quinta-feira, 30 de outubro de 2025

NOTÍCIA: RIO CUBATÃO É CONTAMINADO POR PETRÓLEO APÓS VAZAMENTO NA TRANSPETRO - FRAGMENTO - COM GABARITO

 Notícia: Rio Cubatão é contaminado por petróleo após vazamento na Transpetro – Fragmento

        Rio Cubatão foi atingido por um vazamento de petróleo na noite desta terça-feira (22). O material, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cestesb), é proveniente do Terminal Terrestre de Cubatão da Transpetro, localizado às margens do manancial. Ainda não é possível quantificar a área da contaminação, nem os prejuízos. Por segurança, a captação de água foi parcialmente suspensa e o abastecimento na região pode ser afetado. 

        [...]

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-j64Xy2SIKA-G_ZtW-ebOBhSWm_8tPq50mkynMQUzMmMAfQtwRVq-PIs_tf6LVWBnAG3BXTEjTUTpgeJpqqpaml-kYC0oXehoXEAHYfdD14ZK5Mzlp57zhRQxvV1EM7e4bHR3Xd1mK5AP-SQz3P2wv69WKdLhkPkxvKTr0CE2cHqaE-RP774S1ORjzlM/s320/OLEO.jpg


        A Companhia Ambiental disse que ainda não é possível identificar os reais danos ambientais, nem estimar o volume vazado de petróleo, que vazou de uma caixa de válvula de transferência do produto, causando o transbordo para uma galeria de drenagem. Os técnicos acompanham a continuidade das ações de rescaldo e a colocação de barreiras ao longo do rio, bem como a realização da limpeza e remoção do material na área externa à empresa.

        [...]

        Possível falta d’água

        [...] O manancial fornece água à Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão e, por conta do ocorrido, a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) precisou reduzir de 4,2 mil litros para 3 mil litros, preventivamente, a produção no sistema.

A medida foi tomada para preservar a qualidade da água distribuída à população e a integridade dos equipamentos da estação, que é responsável por quase 50% da água tratada produzida na região. [...]

        [...].

RIO Cubatão é contaminado por petróleo após vazamento na Transpetro. A Tribuna, 23 mar. 2016. Disponível em: www.ultragazsantos.com.br/rio-cubatao-e-contaminado-por-petroleo-apos-vazamento-na-transpetro. Acesso em: 2 abr. 2019.

Fonte: Set Brasil. Ensino Fundamental, anos finais, 6º ano, livro 2. Thaís Ginícolo Cabral – São Paulo: Moderna, 2019. p. 368.

Entendendo a notícia:

01 – Qual foi a causa da contaminação do Rio Cubatão mencionada na notícia?

      A contaminação do Rio Cubatão foi causada por um vazamento de petróleo proveniente do Terminal Terrestre de Cubatão da Transpetro.

02 – O que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou sobre a quantificação da área contaminada e o volume de petróleo vazado?

      A Cetesb informou que ainda não é possível quantificar a área da contaminação, os prejuízos, nem estimar o volume de petróleo vazado.

03 – Por que a Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) suspendeu parcialmente a captação de água e reduziu a produção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão?

      A medida de suspensão e redução da produção foi tomada por segurança, para preservar a qualidade da água distribuída à população e a integridade dos equipamentos da estação, devido à contaminação.

04 – Qual foi a redução na produção de água tratada na ETA Cubatão, tomada como medida preventiva?

      A Sabesp precisou reduzir a produção de água na ETA Cubatão de 4,2 mil litros para 3 mil litros, preventivamente.

05 – O que os técnicos estão fazendo para conter o vazamento e realizar a limpeza?

      Os técnicos estão acompanhando as ações de rescaldo, a colocação de barreiras ao longo do rio, e a realização da limpeza e remoção do material na área externa à empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário