Notícia: Estudantes leem, mas não entendem – Fragmento
Brasília (Agência Estado) – O aluno
brasileiro não compreende o que lê, revela o resultado do Programa
Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), divulgado esta semana. Entre 32 países
submetidos ao teste, o Brasil ficou em último lugar. A prova mediu a capacidade
de leitura de estudantes de 15 anos, independentemente da série em que estão
matriculados.
“Esperava um desastre pior”, disse o
ministro da Educação, Paulo Renato Souza, ao anunciar o resultado. Em primeiro
lugar ficou a Finlândia. Em penúltimo, à frente do Brasil, o México. Dos 32
países avaliados, 29 fazem parte da Organização para Cooperação e
Desenvolvimento Econômico (OCDE) – entidade que reúne nações desenvolvidas,
como os Estados Unidos ou o Reino Unido, e outras nem tanto, como a Polônia e a
República Checa. Os demais países participantes foram Brasil, Letônia e Rússia.
A prova foi aplicada no ano passado,
envolvendo ao todo 265 mil estudantes de escolas públicas e privadas. No
Brasil, participaram 4,8 mil alunos de 7ª e 8.ª série do ensino fundamental e
do 1º e 2º ano do ensino médio. O objetivo foi verificar o preparo escolar de
adolescentes de 15 anos, tendo em vista os desafios que terão pela frente na
vida adulta.
[...]
www.Oliberal.com.br/arquivo/noticias/atualidade/n05122001index4.htm.
Fonte: Português – José
De Nicola – Ensino médio – Volume 1 – 1ª edição, São Paulo, 2009. Editora
Scipione. p. 177-178.
Entendendo a notícia:
01
– Qual o principal resultado da avaliação do Pisa em relação à capacidade de
leitura dos estudantes brasileiros?
O principal resultado foi
que os estudantes brasileiros, de maneira geral, não compreendem o que leem. O
Brasil ficou em último lugar entre os 32 países participantes.
02
– Qual a faixa etária dos estudantes que participaram da avaliação?
A avaliação foi
aplicada em estudantes com 15 anos, independentemente da série em que
estivessem matriculados.
03
– Quais os possíveis impactos desse resultado para o futuro dos estudantes
brasileiros?
A falta de
compreensão da leitura pode limitar o desempenho dos estudantes em outras
disciplinas, dificultar o acesso ao ensino superior e, consequentemente,
restringir suas oportunidades no mercado de trabalho.
04
– Quais países obtiveram os melhores resultados na avaliação do Pisa?
A Finlândia ficou
em primeiro lugar, seguida por outros países da Organização para Cooperação e
Desenvolvimento Econômico (OCDE), como os Estados Unidos e o Reino Unido.
05
– Qual a importância de avaliações como o Pisa para o sistema educacional de um
país?
O Pisa serve como
um indicador da qualidade do ensino e permite comparar o desempenho dos
estudantes brasileiros com os de outros países. Os resultados podem auxiliar na
identificação de áreas que precisam de melhorias no sistema educacional e na
formulação de políticas públicas mais eficazes.
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