REALISMO - QUESTÕES DE VESTIBULARES
Títere é um
boneco mecânico, acionado por cordéis controlados por um manipulador. Nesse
sentido, as personagens que, principalmente, manipulam Luísa, determinando-lhe
o modo de agir, são:
a) Basílio e Juliana.
a) Basílio e Juliana.
b) Jorge e Justina.
c) Jorge, Conselheiro Acácio e Juliana.
d) Basílio, Conselheiro Acácio e
Leopoldina.
e) Jorge e Leopoldina.
02 – (UFOP-MG) Observe as afirmações abaixo e assinale as
alternativas corretas:
I – O Realismo teve sua origem na França e foi apenas uma
renovação no campo literário.
II – O escritor realista deve estudar o interior dos
indivíduos, interroga-los, analisar o meio e depois transcrever suas
observações procurando ser, rigorosamente, impessoal.
III – Para o escritor realista o que importa é o que está
fora de nós, o objeto captado pelos sentidos.
IV – O Realismo é uma obra de ataque à mentalidade burguesa,
à ordem social, clerical e monárquica.
A sequência que contém somente afirmativas corretas é:
a) I e II estão corretas.
b)
Somente IV está correta.
c) II, III e IV estão corretas.
d) Todas estão corretas.
e) N.D.A.
03 – (USF-SP) Pode-se entender o Naturalismo como uma
particularização do Realismo que:
a) Se volta para a Natureza a fim de
analisar-lhes os processos cíclicos de renovação.
b) Pretende expressar com naturalidade a
vida simples dos homens rústicos nas comunidades primitivas.
c) Defende a arte pela arte, isto é,
desvinculada de compromissos com a realidade social.
d) Analisa as perversões sexuais,
condenando-as em nome da moral religiosa.
e)
Estabelece um só de causa e efeito entre alguns fatores sociológicos
e biológicos e a conduta dos personagens.
04 – (FEI-SP):
Uma literatura
se preocupa com os aspectos sociológicos da obra e faz um romance de tese
documental, e outra se preocupa o os aspectos patológicos da obras e faz um
romance de tese experimental. Aponte respectivamente, o nome dessas estéticas
(escolas literárias).
Realismo
e Naturalismo.
05 – (FUVEST):
A minha
ambição seria pintar a sociedade portuguesa, e mostrar-lhe, como num espelho,
que triste país eles formam – eles e elas. É o meu fim nas Cenas portuguesas.
(Trecho da carta de Eça de Queiroz a Teófilo Braga, com data de 12/3/1878).
Quais os romances que foram as Cenas Portuguesas? Que aspectos e camadas da
sociedade eles analisam, respectivamente?
O Crime
do Padre Amaro, O Primo Basílio, Os Maias. Analisam a pequena e média burguesia
de Lisboa, bem como as influências do clero.
06 – (ENC-SP):
O crime do
padre Amaro pertence à fase dita realista de seu autor, Eça de Queiros. É
reconhecido, também, como um romance de tese – tipo de narrativa em que se
demonstra uma ideia em geral com intenção crítica e reformadora. Tendo em vista
essas determinações gerais, é correto afirmar que, nesse romance:
a) O foco expressivo se concentra na
inferioridade subjetiva das personagens, que se dão a conhecer por suas ideias
e sentidos e não por suas falas ou ações.
b) As personagens se afastam de
caracterizações típicas, tornando-se psicologicamente mais complexas e
individualizadas.
c) O interesse pelas relações entre o
homem e o meio amplia o espaço e as funções das descrições, tornadas mais
minuciosas e significativas.
d)
A personagem Padre Amaro incorpora a tese da herança psicossomática.
e) A beatitude do Padre Amaro levou
Amélia até as últimas consequências.
TORMENTO DO IDEAL
Conheci a Beleza
que não morre
E fiquei triste.
Como quem da serra
Mais alta que
haja, olhando aos pés a terra
E o mar, vê tudo,
a maior nau ou torre,
Minguar, fundir-se, sob a luz que jorre:
Assim eu vi o
Mundo e o que ele encerra
Perder a cor, bem
como a nuvem que erra
Ao pôr do sol e
sobre o mar discorre.
Pedindo a forma,
em vão, a ideia pura,
Tropeço em sombras
na matéria dura,
E encontro a
imperfeição de quanto existe.
Recebi o batismo
dos poetas,
E, assentado entre
as formas incompletas,
Para sempre fiquei
pálido e triste.
Esse soneto é
de Antero de Quental. As afirmações abaixo refere-se ao verso “Recebi o batismo
dos poetas” que exprime:
I – Evidente postura religiosa assumida por Antero de
Quental, que lhe permite ver a Beleza como se fosse uma autêntica alegria de
Deus.
II – A convicção de que o poeta é falado a contemplar a
Beleza, o que tem como consequência a sensação de imperfeição do mundo e o
sentimento de melancolia.
III – A ideia de que a contemplação da Beleza depende
exclusivamente de sua vontade e de sua razão, conforme ditavam os princípios do
realismo oitocentista.
É correto o que
se afirma em:
a) III, apenas.
b)
II, apenas.
c) I, II e III.
d) I e II, apenas.
e) II e III, apenas.
NUM BAIRRO MODERNO
Dez horas da
manhã; os transparentes
Matizam uma
casa apalaçada;
Pelos jardins
estancam-se os nascentes,
E fere a
vista, com brancuras quentes,
A larga rua
macadamizada.
Rez-de-chaussée repousam sossegados,
Abriram-se,
nalguns, as persianas,
E dum ou
doutro, em quartos estucados,
Ou entre a
rama dos papéis pintados,
Reluzem, num
almoço, as porcelanas.
Como é
saudável ter o seu conchego.
E sua vida
fácil! eu descia,
Sem muita
pressa, para o meu emprego,
Aonde agora
quase sempre chego
Com as tonturas
duma apoplexia.
(...)
A leitura
dessas estrofes de Cesário Verde permite a seguinte análise:
a)
A postura aí assumida é eminentemente expressionista, na medida em
que esse poeta deforma o real, seguindo os pressupostos do ideário naturalista.
b) A subjetividade do “eu lírico” é
permeada por profunda emoção – um resquício da estética romântica que entra em
condição com o ideário realista que o poeta abraçou.
c) Na abordagem do real, o “eu lírico”
comporta-se como um observador frio e impessoal das pessoas e das coisas,
conforme determinavam os postulados do Realismo.
d) A subjetividade desse poeta emana
diretamente da observação do real, que lhe ativa as sensações, levando-o a
promover juízos de valor
e) A objetividade desse poeta é
fotográfica, por isso mesmo altamente comprometida com o ideário positivista em
voga no tempo.
09 – (UFMT) Sobre a nudez forte da verdade – o manto diáfano
da fantasia, epigrafe do romance A Relíquia, de Eça de Queiros, explicita uma
crítica:
a) À hipocrisia religiosa e ao
falseamento dos princípios do Cristianismo, percebidos por Teodorico Raposo na
peregrinação que empreende até a Terra Santa.
b) À hipocrisia religiosa, com a menção
da venda de relíquias, sobretudo a coroa de espinho de Cristo, que Teodorico
Raposo encontra na Terra Santa e com que presenteia sua tia beata.
c) Aos preconceitos religiosos, através
dos pressupostos do Naturalismo, expostos pelo sábio Topsius à personagem
principal, Teodorico Raposo.
d) Aos princípios estéticos do
Romantismo que, ao valorizarem a ideia de fuga da realidade, levavam o homem às
alienação.
e)
À hipocrisia religiosa, presente na sociedade oitocentista
portuguesa, por meio da incursão pelo mundo dos sonhos, que simbolicamente
acontece durante a peregrinação do Teodorico Raposo pela Terra Santa.
10 – (UFPA) Com referência ao romance O Crime do Padre Amaro,
de Eça de Queiros, a única afirmação incorreta é:
a) Influenciado pelas teorias do
Naturalismo, o autor procura demonstrar que o meio social e a educação
religiosa é que determinam o comportamento do indivíduo.
b)
Influenciado pelas teorias no Naturalismo, Eça de Queiros procura
demonstrar que os antecedentes de raça e as taras sexuais é que determinam o
comportamento de Amaro e Amélia.
c) Adotando os pressupostos da estética
realista, o autor critica os efeitos nocivos da arte romântica sobre o caráter
de Amélia.
d) Tendo por base uma consciência
crítica, tipicamente realista, o escritor defende a ideia de que a moral
católica, fundada somente em dogmas, opõe-se em tudo à moral natural.
e) Tendo por base uma orientação
tipicamente realista, o escritor critica o domínio que os padres, por meio de
sacramentos como a confissão, exercem sobre os fiéis.
Nessa semana, uma manhã, Jorge que não se
recordava que era dia de gala, encontrou fechada e voltou para casa ao meio-dia
(...) chegando despercebido ao quarto, surpreendeu Juliana comodamente deitada
na chaise-longue, lendo tranquilamente o jornal, (...) Jorge não encontrou
Luísa na sala de jantar, foi dar com ela no quarto dos engomados, despenteada,
em roupão de manhã, passando roupa, muito aplicada e muito desconsolada.
--- Tu estás a
engomar? – exclamou.
(...) A sua voz
era tão áspera, que Luísa fez-se pálida, e murmurou:
--- Que queres
tu dizer?
--- Quero dizer
que te venho encontrar a ti a engomar, e que a encontrei a ela embaixo muito
repimpada na tua cadeira, a ler o jornal.
Chaise-longue:
cadeira de encosto reclinável e com lugar para estender as pernas.
a) No trecho citado são mencionadas três
personagens: Jorge, Juliana e Luísa. Que relação há entre elas?
Jorge e Luísa formam um
típico casal burguês. Juliana é a serviçal.
b) Considerando o trecho citado acima e
a resposta dada ao item a, explique por que Jorge considera inadequado o
comportamento das duas mulheres.
Porque há inversão de
papéis sociais: é a dama quem passa a servir a doméstica, e esta goza dos
privilégios de senhora.
c) Analise a trajetória de Luísa e
Juliana no romance, de modo a explicar a situação em que se encontram no trecho
citado.
Luísa, na ausência de
Jorge, comete adultério com seu primo, Basílio. Juliana, ressentida pela sua
condição social inferior, inicia uma onda de chantagens ao descobrir uma carta
que poderia denunciar os amantes. Sem mais meios financeiros para atender às
chantagens de Juliana, Luísa se submete aos afazeres domésticos no lugar da
serviçal.
12 – (FUVEST) Cite um folheto a favor dos jovens realistas e
um a favor dos românticos, e seus autores, durante a famosa Questão Coimbrã.
Teocracias Literárias, de Teófilo Braga, a favor dos realistas. Camilo
Castelo Branco é autor de Vaidades irritadas e irritantes, defendendo os
românticos.
13 – (UFPE) Cite uma característica da fase realista de Eça
de Queirós.
Retrata
a sociedade portuguesa oitocentista.
14 – (UFPE) Cite um romance e uma característica da fase
pós-realista de Eça de Queirós.
A cidade
e as Serras – em defesa da vida no campo, em contato com a natureza.
15 – (UFPE) Qual o primeiro romance realista da literatura
universal? E seu autor?
Madame Bovary, de Gustave Flaubert.
16 – (UFPE) Qual o primeiro romance realista português? E
seu autor?
O Crime
do Padre Amaro, de Eça de Queirós.
17 – (UFPE) “É nos Sonetos que encontramos o melhor conjunto
da obra poética amadurecida de ___________. O poeta via na série completa dos
sonetos, muitos deles desentranhados de outras coleções já publicadas, uma
série de marcos da sua própria autobiografia espiritual”.
O texto refere-se a:
a) Ramalho Ortigão.
b) Cesário Verde.
c)
Antero de Quental.
d) Eça de Queirós.
e) Almeida Garrett.
18 – (FCCHAGAS-BA) Assinale a alternativa onde estão
indicados os textos que analisam corretamente alguns aspectos do romance
realista.
I – As personagens independem do julgamento do narrador,
reagindo cada um de acordo com sua própria vontade e temperamento.
II – A linguagem é poeticamente elaborada nos diálogos, mas
procura alcançar um tom coloquial, com traços de oralidade, nas partes narrativas
e descritivas.
III – Observa-se o predomínio da razão e da observação sobre
o sentimento e a imaginação.
a) I, II e III.
b)
I e II.
c) II e III.
d) I e III.
e) II.
19 – (UnB-DF) A chamada época do Realismo caracterizou-se,
na literatura portuguesa:
a) Pelo culto da literatura de caráter
nacionalista e individualista.
b)
Pelo culto de uma literatura empenhada numa revolução política,
social, moral e mental que superasse a decadência em que se precipitara
Portugal.
c) Pelo gosto da literatura inspirada no
pitoresco da paisagem e dos portugueses.
d) Pelo culto de uma literatura
empenhada na defesa dos ideais que fizeram a revolução de 1820.
e) Pelo culto de uma literatura que
idealizasse a sociedade portuguesa, entregue a profunda religiosidade e
nacionalismo.
Muito bom! Obrigada!
ResponderExcluirMUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO BOM!
ResponderExcluirPerfeitooooooo!!!!!
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