quarta-feira, 20 de maio de 2020

TEXTO: O RÁDIO FORMA IMAGENS - ROBERT MCLEISH - COM GABARITO


Texto: O rádio forma imagens
        
   Robert Mcleish

        Trata-se de um meio cego, mas que pode estimular a imaginação, de modo que logo ao ouvir a voz do locutor o ouvinte tente visualizar o que ouve, criando na mente a figura do dono da voz. Que imagens são criadas quando a voz transmite um conteúdo emocional? – uma entrevista com esposas reunidas na boca de um poço após terem notícia de um acidente numa mina de carvão, a alegria hesitante de parentes que estão em lados opostos do mundo, ligados pelo programa de um DJ.
     Ao contrário da televisão, em que as imagens são limitadas pelo tamanho da tela, as imagens do rádio são do tamanho que você quiser. Para o escritor de peças radiofônicas, é fácil nos envolver numa batalha entre duendes e gigantes, ou fazer a nossa espaçonave pousar num estranho e distante planeta. Criada por efeitos sonoros apropriados e apoiada pela música adequada, praticamente qualquer situação pode ser trazida ao ouvinte. Como disse um colegial ao ser perguntado sobre as novelas da televisão: “Prefiro o rádio, o cenário é bem melhor”.
        Será o rádio mais preciso? Naturalmente, um meio visual leva vantagem quando se demonstra um procedimento ou uma técnica, e uma simples imagem vale por muitas palavras de descrição. Tanto o som como a imagem são suscetíveis a distorções de seletividade, e no noticiário cabe à integridade do indivíduo que está no local produzir um relato o mais justo, honesto e factual possível. No caso do rádio, sua grande capacidade de apelar diretamente à imaginação não deve permitir a interpretação individual de um evento factual, para não dizer o exagero deliberado desse evento por parte do radialista. Quem faz textos e comentários para o rádio escolhe as palavras de modo a criar as devidas imagens na mente do ouvinte e, assim fazendo, torna o assunto inteligível e a ocasião memorável.
                   Produção de rádio – Um guia abrangente de produção radiofônica. Trad. Mauro Silva. São Paulo, Summus, 2001.
Fonte: Livro – Ler, entender, criar – Português – 6ª Série – Ed. Ática, 2007 – p. 192-5.
Entendendo o texto:
01 – Por que o autor do texto afirma que o rádio é um meio cego?
      Porque o rádio não exibe imagens.

02 – O que são vozes com conteúdo emocional?
      São as vozes de pessoas envolvidas em situações de angústia ou de alegria.

03 – Releia o trecho abaixo:
        “[...] as imagens do rádio são do tamanho que você quiser”.
Como você entende essa afirmação do autor?
      No rádio, o locutor descreve as imagens com palavras e, portanto, tem mais liberdade para criar cenários, personagens e situações.

04 – Releia o trecho em que um colegial compara as novelas de TV às do rádio:
        “Como disse um colegial ao ser perguntado sobre as novelas de televisão: ‘Prefiro o rádio, o cenário é bem melhor’”.
Como você entende essa afirmação?
      O rádio permite que o ouvinte use a imaginação. Um cenário descrito no rádio pode ser mais bonito na imaginação do ouvinte do que um cenário já pronto mostrado na televisão.

05 – Na sua opinião, que tipo de repórter tende a ser mais preciso ao relatar fatos: o profissional do rádio ou da televisão? Argumente para justificar a sua opinião.
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Que cuidado um profissional do rádio deve ter ao transmitir, por exemplo, a notícia de um acidente grave numa rodovia?
      Usar palavras precisas (para não permitir a interpretação individual do evento) e evitar o exagero deliberado.

07 – Qual deve ser a principal preocupação de quem escreve textos para serem transmitidos pelo rádio?
      Criteriosa seleção das palavras, para tornar o assunto inteligível e a ocasião, memorável, digna de ser lembrada.

08 – O texto que você leu foi escrito em três parágrafos. Qual a ideia desenvolvida no primeiro parágrafo?
      A ideia de que o rádio não transmite imagens, mas desperta a imaginação do ouvinte.

09 – Ao expor suas ideias, o autor emprega o recuso da comparação.
a)    A qual outro meio de comunicação ele compara o rádio?
À TV.

b)   Em que aspecto o rádio é diferente desse outro meio de comunicação?
O fato de os cenários, personagens e situações serem transmitidos por palavras e efeitos sonoros dá mais liberdade à criação do escritor de peças radiofônicas e à imaginação do ouvinte.

c)   Em que aspecto os dois meios de comunicação podem ser semelhantes?
Sem o cuidado dos profissionais de comunicação, tanto do rádio como a TV podem distorcer os fatos.

10 – Ao comparar os dois meios de comunicação, o autor do texto comenta também a questão ética, afirmando que tanto o rádio como a TV devem ter um compromisso com a verdade. O que você pensa sobre isso? Você confia nas informações que recebe pelo rádio ou pela TV? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

11 – Ao concluir o texto, o autor se detém na questão ética do rádio e volta a comentar a ideia contida no primeiro parágrafo. Segundo ele, o que possibilita aos ouvintes a criação de imagens livres de exageros, a compreensão dos fatos e a emoção?
      A adequada seleção das palavras.

12 – O título do texto está adequado? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

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