quarta-feira, 5 de março de 2025

ARTIGO DE OPINIÃO: É ÍNDIO OU NÃO É ÍNDIO? DANIEL MUNDURUKU - COM GABARITO

 Artigo de opinião: É índio ou não é índio?

                            Daniel Munduruku

        Certa feita tomei o metrô até a praça da Sé. Eram os primeiros dias que estava em São Paulo e gostava de andar de metrô e ônibus. Tinha um gosto especial em mostrar-me para sentir a reação das pessoas quando me viam passar. Queria poder ter a certeza de que as pessoas me identificavam como índio a fim formar minha autoimagem.

 FONTE:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5tBiSmGlvXtl4DUGNxY6rdEUDQKD6BgOOa_6ImP6rTIM2FFqj80Mid2zdHSp8I-l2jRt5G00x7NhheYQVXKWgV-ZyiMNs8aFKTyfToyNb7PkoJOYkDiNEnMiAw9edXwgHXq74oNPBw4WvghdZ1aS6RyI1seCTNuRomzQpAdklEgXnOzaKEKm4HVCT0Ag/s1600/SE.jpg


        Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima a baixo quando entrei no metrô:

        -- Você viu aquele moço que entrou no metrô? Parece que é índio – disse a primeira senhora.

        -- É, parece. Mas eu não tenho tanta certeza assim. Viu que ele usa calça jeans? Não é possível que ele seja índio usando de branco. Acho que não é índio de verdade – retrucou a outra senhora.

        -- É poder ser. Mas você viu o cabelo dele? É lisinho, lisinho. Só índio tem cabelo assim, desse jeito. Acho que ele é índio, sim – defendeu-me a primeira.

        -- Sei não. Você viu que ele usa relógio? Índio vê a hora olhando para o tempo. O relógio do índio é o sol, a lua, as estrelas… Não é possível que ele seja índio – argumentou a outra.

        -- Mas ele tem o olho puxado – disse a primeira senhora.

        -- E também usa sapatos e camisa – ironizou a segunda.

        -- Mas tem as maçãs do rosto muito salientes. Só os índios tem rosto desse jeito. Não, ele não nega. Só pode ser um índio, e parece ser dos puros.

        -- Não acredito. Não existem mais índios puros – afirmou cheia de sabedoria a segunda senhora. – Afinal, o que um índio estaria fazendo andando de metrô? Índio de verdade mora na floresta, carrega arco, flecha, caça, pesca, planta mandioca. Acho que não é índio coisa nenhuma…

        -- Você viu o colar que ele está usando? Parece que é de dentes. Será que é de dentes de gente?

        -- De repente até é. Ouvi dizer que ainda existem índios que comem gente medrou a segunda senhora.

        -- Você não disse que achava que ele era índio? Por que está com medo?

        -- Por via das dúvidas...

        -- O que você acha de falarmos com ele?

        -- E se ele não gostar?

        -- Paciência… Ao menos nós teremos as informações mais precisas, você não acha?

        -- É, eu acho, mas confesso que não tenho muita coragem de iniciar um diálogo com ele. Você pergunta? – Isto dito pela segunda senhora que, a esta altura, já se mostrava um tanto constrangida.

        -- Eu pergunto.

        Eu estava ouvindo a conversa de costas para as duas e de vez em quando ria com vontade. De repente, senti um leve toque de dedos. Virei-me. Infelizmente, elas demoraram a chamar-me. Meu ponto de desembarque estava chegando. Olhei para elas, sorri e disse:

        -- Sim!

MUNDURUKU, Daniel. Histórias de índio. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997, p. 34.

Fonte: Linguagem Nova. Faraco & Moura. 5ª série – 17ª ed. 3ª impressão – São Paulo – Editora Ática – 2003. p. 95-96.

Entendendo o artigo:

01 – Por que Daniel Munduruku gostava de andar de metrô e ônibus em São Paulo?

      Ele gostava de andar de metrô e ônibus para sentir a reação das pessoas ao vê-lo e para formar sua autoimagem.

02 – O que as duas senhoras discutiam sobre Daniel no metrô?

      Elas discutiam se Daniel era ou não índio, baseando-se em sua aparência e nas roupas que ele usava.

03 – Quais características físicas de Daniel foram mencionadas pelas senhoras como indicativas de que ele poderia ser índio?

      Elas mencionaram seu cabelo liso, olhos puxados e maçãs do rosto salientes.

04 – Por que uma das senhoras duvidava que Daniel fosse índio?

      Ela duvidava porque ele usava calça jeans, relógio, sapatos e camisa, itens que ela não associava com a imagem de um índio.

05 – O que uma das senhoras sugeriu fazer para confirmar se Daniel era índio?

      Ela sugeriu falar com ele para obter informações mais precisas.

06 – Qual foi a reação de Daniel ao ouvir a conversa das senhoras?

      Ele ria com vontade enquanto ouvia a conversa de costas para as duas senhoras.

07 – Como Daniel respondeu quando as senhoras finalmente o abordaram?

      Ele sorriu e disse "Sim" quando elas o chamaram, pouco antes de seu ponto de desembarque chegar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário