaram a figura do índio para
ocupar um espaço histórico.
12 – (VUNESP-SP) Leia atentamente os versos seguintes:
Eu deixo a
vida como deixa o tédio
Do deserto o
poento caminheiro
--- Como as
horas de um longo pesadelo
Que se desfaz
ao dobre de um mineiro.
Esses versos de
Álvares de Azevedo significam a:
a) Revolta diante da morte.
b) Aceitação da vida como um longo
pesadelo.
c)
Aceitação da morte como a solução.
d) Tristeza pelas condições de vida.
e) Alegria pela vida longa que teve.
13 – (MACK-SP) Assinale a alternativa incorreta a respeito de Fagundes Varela.
a) É um poeta de transição entre a
segunda e a terceira geração romântica.
b) Cantos meridionais são poesias de cunho lírico, associado aos panoramas tropicais.
c) Cântico do calvário é uma elegia escrita em memória do filho.
d) A religiosidade é um tema presente em
parte de sua obra.
e)
É na poesia indianista que atinge o ponto mais elevado de sua poética.
14 – (UFV-MG) A ficção romântica é repleta de sentimentos,
inquietações, amor como única possibilidade de realização, personagens
burguesas idealizadas, culminando sempre com o habitual “... e foram felizes
para sempre”.
Assinale a alternativa que não corresponde à afirmação da página anterior:
a) O amor constitui o objetivo fundamental
da existência e o casamento, o fim último da vida.
b)
Não há defesa intransigente do casamento e da continência sexual
anterior a ele.
c) A frustação amorosa leva,
incondicionalmente, à morte.
d) Os protagonistas são retratados como
personagens belas, puras, corajosas.
e) A economia burguesa determina os
gostos e a maneira de ver o mundo ficcional romântico.
15 – (UFOP-MG) Quais os traços marcantes do Romantismo
presentes na idealização da figura de Iracema e como essa idealização se
processa?
Iracema
é uma personificação da feminilidade (“lábios de mel”); o exemplo de castidade
(pureza) É uma mulher fiel ao marido apaixonado. Essa idealização se processa
no enfoque poético que é dado à sua figura.
16 – (UNICAMP-SP):
Manuel Antônio
deseja contar de que maneira se vivia no Rio popularesco de D. João VI; as
famílias mal organizadas, os vadios, as procissões, as festas e as danças, a
política; o mecanismo dos empenhos, influências, compadrios, punições que
determinavam certa forma de consciência e se manifestavam por certos tipos de
comportamento (...). O livro aparece, pois, como sequência de situações.
Antônio
Candido – Formação da Literatura Brasileira.
Podemos entender a “sequência de situações” a que se refere
Antônio Candido como uma série de pequenos relatos no interior de Memórias de
um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida.
a) Quem dá unidade, na obra, a essa
sequência de relatos aparentemente soltos?
Quem dá essa unidade é o
narrador onisciente e onipresente: ele está em toda parte. (O professor pode
explorar, também, outro elemento que mantém o fio narrativo: a história de amor
entre Leonardo e Luisinha).
b) Cite um desses relatos e mostre como
ele se articula com a linha mestra do romance.
Por exemplo, o relato da
morte de José Manoel, marido de Luisinha (transcrito na seção Leia textos), serve para manter a
atmosfera de “disse-me-disse” entre a comadre e a vizinhança e para reatar o
namoro entre o par central.
17 – (FESP) As poesias de Álvares de Azevedo desenvolvem
atmosferas variadas que vão do lirismo mais ingênuo ao erotismo, com toques de
ironia, tristeza, zombaria, sensualidade, tédio e humor. Essas características
demonstram:
a) A carga de brasilidade do seu autor.
b) A preocupação do autor com os
destinos do país.
c) Os aspectos neoclássicos que ainda
persistem nos versos desse autor.
d)
O ultra romantismo, marcante nesse autor.
e) O aspecto social de seus versos.
18 – (USF-SP):
Dizem que há
gozos nas mundanas galas,
Mas eu não sei
em que o prazer consiste.
--- Ou só no
campo, ou no rumor das salas,
Não sei por quê
– mas a minh’alma é triste!
Nos versos acima encontra-se típico exemplo do estado de
espírito do poeta que:
a) Se considerava “arauto das
inquietações populares”.
b)
Experimentou o “mal-do-século”.
c) Cantou as tradições indígenas, na
primeira geração romântica.
d) Procurava a perfeição técnica na
descrição objetiva das coisas.
e) Queria combater o “mau gosto” barroco
e procurava imitar os clássicos gregos e latinos.
19 – (PUC-RS):
CENA IV
Entra Marcelo
vestido à paulista, isto é, de bota branca, calça e jaqueta de ganga azul e
ponche de pano azul forrado de baeta vermelha. O seu falar é carregado.
(...)
Marcelo: Tenho andado passeando pela cidade.
José Antônio: Aonde foi?
Marcelo: Á Rua do Ouvidor. Vi muitas coisinhas bonitas
penduradas nas vidraças e umas figuras que pareciam gente viva, andando assim à
roda. (Anda à roda.)
José Antônio: Isso é na casa dos cabeleiros.
Marcelo: É isso mesmo, que lá vi muitos cabelos nas portas.
Entrei numa casa onde estavam tocando um instrumento muito bonito; o homem
tocava assim. (Faz ação de quem toca realejo.)
José Antônio: Foi no canto do Beco dos Cancelas. É um realejo
que chama os tolos.
No diálogo entre Marcelo e José Antônio, em O diletante,
Martins Pena ressalta a:
a) Sofisticação do diletante.
b) Semelhança entre o campo e a cidade.
c)
Simplicidade do homem do interior.
d) Fascinação pelos acontecimentos da
corte.
e) Aversão do citadino pelo caipira.
20 – (UFSC) Leia o texto abaixo e, depois, indique as
proposições corretas:
Minha terra tem
palmeiras,
Onde canta o
Sabiá;
As aves, que
aqui gorjeiam,
Não gorjeiam
como lá.
Gonçalves Dias.
a)
O poema da estrofe tem por título Canção do exílio.
b) O autor estabelece a seguinte
analogia: o sabiá representa o poeta; e a palmeira, o Brasil.
c)
A saudade do eu-lírico se prende ao distanciamento geográfico e não
ao distanciamento temporal.
d)
O poeta assume o papel de exilado ao produzir o poema em Coimbra,
1843.
21 – (FAAP-SP) Diferentes foram os temas da poesia romântica
brasileira. Para cada item, cite um autor que tenha fundamentado, em suas
obras, as seguintes temáticas:
a) Indianismo.
Gonçalves Dias.
b) Mórbido-pessimismo.
Álvares de Azevedo.
c) Lirismo presente na natureza
brasileira.
José de Alencar.
d) Aspectos sociais e políticos da
época.
Castro Alves.
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