ROMANTISMO - QUESTÕES DE VESTIBULARES
01 – (FEI-SP) São características comuns aos movimentos
romântico e modernista:
a) Sentimento trágico da vida; desilusão
e sofrimento.
b) Visão da natureza como refúgio
acolhedor; atração por ambiente noturnos.
c)
Projeção na natureza do estado de espírito do poeta; religiosidade
cristã.
d) Nacionalismo; liberdade; desejo de
reformas sociais.
e) Idealização da mulher; morte encarada
como libertação.
02 – (ENC-SP) As duas obras-primas do romantismo português –
Frei Luís de Sousa e Eurico, o Presbítero – gêmeas no tempo e nos motivos,
saparam-se tanto quanto Garrett se afasta e diverge de Herculano. Um é a
constante pessoal do português aberto à ordem clássica, o português lúcido e
sensível da saudade e do pecado de delícia numa equação de tragédia, com
sentimentos de Bermardim em formas de Camões; outro, o do português de cerne,
que peca sobriamente e supera com dureza o seu pecado, sentindo a Sá de Miranda
e falando com ásperos soluços. Ambos bem nossos.
Vitorino
Nemísio.
Tendo por base
o texto crítico abaixo e, sobretudo, a leitura de Frei Luís de Sousa e Eurico,
o Presbítero, é correto afirmar que:
a) O “português aberto à ordem clássica”
difere de “português de cerne”, porque se deixa levar mais profundamente pela
emoção, devido às influências da tragédia clássica.
b) O problema do celibato, no drama de
Garrett, serve para criar intenso conflito entre as personagens, que adotam o
hábito forçadas pela situação; já, em Eurico, o Presbítero, supera-se a ideia
do pecado, porque a personagem veste o hábito movida pela autêntica fé cristã e
pelo desejo de combater os infiéis.
c)
Frei Luís de Sousa insere-se na linha da rigorosa construção
clássica, que supõe a recuperação de típicos expedientes dramáticos da
tragédia, enquanto que a construção mais livre, em Eurico, o Presbítero,
implica a atualização em grande escala de expedientes comuns ao Romantismo,
como o da expansão sentimental.
d) Há influência clássica tanto em Frei
Luís de Sousa quanto em Eurico, o Presbítero, presente na construção rigorosa
das duas obras, que obedecem aos cânones da estética seiscentista.
e) O sentimento da emoção, muito mais
presente em Herculano do que em Garrett, é autenticamente português. Enquanto
que a construção trágica não passa de influência estranha a Portugal.
03 – (ENC-SP) Amor de perdição é uma obra tipicamente
romântica porque nela Camilo Castelo Branco valoriza:
a) O sentimento nativista, presentes na
recusa de Simão e Teresa em fugirem de Portugal, apesar de perseguidos pela
justiça.
b) As natureza, como fonte de vida e
inspiração, em que Simão se refugia, no final da obra, quando não pode mais ter
acesso a Teresa.
c) Os valores espirituais de
Cristianismo, a que Simão se apega quando é condenado ao degredo.
d)
O mundo das paixões, o excesso de sentimentos, evidentes no modo
violento como Simão assassina Baltazar Coutinho.
04 – (FUVEST) Leia o texto abaixo:
O pacto feito por
ele com os árabes não tardou a ser por mil modos violado, e o ilustre guerreiro
teve de se arrepender, mas já debalde, por haver deposto a espada aos pés dos
infiéis, em vez de pelejar até à morte pela liberdade. Fora isto o que Pelágio
preferira, e a vitória coroou o seu confiar no esforço dos verdadeiros Godos e
na piedade de Deus.
Agora, responda
as questões:
I – Qual das características abaixo está presente no texto?
a)
Retomada dos valores medievais.
b) Denúncia de males sociais.
c) Despreocupação formal.
d) Análise psicopatológica.
e) Aproveitamento da mitologia clássica.
II – O autor do texto é:
a) Eça de Queirós.
b) Camilo Castelo Branco.
c) Padre Antônio Vieira.
d) Fernando Namora.
e)
Alexandre Herculano.
05 – (UNIVERSITÁRIO-SP) Leia com atenção o trecho abaixo,
extraído do último capítulo de Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.
Viram-na um
momento, bracejar, não para resistir à morte mas para abraçar-se ao cadáver de
Simão, que uma onda lhe atirou aos braços. O comandante olhou para o sítio
donde Mariana atirara, e viu, enleado no cordame, o avental, e à flor da água,
um rolo de papéis, que os marujos recolheram na lancha.
a) Que relação há, em Amor de Perdição,
entre as personagens Simão e Mariana?
Mariana alimenta um amor
resignado e subserviente a Simão. e Simão dedica à Mariana apenas um sentimento
de gratidão.
b) No trecho citado, o narrador menciona
um “rolo de papéis”. Que papéis são esses?
Os papéis são as cartas
trocadas entre Simão e Teresa.
c) Considerando as respostas dadas aos
itens a e b, analise a função desempenhada
pela personagem Mariana na estrutura do romance.
Mariana serve de apoio a
Simão nas adversidades que ele enfrenta. Além disso, Mariana é o elo de ligação
entre Simão e Teresa.
06 – (METODISTA-PIRACICABA-SP) Na primeira metade do século
XIX, a discordância entre a literatura e a modernização presentifica-se de
maneira nítida e profunda. Pelas obras literárias percebe-se uma cosmovisão
marcada pelo choque com o cotidiano imediato e as evidências de um mal-estar,
que passou a ser conhecido como o mal do século. Os textos revelam uma ânsia de
evasão deste presente circunstancial e descolorido. Na busca de compreensão, o
artista valoriza a imaginação criadora: a arte se converte em manifestação da
alma... e assim tem-se o:
a) Simbolismo.
b) Parnasianismo.
c)
Romantismo.
d) Barroso.
e) Pré-modernismo.
07 – (FCMSC-SP) A renovação das formas, a liberdade de
expressão e a tentativa de incorporar à literatura nossas coisas mais típicas –
como particularidades regionais e termos indígenas – são marcas frequentes do:
a) Barroco.
b) Arcadismo.
c)
Romantismo.
d) Realismo.
e) Pré-modernismo.
08 – (OSEC-SP):
Do tamarindo a
flor faz entreaberta,
Já solta o
bogari mais doce aroma,
Também meu
coração, como estas flores,
Melhor perfume
ao pé da noite exala!
É
possível reconhecer, na estrofe acima, um exemplo da corrente:
a) Barroca, pela imagem que evoca a
natureza como símbolo da transitoriedade da vida.
b) Arcádica, pois o poeta revela seu
amor a uma natureza idealizada.
c)
Romântica, pela identificação dos sentimentos humanos com aspectos
da natureza.
d) Parnasiana, pela apresentação da
natureza com imagem da perfeição.
e) Simbolista, pois a natureza é apenas
um recurso que o poeta transcende, atingindo um nível de espiritualidade plena.
09 – (UFPR) Alguns dos maiores expoente da estética romântica
em Portugal no século XIX foram:
a) Castro Alves, Almeida Garret e
Alexandre Herculano.
b) Cesário Verde, Álvares de Azevedo e
Castro Alves.
c) Eça de Queiroz, Camilo Castelo branco
e Vitor Hugo.
d) Stendhal, Antero de Quental e
Fagundes Varela.
e)
Almeida Garret, Alexandre Herculano e Camilo Castelo Branco.
10 – (OBJETIVO-SP) Assinale a característica não-aplicável à
poesia romântica:
a) O artista goza de liberdade na
metrificação e na distribuição rítmica.
b)
O importante é o culto da forma, a arte pela arte.
c) A poesia é primordialmente pessoal,
intimista e amorosa.
d) Enfatiza-se a auto-expressão, o
subjetivismo, o individualismo.
e) A linguagem do poeta é a mesma do
povo: simples, espontânea.
11 – (FUNVEST) O autor de Lendas e narrativas pertenceu ao
movimento romântico.
a) Quem foi?
Alexandre Herculano.
b) Em que época se passam as Lendas e
narrativas?
Fim da Idade Média.
12 – (FUVEST) Qual o autor considerado o mestre da novela
passional portuguesa? Indique o século e o movimento literário em que se situa
sua obra.
Camilo
Castelo Branco. Sua obra situa-se no século XIX e pertence ao Romantismo.
13 – (UNESP):
Desde que
saímos da igreja até a entrada de casa, caminhamos sempre debaixo de nuvens de
flores. O estrondo dos bacamartes era atroador, e os sinos da freguesia
repicaram desde que saímos do templo até ao anoitecer desse dia.
Meia hora
depois que chegamos, entrei no quarto de minha mulher, e encontrei-a de joelhos
diante duma imagem de S. João dos Bem Casados.
Ergue-se ela,
benzendo-se, e esperou que eu a beijasse pela segunda vez. Penso que o público
me releva a confissão de que, ao dar-lhe este segundo beijo, encontrei os
lábios. Era o instinto das sensações agradáveis, mas honestas, que ensinou a
minha mulher o segredo do máximo prazer de um beijo.
Estava o almoço
na mesa.
O texto
que você acabou de ler pertence a uma novela de Camilo Castelo Branco que é
considerada como um bom exemplo da sátira camiliana.
A leitura atenta do texto
permitirá identificar o título da novela, em uma das alternativas abaixo
indicadas:
a) Coração, cabeça e estômago
b) O romance dum homem rico.
c) A mulher fatal.
d)
Amor de salvação.
e) A queda dum anjo.
14 – (PUC-RS) Marque a alternativa correta sobre a obra Amor
de Perdição, de Camilo Castelo Branco:
a)
Trata-se de uma narrativa centrada na opressão da liberdade
individual, opressão esta promovida por uma sociedade provinciana ligada a
velhos preconceitos.
b) Estabelece-se, na narrativa, o
conflito entre o meio social, com a consequente vitória do indivíduo através da
realização de seus objetivos.
c) Nota-se que o sentimento amoroso, a
imaginação e a sensibilidade são valores que realçam a liberdade individual e
abrem, a expectativa de manutenção das normas sociais institucionalizadas.
d) Percebe-se que o sentimento do amor
romântico entra em relação de equilíbrio com a razão, para manter a liberdade
do indivíduo e o seu contato harmônico com o meio social provinciano.
e) Observa-se a pouca importância
atribuída ao sentimento amoroso, que é superado pela razão equilibrada de uma
sociedade provinciana e estável.
15 – (FUVEST) Assinale a alternativa que só contém
características românticas:
a) Fusionismo – Dualismo – sentido
dilemático da vida – oposições, paradoxos e antítese – metaforização.
b) Simplicidade – bucolismo –
pastoralismo – relacionalismo – “poesia de gramática”.
c)
Sentimentalismo – valorização da natureza – religiosidade –
egocentrismo – miscigenação dos gêneros literários – metaforização.
d) Formalismo – temas greco-latinos e
patrióticos – preferência pelas formas fixas e versos alexandrinos – impassibilidade
– denotação – descritivismo.
e) Musicalidade – sinestesia – sugestão
– não-separação de sujeito e objeto – metaforização – fusão de concreto +
abstrato.
16 – (FUVEST) Assinale o que não é correto sobre a poesia
romântica:
a) De modo geral, a mensagem focaliza a
pessoa do emissor (“eu”), predominando a função emotiva da linguagem.
b) A poesia romântica marca uma ruptura
com a poética clássica, quando abandona os esquemas métricos regulares e
deprecia o soneto.
c)
A poesia romântica retoma os temas do Neoclassicismo, apenas
inovando a seleção vocabular, que se torna pessoal.
d) De maneira geral, acentua-se na
poesia romântica o seu caráter intimista, uma vez que a poesia é pensada como
“voz do coração” ou expressão de um pensamento divino.
e) Dos dois procedimentos básicos de
operação com a língua, a metáfora: do que decorre a idealização de seus poemas.
17 – (UNI-TAUBATÉ-SP) Das características abaixo, assinale a
que não se refere ao Romantismo:
a) Poesia encarada como expressão dos
estados da alma.
b) Valorização da natureza.
c)
Estabelecimento de rígidas leis artísticas.
d) Liberdade de expressão e forma.
e) Temática nacionalista.
18 – (SANTA CASA-SP) Afrânio Coutinho aponta as seguintes
qualidades que caracterizam o espírito romântico:
I – Individualismo e subjetivismo.
II – Escapismo.
III – Exagero.
E explica:
a) Na sua busca de perfeição, o
romântico cria o mundo em que coloca o que imagina de bom, bravo, belo,
amoroso, puro, um mundo de perfeição e sonho.
II - Escapismo.
b) O romantismo é o primado exuberante
da emoção, imaginação, paixão, intuição, liberdade pessoal e interior.
I - Individualismo e
subjetivismo.
c) Nem fatos nem tradições despertam o
respeito do romântico. Pela liberdade, revolta, fé e natureza, constrói o mundo
novo à base do sonho.
III - Exagero.
A melhor associação
de qualidade e explicações é:
a – I – b; II –
c; III – a.
b – I – c; II –
a; III – b.
c – I – a; II –
b; III – c.
d – I – c; II –
b; III – a.
e – I – b; II – a;
III – c.
19 – (FUVEST):
a) Dentre as obras – Camões; Eurico, o
Presbítero, Flores sem frutos – qual a iniciadora do movimento romântico em
Portugal?
Camões.
b) Qual o seu autor?
Almeida Garret.
20 – (PUC-RJ) Das alternativas abaixo, assinale aquela que
não corresponde às características do Romantismo:
a) Ocorre a superação das normas
literárias construtoras e negação da concepção tradicional de poesia.
b) Movimento que dá origem a políticas
conservadoras, bem como ao socialismo.
c) O homem manipula e domina a natureza,
não mais a obedece.
d)
Desvaloriza a expressividade da alma, ocorrendo a primazia da obra
(objeto) sobre o indivíduo (criador).
e) Insere-se no momento histórico em que
o homem adquire a ideia de liberdade.
21– (VUNESP):
Simão, meu
esposo. Sei tudo... Está conosco a morte. Olha que te escrevo sem lágrimas. A
minha agonia começou há sete meses. Deus é bom, que me poupou ao crime. Ouvi a
notícia da tua próxima morte, e então compreendi que estou morrendo hora a
hora. Aqui está o nosso fim, Simão! ... Olha as nossas esperanças! quando tu me
dizias os teus sonhos de felicidade, e eu te dizia os meus! ... Por que não
merecemos nós o que tanta gente tem! ... Assim acabaria tudo, Simão? Não posso
crê-lo! A eternidade apresenta-se me tenebrosa, porque a esperança era a luz
que me guiava de ti para a fé. Mas não pode findar assim o nosso destino. Vê se
podes segurar o último dia da tua vida a uma esperança qualquer. Vernos-emos
num outro mundo, Simão? Terei eu merecido a Deus contemplante? Eu rezo,
suplico, mas desfaleço na fé, quando me lembram as últimas agonias do teu martírio.
O texto acima
transcrito pertence a uma carta que Teresa de Albuquerque escreve a Simão
Botelho, numa novela considerada o melhor exemplo de novelística romântica em
Portugal. O texto é, portanto, característico do estilo romântico e evidencia elementos
que permitem identificar a novela a que pertence e o nome do seu autor.
Assim sendo,
responda às seguintes questões:
I – Qual o nome do autor e qual o título da novela a que o
texto pertence?
Camilo Castelo Branco – Amor de Perdição.
II – Indique alguns segmentos (frases ou palavras) que, no
texto, são característicos da escola romântica.
“Está conosco a morte”.
“Olha
que te escrevo sem lágrimas”.
“Deus é
bom (...)”.
“Eu rezo, suplico, mas desfaleço na
(...)”.
III – Que outros romancistas e poetas românticos você conhece
na literatura portuguesa?
Almeida
Garrett, Soares de Passos, Alexandre Herculano, Antônio Castilho, João de
Lemos.
22 – (VUNESP) A poesia deste autor é representativa do ultra romantismo
português: pessimismo, morte, ruínas, mal-do-século – spleen, irracionalismo,
cemitérios, cadáveres e sentimentos lúgubres:
a) João de Deus.
b) Camilo Castelo Branco
c)
Soares de Passos.
d) Castilho.
e) Álvares de Azevedo.
23 – (UFV-MG) Assinale a alternativa falsa:
a)
O Romantismo, como estilo, não é modelado pela individualidade do
autor; a forma predomina sempre sobre o conteúdo.
b) O Romantismo é um movimento de
expressão universal, inspirado por modelos medievais e unificado pela
prevalência de características comuns a todos os escritores da época.
c) O Romantismo, como estilo de época,
constitui, basicamente, um fenômeno estético-literário, desenvolvido em
oposição ao intelectualismo e à tradição racionalista e clássica do século
VIII.
d) O Romantismo, ou melhor, o espírito
romântico, pode ser sintetizado numa única qualidade: a imaginação. Pode-se
creditar à imaginação a capacidade extraordinária dos românticos de criarem
mundos imaginários.
e) O Romantismo possui características
como o subjetivismo, o ilogismo, o senso de mistério, o exagero, o culto da
natureza e o escapismo.
24 – (UFV-MG) Quanto à diferença de conceitos da relação
homem/mundo, expresso pela arte e pela literatura, pode-se afirmar:
I – No Barroco, essa relação se mostra emocional; pode-se
dizer dramática.
II – No Romantismo, essa relação se mostra pessimista,
procurando na natureza um lugar de refúgio idealizado.
III – No Barroco, essa relação mostra-se equilibrada, liberta
de forças contrárias.
IV – No Neoclassicismo e no arcadismo, essa relação se mostra
orientada por critérios racionais e intelectuais.
V – No Romantismo, essa relação se mostra mediada pela visão
e interpretação científica da realidade.
Assinale a opção correta:
a) Todas as alternativas estão corretas.
b) Apenas as alternativas I, II e III
estão corretas.
c) Apenas as alternativas I, IV e V
estão corretas.
d)
Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
e) Apenas as alternativas II, III e IV
estão corretas.
25 – (UFU-MG) O homem de todas as épocas se preocupa com a
natureza. Cada período a vê de modo particular. No Romantismo, a natureza
aparece como:
a) Um cenário cientificamente estudado
pelo homem; a natureza é mais importante que o elemento humano.
b) Um cenário estático, indiferente; só
o homem se projeta em busca de sua realização.
c) Um cenário sem importância nenhuma; é
apenas pano de fundo para as emoções humanas.
d)
Confidente do poeta, que compartilha seus sentimentos com a
paisagem; a natureza se modifica de acordo com o estado emocional do poeta.
e) Um cenário idealizado onde todos são
felizes e os poetas são pastores.
26 – (UFPA) Os versos abaixo são de Soares de Passos:
Vai alta a
lua! na mansão da morte
Já meia-noite
com vagar soou.
Que paz
tranquila; dos vaivéns da sorte
Só tem
descanso quem ali baixou.
Que paz
tranquila! ... mas eis longe, ao longe
Funérea campa
com fragor rangeu;
Branco
fantasma semelhante a um monge,
Dentre os
sepulcros a cabeça ergueu.
Caracterizam o ultra romantismo devido:
a) À introspecção subjetiva.
b) À predestinação para a grandeza.
c) À beleza estética.
d)
Ao gosto pelo fúnebre e ao tom melodramático.
e) À relação entre Deus e o homem.
Muito bom! Me ajudou a fixar o assunto, obrigada mesmo.
ResponderExcluiramei
ResponderExcluirAdorei
ResponderExcluir