segunda-feira, 25 de novembro de 2024

CONTO: O DIABO - (FRAGMENTO) - LIEV TOLSTÓI - COM GABARITO

 Conto: O diabo – Fragmento

            Liev Tolstói

        “Meu Deus, meu Deus! O que é que eu faço? Será que vou acabar mesmo sucumbindo?”, dizia a si mesmo “Não posso tomar alguma medida? Ora, eu preciso fazer alguma coisa. Não, preciso agir com determinação. Não pensar nela!”, ordenava-se a si mesmo. “Não pensar!”, e de repente começava a pensar, enxergava-a diante de si, via-a à sombra dos bordos.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjsX4HCCIMnyWJKGu2ysrdHDONLM76EJYi4wDESu4o4haH8ufH5LhLl1saPqVN8Q-VEKYyR4LcNGH581KdzFoBoC1OFAnbi7HjZsLKVuV8MIYrvvB27En3Rh-YHo77OKOIptBj8NKOCkUDjuNgWmJv1gGe35RDMV7KtYIE9OBArihuJstaNIw-DE_qJIs/s320/DEUS.png


        Lembrou-se de uma história que lera sobre um velho monge que, para fugir à tentação de uma mulher sobre a qual devia pousar a mão para curá-la, colocou a outra mão num braseiro e queimou os dedos. Refletiu. “É, estou mais bem preparado para queimar os dedos do que para sucumbir”. E, certificando-se de que não havia ninguém por perto, acendeu um fósforo e pôs um dedo na chama. “Vamos, pense nela agora”, disse com ironia. Sentiu dor, afastou bruscamente o dedo chamuscado e jogou fora o fósforo, rindo de si mesmo. “Que absurdo! Não é assim que se resolve o problema. Tenho é que tomar providências para não vê-la mais, ir embora daqui ou afastá-la. Sim, afastá-la! [...]”.

        [...] Ai, Deus, com que fascínios sua imaginação a [Stiepanida] desenhava! E isso se repetiu não uma, mais cinco, seis vezes. E quanto mais a desenhava maior era o fascínio. Ela nunca lhe parecera tão sedutora.

        Sentia que ia perdendo a vontade própria, que estava a ponto de enlouquecer. A severidade consigo mesmo não enfraquecera um minuto; ao contrário, percebia toda a vileza de seus desejos, de suas ações, porque esperá-la no bosque era uma ação. Sabia que bastaria deparar-se com ela em qualquer lugar, no escuro, e quem sabe tocá-la, para se render ao sentimento. Sabia que só a vergonha perante os outros, perante ela e perante si mesmo o continha. E sabia também que buscava circunstâncias que escondessem essa vergonha – o escuro e aquele toque, no qual essa vergonha seria abafada pela paixão animal. E por saber que era um criminoso vil,  desprezava-se e odiava-se com todas as forças da alma. Detestava-se porque ainda não se entregara. Rezava a Deus todos os dias pedindo que lhe desse forças, que o salvasse da perdição, todos os dias decidia não dar nem mais um passo, não a olhar mais, esquecê-la. Todos os dias imaginava meios de livrar-se dessa alucinação, e os punha em prática.

        Mas tudo em vão.

        [...] Tudo em sua casa era tão bom, alegre e puro, mas sua alma era suja, vil e horrível. Ievguiêni passou a noite angustiado por saber que, apesar do nojo sincero que sentia por sua fraqueza, apesar de firme intenção de romper com Stiepanida, no dia seguinte aconteceria a mesma coisa.

        “Não, impossível”, disse consigo, andando de um lado para outro no quarto. “Tem que haver alguma coisa que eu possa fazer contra isso. Meu Deus! O que fazer?” [...].

Liev Tolstói. “O diabo”. In: O diabo e outras histórias. São Paulo: Cosac Naify, 2001, p. 138-151.

Fonte: Linguagem em Movimento – língua Portuguesa Ensino Médio – vol. 1 – 1ª edição – FTD. São Paulo – 2010. Izeti F. Torralvo/Carlos A. C. Minchillo. p. 164-165.

Entendendo o conto:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Sucumbindo: não resistindo, cedendo.

·        Vileza: indignidade, baixeza, infâmia.

·        Bordos: árvores de cuja seiva se extrai um xarope adocicado.

·        Vil: desprezível, indigno, sem valor.

02 – Qual a principal luta interna que o protagonista vivencia? Como ele tenta superar essa batalha entre razão e desejo? A autoflagelação como forma de punição é eficaz?

      Conflitos psicológicos: O protagonista trava uma batalha constante entre seus desejos carnais e suas convicções morais. A tentação é representada pela figura de Stiepanida, que simboliza o pecado e a transgressão.

      Mecanismos de defesa: A autoflagelação é um mecanismo de defesa primitivo e ineficaz. Ela demonstra a angústia do personagem e sua incapacidade de lidar com seus impulsos de forma racional.

      A busca pela redenção: O protagonista busca constantemente a redenção, mas seus esforços são sabotados por seus próprios desejos.

03 – Qual o papel de Stiepanida na narrativa? Ela é uma tentação, um símbolo do pecado ou algo mais complexo? Como a visão do protagonista sobre ela evolui ao longo do fragmento?

      Símbolo da tentação: Stiepanida é mais do que apenas uma mulher; ela representa o pecado e a força irresistível da paixão.

      Objeto de desejo: A beleza e a sedução de Stiepanida exercem um fascínio incontrolável sobre o protagonista, intensificando sua luta interna.

      Evolução da visão: A visão do protagonista sobre Stiepanida é ambivalente. Ele a deseja ardentemente, mas também a culpa por sua própria fraqueza.

04 – O protagonista se reconhece como um "criminoso vil". Quais os dilemas morais que ele enfrenta? A sociedade da época influenciava esses dilemas?

      Dilema ético: O protagonista se sente culpado por seus desejos e pela possibilidade de trair sua esposa. Ele questiona sua própria moralidade e se vê como um pecador.

      Influência social: A sociedade da época exercia uma forte pressão moral sobre os indivíduos, reforçando a ideia do pecado e da culpa.

      Vergonha e autodesprezo: O protagonista experimenta profundos sentimentos de vergonha e autodesprezo por seus desejos, o que o leva a se isolar e a se torturar psicologicamente.

05 – A fé desempenha um papel importante na vida do protagonista. Como a religião se relaciona com sua luta interna? Ela o fortalece ou o fragiliza?

      Fé e culpa: A religião oferece ao protagonista um sistema de valores e uma busca pela redenção. No entanto, sua fé é abalada por seus próprios desejos, gerando um sentimento de culpa e angústia.

      Oração e penitência: A oração e a penitência são recursos utilizados pelo protagonista para tentar controlar seus impulsos e se aproximar de Deus.

      Falha da fé: A fé, apesar de ser importante para o protagonista, não é suficiente para superar seus conflitos internos.

06 – A linguagem utilizada por Tolstói para descrever os sentimentos do protagonista é intensa e vívida. Que recursos linguísticos são utilizados para transmitir a angústia e a confusão do personagem?

      Intensidade emocional: Tolstói utiliza uma linguagem rica em adjetivos e comparações para transmitir a intensidade dos sentimentos do protagonista.

      Fluxos de consciência: O narrador acompanha os pensamentos caóticos do protagonista, revelando a complexidade de sua mente.

      Repetição: A repetição de determinadas palavras e expressões enfatiza a obsessão do protagonista por Stiepanida e sua luta interna.

07 – A natureza humana: O fragmento levanta questões sobre a natureza humana. Qual a visão de Tolstói sobre os desejos, a fraqueza e a capacidade de mudança do ser humano?

      Intensidade emocional: Tolstói utiliza uma linguagem rica em adjetivos e comparações para transmitir a intensidade dos sentimentos do protagonista.

      Fluxos de consciência: O narrador acompanha os pensamentos caóticos do protagonista, revelando a complexidade de sua mente.

      Repetição: A repetição de determinadas palavras e expressões enfatiza a obsessão do protagonista por Stiepanida e sua luta interna.

08 – Apesar de ser um conto do século XIX, o tema da luta interna entre razão e desejo é universal. Quais as semelhanças e diferenças entre as experiências do protagonista e os dilemas que enfrentamos na sociedade contemporânea?

      Relevância contemporânea: Os conflitos internos do protagonista são universais e atemporais, pois todos nós enfrentamos dilemas semelhantes entre razão e emoção, desejo e dever.

      Complexidade da condição humana: A obra nos convida a refletir sobre a complexidade da condição humana e a importância de compreender nossos próprios desejos e motivações.

 

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