quarta-feira, 13 de novembro de 2024

NOTÍCIA: Á LUZ DAS SOMBRAS - SUPERINTERESSANTE - COM GABARITO

 Notícia: À luz das sombras

        Uma mancha negra gigantesca escureceu e apavorou Nova York. Era o ano de 1915 e acabara de ser erguido o primeiro arranha-céu da cidade, o Equitable Building, com 40 andares. A sombra projetada pelo prédio de 166 metros, na época o mais alto do mundo, engolia quatro quarteirões, escurecia edifícios que o cercavam e deixava sem luz até pequenas fazendas que ainda existiam na região. Os nova-iorquinos se enfureceram, temendo que a cidade fosse devorada pelas sombras caso os construtores de Manhattan decidissem seguir o modelo estabelecido pelo Equitable. O protesto dos moradores resultou numa lei que regulamentou a altura das construções. A partir de 1916, com o surgimento de um plano diretor, edifícios passaram a ser projetados com um recuo à medida que os andares ficavam mais altos, levando-se em consideração as sombras que eles não poderiam fazer nos vizinhos – daí a origem da arquitetura característica da cidade, visível em construções como o Empire State Building, que afina quanto mais alto fica.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8EuDwAtkLeS5vOLV2pVlTpA0w9NiDFD1xFl3a1nBp4MK6TPIY5C7hiXU9OCT-3XHK16Ot-PRfVapbrtWMyK5zstFLi91Yn-31UrBtoaf6NvMshiVrAU6Jlph7ddeh8yFxRZfZYf5NpkmFLZsNj3kB3dmLeVvu1w27XbajKvkIo6ksKuOupVCI9NArj90/s320/NOVA%20yORQUE.png


        O episódio da metrópole apavorada pela penumbra descreve bem a má reputação que as sombras carregam. De um eclipse lunar a uma silhueta se esgueirando sobre uma parede, as sombras sempre foram consideradas entidades estranhas, cercadas de mistério, superstição e medo. Na Guerra do Peloponeso, por exemplo, o general ateniense Nícios permitiu que suas tropas fossem capturadas pelos espartanos após se recusar a bater em retirada durante um eclipse lunar. Para os nativos da ilha de Wetar, na Indonésia, se a silhueta de uma pessoa levar um golpe, ele certamente ficará doente nos dias seguintes. Na África Subsaariana, o povo Songhay acredita que a sombra pode ser atacada, roubada e até devorada em algum macabro ritual de bruxaria.

        Mas o que exatamente são as sombras? Essa é uma pergunta que nos fazemos desde crianças, quando ainda não somos capazes de respondê-la. Um experimento realizado pelo psicólogo suíço Jean Piaget revelou que a maneira como as crianças percebem as sombras varia de acordo com a idade. A partir dos 5 anos, tendem a achar que são feitas do mesmo material que a noite – a escuridão. Depois, entre os 6 e 8 anos, acreditam que sejam objetos materiais. Só mais tarde, a partir dos 9 anos, é que elas percebem que as sombras são fruto da relação entre os objetos e a luz. Já é algo muito próximo do que entendemos quando nos tornamos adultos: sombras são áreas escuras onde a luz foi bloqueada. E, apesar do costume de utilizarmos esse conceito apenas quando vemos uma borda entre o claro e o escuro, essa definição pode ser facilmente aplicada à noite, uma enorme sombra que ocupa o céu por cerca de 12 horas do dia.

Superinteressante, ed. 201, jun. 2004.

Fonte: Português – José De Nicola – Ensino médio – Volume 1 – 1ª edição, São Paulo, 2009. Editora Scipione. p. 216.

Entendendo a notícia:

01 – A história de Nova York em 1915 demonstra uma preocupação com as sombras que ultrapassa a mera estética. Qual a relação entre o medo das sombras e o desenvolvimento urbano daquela época?

      Essa pergunta incentiva a reflexão sobre como os aspectos culturais e sociais influenciam a percepção e o tratamento de fenômenos naturais, como as sombras, e como isso pode impactar decisões urbanísticas.

02 – A crença de que as sombras podem ser atacadas ou roubadas é comum em diversas culturas. Como você explica a persistência dessas crenças ao longo da história e em diferentes sociedades?

      Respostas pessoal do aluno. Sugestão: A questão busca entender a dimensão simbólica e cultural das sombras, explorando as razões pelas quais elas são associadas a conceitos como medo, mal e o sobrenatural.

03 – O experimento de Jean Piaget revela diferentes estágios na compreensão das sombras pelas crianças. Qual a importância de entender como as crianças percebem o mundo para a educação e o desenvolvimento cognitivo?

      A pergunta direciona o foco para a psicologia do desenvolvimento, explorando a relação entre a percepção das sombras e o desenvolvimento do pensamento abstrato nas crianças.

04 – A notícia menciona a noite como uma "enorme sombra que ocupa o céu". Essa metáfora pode ser estendida para outras áreas do conhecimento? De que forma a noção de sombra pode ser utilizada para representar conceitos abstratos?

      Essa pergunta incentiva a reflexão sobre o caráter metafórico das sombras, explorando suas possíveis aplicações em diversas áreas, como a literatura, a filosofia e a arte.

05 – A arquitetura de Nova York foi influenciada pela preocupação com as sombras. Existem outros exemplos na história da arquitetura onde as sombras desempenharam um papel importante na concepção dos edifícios?

      A pergunta busca explorar a relação entre a arquitetura e a luz, mostrando como as sombras podem influenciar a forma e a função dos espaços construídos.

06 – As sombras são frequentemente associadas ao medo e ao desconhecido. No entanto, elas também podem ser utilizadas para criar efeitos estéticos e expressivos na arte e na fotografia. Como você explica essa dualidade da sombra?

      Essa questão explora a natureza ambígua das sombras, mostrando como elas podem evocar tanto emoções negativas quanto positivas.

07 – A notícia menciona a má reputação das sombras. No entanto, a ciência nos permite compreender a formação das sombras de forma racional. Como você concilia a explicação científica com as crenças e mitos associados às sombras?

      A pergunta busca promover uma reflexão sobre a relação entre a ciência e a cultura, explorando como o conhecimento científico pode coexistir com as crenças e mitos que fazem parte da história da humanidade.

 

 

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