segunda-feira, 11 de novembro de 2024

NOTÍCIA: ESTUDANTES LEEM, MAS NÃO ENTENDEM - FRAGMENTO - COM GABARITO

 Notícia: Estudantes leem, mas não entendem – Fragmento

        Brasília (Agência Estado) – O aluno brasileiro não compreende o que lê, revela o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgado esta semana. Entre 32 países submetidos ao teste, o Brasil ficou em último lugar. A prova mediu a capacidade de leitura de estudantes de 15 anos, independentemente da série em que estão matriculados.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpf2gcB018CZ-qAGpu8To-fyYCcZZZ13IwpF-Dywpc6BecUgaFVFCwXG1u2w1wcFs67pll_jgNKm21hMmEJoOlHRwX7dBOjMRj8056i6EyTpgKZT8uJqlwVuMAncVlEVrXrQfSO5vXW0fOKqEiYZ3roP7Jn_QSsxaMWWiGRbyoDXIu2tiTQHNPiLu8SBM/s320/PISA.png


    “Esperava um desastre pior”, disse o ministro da Educação, Paulo Renato Souza, ao anunciar o resultado. Em primeiro lugar ficou a Finlândia. Em penúltimo, à frente do Brasil, o México. Dos 32 países avaliados, 29 fazem parte da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – entidade que reúne nações desenvolvidas, como os Estados Unidos ou o Reino Unido, e outras nem tanto, como a Polônia e a República Checa. Os demais países participantes foram Brasil, Letônia e Rússia.

        A prova foi aplicada no ano passado, envolvendo ao todo 265 mil estudantes de escolas públicas e privadas. No Brasil, participaram 4,8 mil alunos de 7ª e 8.ª série do ensino fundamental e do 1º e 2º ano do ensino médio. O objetivo foi verificar o preparo escolar de adolescentes de 15 anos, tendo em vista os desafios que terão pela frente na vida adulta.

        [...]

www.Oliberal.com.br/arquivo/noticias/atualidade/n05122001index4.htm.

Fonte: Português – José De Nicola – Ensino médio – Volume 1 – 1ª edição, São Paulo, 2009. Editora Scipione. p. 177-178.

Entendendo a notícia:

01 – Qual o principal resultado da avaliação do Pisa em relação à capacidade de leitura dos estudantes brasileiros?

      O principal resultado foi que os estudantes brasileiros, de maneira geral, não compreendem o que leem. O Brasil ficou em último lugar entre os 32 países participantes.

02 – Qual a faixa etária dos estudantes que participaram da avaliação?

      A avaliação foi aplicada em estudantes com 15 anos, independentemente da série em que estivessem matriculados.

03 – Quais os possíveis impactos desse resultado para o futuro dos estudantes brasileiros?

      A falta de compreensão da leitura pode limitar o desempenho dos estudantes em outras disciplinas, dificultar o acesso ao ensino superior e, consequentemente, restringir suas oportunidades no mercado de trabalho.

04 – Quais países obtiveram os melhores resultados na avaliação do Pisa?

      A Finlândia ficou em primeiro lugar, seguida por outros países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como os Estados Unidos e o Reino Unido.

05 – Qual a importância de avaliações como o Pisa para o sistema educacional de um país?

      O Pisa serve como um indicador da qualidade do ensino e permite comparar o desempenho dos estudantes brasileiros com os de outros países. Os resultados podem auxiliar na identificação de áreas que precisam de melhorias no sistema educacional e na formulação de políticas públicas mais eficazes.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário