sexta-feira, 17 de outubro de 2025

POEMA: RITMO - CECÍLIA MEIRELES - COM GABARITO

 Poema: Ritmo

          Cecília Meireles

O ritmo em que gemo
doçuras e mágoas
é um dourado remo
por douradas águas.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7o8TUBjndPY8HY1Rx4CUIcHI-ahSXFC0eyDYSpFC2-IJ-Wy430entaelch4E1Mc1oQBF5EN0NZwFEEX26AjvlTaxfYrvOPS3Mb7rkWtu2OJ4IKJJeM3wTO2sfXQlqttMJAryCAxDWFz6mwgDPgIip4UjIkDS3mLweP6KSofPHj5Lm26QKxjQV7US0rjY/s1600/RITMO.jpg



Tudo, quando passo,
olha-me e suspira.
– Será meu compasso
que tanto os admira?

Cecília Meireles. Vaga música. Obra Poética. Aguilar, 1972.

Fonte: Gramática da Língua Portuguesa Uso e Abuso. Suzana d’Avila – Volume Único. Editora do Brasil S/A. Ensino de 1º grau. 1997. p. 73.

Entendendo o poema:

01 – Na primeira estrofe, o "ritmo" em que o eu lírico "gemo doçuras e mágoas" é comparado a um "dourado remo por douradas águas." O que esta metáfora sugere sobre a natureza desse ritmo?

      A metáfora sugere que o ritmo com que o eu lírico expressa suas emoções (alegrias e tristezas) é controlado, harmonioso e artisticamente belo. O "remo" nas "águas" indica um movimento constante e medido (o ritmo), e o uso do adjetivo "dourado" confere a essa expressão uma qualidade nobre, preciosa e poética, transformando até o "gemido" em arte.

02 – Qual é o tema central explorado na relação entre o título do poema ("Ritmo") e o conteúdo da primeira estrofe?

      O tema central é a forma ou o modo como a subjetividade e a emoção são transformadas em expressão. O poema sugere que o que define o eu lírico não é apenas o que ele sente ("doçuras e mágoas"), mas o ritmo, a cadência ou a harmonia com que essas emoções, por mais contraditórias que sejam, se manifestam no mundo.

03 – Identifique e analise o recurso estilístico utilizado nos versos da segunda estrofe: "Tudo, quando passo, / olha-me e suspira."

      O recurso é a Personificação (ou Prosopopeia). O mundo inanimado ou a totalidade das coisas ("Tudo") é dotado de características e emoções humanas, como a capacidade de "olhar" e "suspirar". Isso eleva o ritmo e o movimento do eu lírico a um nível de encanto ou fascínio universal, sugerindo que sua cadência poética emociona a própria natureza.

04 – Na segunda estrofe, o eu lírico utiliza o termo "compasso" na pergunta. Qual é a relação semântica entre "compasso" e "ritmo" no contexto do poema?

      No contexto do poema, "compasso" é sinônimo de "ritmo" ou "medida". A palavra reforça a ideia de que a admiração do mundo se deve à regularidade, harmonia e à cadência do movimento do eu lírico. O compasso é o princípio estruturante, quase musical, que organiza poeticamente a expressão das suas emoções.

05 – Qual é a reflexão principal que o eu lírico faz na segunda estrofe, após notar a reação do "Tudo" ao seu redor?

      A reflexão principal é um autoquestionamento sobre o valor e a fonte do seu encanto. O eu lírico reconhece o fascínio que exerce sobre o mundo ("olha-me e suspira") e indaga se a razão dessa admiração está na organização estética, na harmonia inerente ou na beleza rítmica de sua expressão ("Será meu compasso que tanto os admira?").

 

 

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