ROMANTISMO - EXERCÍCIOS- TESTES DE VESTIBULARES/ENEM
01 – (PUC-SP):
Nas horas
mortas da noite
Como é doce o
meditar
Quando as
estrelas cintilam
Nas ondas
quietas do mar!
Quando a lua
majestosa
Surgindo linda
e formosa,
Como donzela
vaidosa
Nas águas se
vai mirar!
A primeira estrofe do poema Saudades, de Casimiro de Abreu, bem demonstra a tendência do autor
de:
a) Utilizar uma linguagem rebuscada,
complexa.
b) Refletir sobre a natureza, sem
estabelecer juízos de valor.
c) Tratar de temas comuns à
subjetividade humana.
d) Extravasar sentimentos de profunda
tristeza.
e)
Analisar o tema saudade, expressando exacerbada sensualidade.
02 – (CEFET-MG) Poesia de caráter extremamente subjetivo, com
predominância da dúvida, amor, morte, dando-se muitas vezes a criações de
aspectos mórbidos e desesperados. Poesia cheia de equívocos e angustiada,
principalmente, pelo dualismo – aspiração e temor à morte.
Essa afirmativa caracteriza a obra de:
a) Artur Azevedo.
b) Junqueira freire.
c) Laurindo Rabelo.
d)
Álvares de Azevedo.
e) Fagundes Varela.
03 – (UFV-MG) A respeito de Senhora, romance de José de
Alencar, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:
a) amor verdadeiro redime a mulher de
seu orgulho e o homem de seu interesse.
b) O espaço é o Rio de Janeiro,
especificamente o Centro, Laranjeiras e Santa Tereza.
c) O narrador é onisciente, de terceira
pessoa.
d) O sentimento da natureza, comum aos
românticos, faltava ao herói.
e) Não se analisa no romance a psicologia da personagem principal.
04 – (MACK-SP) Assinale a alternativa em que se encontra o
nome de um poema, dividido em seis partes, e que, na última, após referir-se
com revolta à Bandeira Nacional, clama pela intervenção daqueles que o autor
chama de “heróis do Novo Mundo”.
a)
Navio negreiro.
b) Círculo vicioso.
c) Canção do exílio.
d) Violões que choram.
e) Congresso internacional do medo.
05 – (FAFEOD-MG) Assinale a alternativa que apresenta eventos
que marcaram e favoreceram o Romantismo.
I – Valorização dos próprios sentimentos, desejo de
igualdade, liberdade e reformas sociais expressos em linguagem coloquial.
II – Desenvolvimento do sentimento nacionalista e o desejo de
autonomia política que o momento histórico favorecia.
III – Valorização do aspecto material da vida, afeito aos
problemas sociais retratados detalhadamente.
IV – Desenvolvimento da ciência experimental e surgimento de
algumas correntes filosóficas como o positivismo, o determinismo e o
evolucionismo.
a)
I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
06 – (PUC-RS):
“Eu lhe vou
contar a história das lágrimas de amor, tal qual a ouvi, à minha avó, que em
pequena a aprendeu de um velho gentio que nesta ilha habitava. Era no tempo em
que ainda os Portugueses não haviam sido por uma tempestade empurrados para a
terra de Santa Cruz; esta pequena ilha abundava de belas aves, e em derredor
pescava-se excelente peixe. Uma jovem Tamoia cujo rosto moreno parecia tostado
pelo fogo em que ardia-se o coração; uma jovem Tamoia linda e sensível tinha
por habitação esta rude gruta, onde ainda então não se via a fonte que hoje
vemos.”
A lenda “das lágrimas de amor”, a referência a uma das ilhas
da Baía da Guanabara pertencem ao romance... de Joaquim Manuel de Macedo.
a)
A Moreninha.
b) O moço loiro.
c) A namoradeira.
d) Memórias de um sobrinho do meu tio.
e) Um passeio pela cidade do Rio de
Janeiro.
07 – (PUC-RS):
O Inglês – marinheiro frio
Que ao nascer
no mar se achou
(Porque a
Inglaterra é um navio
Que Deus na
Mancha ancorou)
Rijo entoa
pátrias glórias
Lembrando
orgulhoso histórias
De Nélson e de
Aboukir.
O Francês –
predestinado –
Canta os
louros do passado
E os loureiros
do porvir.
Como demonstra a estrofe, o romantismo de Castro Alves
caracteriza-se pelo:
a) Preciosismo.
b) Sentimentalismo.
c) Patriotismo.
d)
Condoreirismo.
e) Nacionalismo.
08 – (FEI-SP) Assinale o item que contém somente características românticas:
a) Subjetivismo, bucolismo,
sentimentalismo.
b) Subjetivismo, nacionalismo,
pastoralismo.
c) Culto à natureza, nacionalismo, culto
ao contraste.
d) Conceitismo, liberdade de formas,
cultismo.
e)
Nacionalismo, culto à natureza, liberdade de formas.
09 – (MARK-SP) Sobre Iracema, é incorreto afirmar que:
a) O relacionamento entre Martim e
Iracema seria uma alegoria das relações entre metrópole e colônia.
b) Iracema é descrita de uma forma
idealizante, comparada com elementos da natureza, característica própria do
Romantismo.
c)
O personagem Martim é lendário; nunca existiu, tratando-se,
portanto, de uma figura fictícia.
d) Moacir, que em tupi quer dizer “filho
da dor”, é levado por Martim para a Europa.
e) O romance é narrado em terceira
pessoa, com narrador onisciente.
10 – (UFMG) Todas as afirmativas sobre o poema I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias, estão
corretas, exceto:
a) Caracteriza-se pela adequação do
ritmo e da métrica ao assunto enfocado.
b) Destaca o heroísmo e a honradez que
caracterizam o herói romântico.
c) Mostra a rivalidade existente entre
diversas tribos indígenas.
d) Ressalta a dramaticidade do assunto ao deixar de lado o lirismo
romântico.
e) Revela uma preocupação antropológica
ao mostrar usos e costumes dos indígenas.
11 – (UA-AM) Pertencente ao segundo momento romântico
brasileiro, o chamado “mal-do-século”, ele não teve tempo de se realizar
plenamente como poeta, já que morreu muito jovem, com apenas vinte anos de
idade. Apesar disso, no seu livro lira dos vinte anos estão alguns dos melhores
momentos da poesia brasileira.
A afirmativa feita acima diz respeito a:
a) Fagundes Varela.
b)
Álvares de Azevedo.
c) Junqueira freire.
d) Castro Alves.
e) Casimiro de Abreu.
12 – (PUC-RS):
“Era esse dia
domingo do Espírito Santo. Como todos sabem, a festa do Espírito Santo é uma
das festas prediletas do povo fluminense. Hoje mesmo que se vão perdendo certos
hábitos, uns bons, outros maus, ainda essa festa é motivo de grande agitação;
longe porém está o que agora se passa daquilo que se passava nos tempos a que
temos feito remontar os leitores. A festa não começava no domingo marcado pela
folhinha, começava muito antes, nove dias, cremos, para que tivessem lugar as
novenas.”
Além de ser uma narrativa crítica e irônica da moral da
época, Memórias de um sargento de milícias, como ilustra o texto acima, pode
ser visto como um romance:
a) Histórico.
b)
De costumes.
c) Psicológico.
d) Moralístico.
e) Sentimental.
13 – (FUC-MT) Considerando os seguintes itens:
I – Autor da obra Cantos e fantasias e O estandarte
auriverde.
II – Foi chamado o
poeta dos escravos por seus textos contra a escravidão.
III – Autor de I-Juca
Pirama, belo poema de inspiração indianista.
IV – Sua poesia é extremamente egocêntrica e sentimental,
exprimindo um pessimismo doentio, uma descrença generalizada, um tédio de vida
que impregna tudo de tristeza e desilusão.
V – Seu estilo vibrante e oratório empolgava os ouvintes,
popularizando seus poemas de caráter social.
Referências a Castro Alves encontram-se apenas em:
a) I e II.
b) II e IV.
c) I, II e IV.
d) II, III e IV.
e)
II e V.
14 – (VUNESP-SP) Baseando-se na leitura do texto de Álvares
de Azevedo, assinale a única alternativa incorreta.
Junto a meu
leito, com as mãos unidas,
Olhos fitos no
céu, cabelos soltos,
Pálida sombra
de mulher formosa
Entre nuvens
azuis pranteia orando.
É um retrato
talvez. Naquele seio
Porventura
sonhei doiradas noites.
Talvez sonhando
desatei sorrindo
Alguma vez nos
ombros perfumados
Esses cabelos
negros, e em delíquio
Nos lábios dela
suspirei tremendo.
Foi-se minha
visão. E resta agora
Aquela vaga
sombra na parede
--- Fantasma de
carvão e pó cerúleo,
Tão vaga, tão
extinta e fumarenta
Como de um
sonho o recordar incerto.
Álvares de Azevedo. VI Parte de Ideias Íntimas.
In:
Candido, A. e Castello, J. A. Presença da literatura brasileira.
São Paulo, Difusão Europeia do Livro, 1968. p. 26.
a) Considerando os aspectos temáticos e
formais do poema, pode-se vinculá-lo ao segundo momento do movimento romântico
brasileiro, também conhecido como “geração do spleen” ou “mal-do-século”.
b)
A presença da mulher amada torna-se o ponto central do poema. Isso é
claramente manifestado pelas recordações do eu-lírico, marcado por um passado
vivido, que sempre volta em imagens e sonhos.
c) O texto reflete um articulado jogo
entre o plano do imaginário e o plano real. Um dos elementos, entre outros, que
articula essa construção é a alternância dos tempos verbais presente/passado.
d) Realidade e fantasia tornam-se a
única realidade no espaço da poesia lírica romântica, gênero privilegiado
dentro desse movimento.
e) Apesar de utilizar decassílabo, esse
poema possui o andamento próximo ao da prosa. Esse aspecto formal é importante
para intensificar certo prosaísmo intimista da poesia romântica.
15 – (PUC-RS):
“Então
passou-se sobre este vasto deserto d’água e céu uma cena estupenda, heroica,
sobre-humana; um espetáculo grandioso, uma sublime loucura.
Peri alucinado
suspendeu-se aos cipós que se entrelaçavam pelos ramos das árvores já cobertas
d’água, e com esforço desesperado cingindo o tronco da palmeira nos seus braços
hirtos, abalou-os até as raízes.”
O texto acima exemplifica uma característica romântica de José
de Alencar, que é a:
a) Imaginação criadora.
b) Consciência da solidão.
c) Ânsia de glória.
d) Idealização do personagem.
e)
Valorização da natureza.
16- (UFRS) Considere as afirmações
abaixo sobre o Romantismo no Brasil.
I – A primeira geração de poetas românticos no Brasil
caracterizou-se pela ênfase no sentimento nacionalista, tematizando o índio, a
natureza e o amor à pátria.
II – Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela,
representantes da segunda geração da poesia romântica, expressam, sobretudo, um
forte intimismo.
III – A poesia de Castro Alves, cronologicamente inserida na
terceira geração romântica, apresenta importantes ligações com a estética
barroca, pela religiosidade e o tom místico da maioria dos poemas.
Quais estão corretas?
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c)
I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
17– (PUCCAMP-SP):
Cantor das
selvas, entre bravas matas
Áspero tronco
da palmeira escolho.
Unido a ele
soltarei meu canto,
Enquanto o
vento nos palmares zune,
Rugindo os longos, encontrados leques.
Os versos acima, de Os
timbiras, de Gonçalves Dias, apresentam características da primeira geração
romântica:
a) Apego o equilíbrio na forma de expressão; presença do nacionalismo,
pela temática indianista e pela valorização de natureza brasileira.
b) Resistência aos exageros sentimentais
e à forma de expressão subordinada às emoções; visão da poesia a serviço de
causas sociais, como a escravidão.
c) Expressão preocupada com o senso da
medida; “mal do século”; natureza como amiga e confidente.
d) Transbordamento na forma de
expressão; valorização do índio como típico homem nacional; apresentação da
natureza como refúgio dos males do coração.
e) Expressão a serviço da manifestação
dos estados de espírito mais exagerados; sentimento profundo da solidão.
18– (UFMG) Todas as passagens de Iracema, de José de Alencar,
estão corretamente explicadas, exceto:
a) A filha de Araquém escondeu no
coração a sua ventura.
Ficou tímida e quieta como a ave que presente a borrasca no horizonte.
= Iracema entrega-se a Martim.
a)
Iracema preparou as tintas. O chefe, embebendo as ramas da pluma,
traçou pelo corpo os riscos vermelhos e pretos, que ornavam a grande nação
pitiguara.
= O chefe pinta Martim,
preparando-o para o combate com os tabajaras.
b) Iracema, sentindo que se lhe rompia o
seio, buscou a margem do rio, onde crescia o coqueiro.
= Iracema prepara-se para dar à luz a
Moacir.
c) O guerreiro branco é hóspede de
Araquém. A paz o trouxe aos campos de Ipu, a paz o guarda.
Quem ofende o estrangeiro ofende o
Pajé.
= Iracema protege Martim da fúria de
Irapuã.
d) Rumor suspeito quebra a doce harmonia
da sesta. Ergue a virgem os olhos, que o sol não deslumbra, sua vista
perturba-se.
= Martim aparece pela primeira vez a
Iracema, que saía do banho.
19 – (UFRS):
Ontem a Serra
Leoa,
A Guerra, a
caça ao leão,
O sono dormido
à toa
Sob as tendas
da amplidão...
Hoje... o porão
negro, o fundo
Infecto,
apertado, imundo,
Tendo a peste
por jaguar...
É o sono sempre
cortado
Pelo arranco de
um finado,
E o baque de um
corpo ao mar ...
Nesta estrofe de ..., de Castro Alves, os versos de...
sílabas métricas evocam, num primeiro momento, a ... dos negros em sua terra
natal, contrastando, na segunda parte, com imagens que indicam os rigores da
....
Assinale a alternativa que completa corretamente as launas do
texto acima.
a) Vozes d’África
– dez – luta – partida.
b) Canção do exílio – sete – tranquilidade – solidão.
c) Mocidade e morte – oito – passividade – prisão.
d) Cachoeira de Paulo Afonso – dez – caçada – luta.
e)
O navio negreiro – sete – tranquilidade –
escravidão.
20 – (UFRS) Considere as seguintes afirmações:
I – Pode-se afirmar que o Romantismo brasileiro foi a
manifestação artística que mais bem expressou o sentimento nacionalista
desenvolvido com a Independência do país.
II – Os romancistas românticos, preocupados com a formação de
uma literatura que expressasse a cor local, criaram romances considerados
regionais, mais pela temática do que pela linguagem.
III - A tendência indianista do Romantismo brasileiro tinha
por objetivo a desmistificação do papel do índio na história do Brasil desde a
colonização.
Quais estão corretas?
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c)
I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.
21 – (UFU-MG) Sobre Gonçalves Dias, afirma Antônio Cândido na
sua Formação da Literatura Brasileira (5. ed. v. II, p. 84):
O seu verso,
incorporando o detalhe pitoresco da vida americana no ângulo romântico e
europeu de visão, criou (verdadeiramente criou) uma convenção poética nova.
De fato, nos
poemas Marabá e Leito de folhas verdes, a temática
indianista está associada a um
sentimento que é um dos lugares-comuns
da lírica romântica.
Pergunta-se:
a) Qual é esse sentimento?
Sentimento de solidão.
b) Como ele se apresenta nos poemas
mencionados?
No poema Marabá e em Leito
de folhas verdes se manifesta pela posição marginalizada da mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário