Música(Atividades): Cuitelinho
Renato
Teixeira
Cheguei na beira do porto
Onde as onda se espáia
As garça dá meia volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia, ai, ai
Onde as onda se espáia
As garça dá meia volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia, ai, ai
Ai quando eu vim
da minha terra
Despedi da parentáia
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras paraguaias
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes batáia, ai, ai
da minha terra
Despedi da parentáia
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras paraguaias
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes batáia, ai, ai
A tua saudade corta
Como aço de naváia
O coração fica aflito
Bate uma, a outra faia
E os óio se enche d´água
Que até a vista se atrapáia, ai...
Como aço de naváia
O coração fica aflito
Bate uma, a outra faia
E os óio se enche d´água
Que até a vista se atrapáia, ai...
Eu vou pegar seu retratinho
E colocar numa medalha
Com seu vestidinho branco
E um laço de cambraia
Coloca-la no meu peito
Onde o coração trabalha, ai, ai.
Composição:
Antônio Carlos Xando / Paulo Emílio Vanzolini / Milton Silva Campos do
Nascimento / Wagner Tiso Veiga.
Entendendo a canção:
01 – O verso que faz uso de
linguagem formal é:
a)
“Que até a vista se atrapáia”.
b)
“Cheguei na beira do porto”.
c)
“O coração fica aflito”.
d)
“Ai quando eu vim”.
02 – A letra da canção
apresenta uma linguagem:
( ) Formal.
(X) Informal.
03 – Usando a linguagem
formal:
a)
Faça a concordância nominal, onde for
necessário, da 1ª estrofe.
“Cheguei na beira do porto
Onde as onda se espalham
As garças dão meia volta
E sentam na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia, ai, ai”.
Onde as onda se espalham
As garças dão meia volta
E sentam na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia, ai, ai”.
b)
Transcreva a última estrofe.
“Eu vou pegar seu
retratinho
E colocar numa
medalha
Com seu vestidinho
branco
E um laço de
cambraia
Coloca-la no meu
peito
Onde o coração
trabalha, ai, ai.”
04 – Retire da canção todas
as palavras que rimam com espáia.
Espáia –
parentáia – bataia – navaia – atrapaia – faia – caia.
05 – Esta escrita favoreceu
a rima. Quais palavras, se escrita na língua culta, não estariam neste grupo de
palavras?
Parentada – cair.
06 – Mesmo o texto sendo
escrito numa linguagem informal, foi possível compreendê-lo? Faça um resumo do
texto.
Sim. Conta a
história de um soldado que despede dos parentes, entra no Mato Grosso e vai
para o Paraguai enfrentar uma guerra. Sente saudade e chora.
07 – Em que sentido foi
usado os seguintes versos: “A saudade corta / Feito aço de navaia”.
(X) Conotativo.
(
) Denotativo.
08 – Nos seus primeiros
versos da canção, o eu poético diz que chegou em um determinado lugar. Nesse
lugar, ele narra alguns acontecimentos. Explique seu entendimento sobre essa
narração.
O eu poético
chega à beira do porto, observa as ondas da praia, vê as garças voando por
sobre as ondas e percebe que o cuitelinho não gosta de que os botões da rosa
caiam no chão.
09 – O que é o cuitelinho?
Nome dado ao
beija-flor na região centro-oeste.
10 – Quando é o provável
conflito a que refere o poema?
A Guerra do
Paraguai.
11 – Transmitida por
gerações, a canção “Cuitelinho”, manifesta aspectos culturais de um povo, nos
quais se inclui sua forma de falar, além de registrar um momento histórico.
Depreende-se disso que a importância em preservar a produção cultural de uma
nação consiste no fato de que produções como a canção Cuitelinho evidenciam a:
a)
Recriação da realidade brasileira de forma
ficcional.
b)
Criação neológica na língua portuguesa.
c)
Formação da identidade nacional por
meio da tradição oral.
d)
Incorreção da língua portuguesa que é falada
por pessoas do interior do Brasil.
e)
Padronização de palavras que variam
regionalmente, mas possuem mesmo significado.
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