Poema: Ritmo
Cecília Meireles
O ritmo em que gemo
doçuras e mágoas
é um dourado remo
por douradas águas.

Tudo, quando passo,
olha-me e suspira.
– Será meu compasso
que tanto os admira?
Cecília Meireles. Vaga música. Obra Poética. Aguilar, 1972.
Fonte: Gramática da
Língua Portuguesa Uso e Abuso. Suzana d’Avila – Volume Único. Editora do Brasil
S/A. Ensino de 1º grau. 1997. p. 73.
Entendendo o poema:
01
– Na primeira estrofe, o "ritmo" em que o eu lírico "gemo
doçuras e mágoas" é comparado a um "dourado remo por douradas
águas." O que esta metáfora sugere sobre a natureza desse ritmo?
A metáfora sugere
que o ritmo com que o eu lírico expressa suas emoções (alegrias e tristezas) é
controlado, harmonioso e artisticamente belo. O "remo" nas
"águas" indica um movimento constante e medido (o ritmo), e o uso do
adjetivo "dourado" confere a essa expressão uma qualidade nobre, preciosa
e poética, transformando até o "gemido" em arte.
02
– Qual é o tema central explorado na relação entre o título do poema
("Ritmo") e o conteúdo da primeira estrofe?
O tema central é
a forma ou o modo como a subjetividade e a emoção são transformadas em
expressão. O poema sugere que o que define o eu lírico não é apenas o que ele
sente ("doçuras e mágoas"), mas o ritmo, a cadência ou a harmonia com
que essas emoções, por mais contraditórias que sejam, se manifestam no mundo.
03
– Identifique e analise o recurso estilístico utilizado nos versos da segunda
estrofe: "Tudo, quando passo, / olha-me e suspira."
O recurso é a
Personificação (ou Prosopopeia). O mundo inanimado ou a totalidade das coisas
("Tudo") é dotado de características e emoções humanas, como a
capacidade de "olhar" e "suspirar". Isso eleva o ritmo e o
movimento do eu lírico a um nível de encanto ou fascínio universal, sugerindo
que sua cadência poética emociona a própria natureza.
04
– Na segunda estrofe, o eu lírico utiliza o termo "compasso" na
pergunta. Qual é a relação semântica entre "compasso" e
"ritmo" no contexto do poema?
No contexto do poema,
"compasso" é sinônimo de "ritmo" ou "medida". A
palavra reforça a ideia de que a admiração do mundo se deve à regularidade,
harmonia e à cadência do movimento do eu lírico. O compasso é o princípio
estruturante, quase musical, que organiza poeticamente a expressão das suas
emoções.
05
– Qual é a reflexão principal que o eu lírico faz na segunda estrofe, após
notar a reação do "Tudo" ao seu redor?
A reflexão principal é um
autoquestionamento sobre o valor e a fonte do seu encanto. O eu lírico
reconhece o fascínio que exerce sobre o mundo ("olha-me e suspira") e
indaga se a razão dessa admiração está na organização estética, na harmonia
inerente ou na beleza rítmica de sua expressão ("Será meu compasso que
tanto os admira?").
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