Notícia: Chuva de prata no céu do Japão
A abertura das Olimpíadas de 2020, em Tóquio, promete ser brilhante. Uma empresa japonesa, a Star-ALE, quer colorir o céu da capital japonesa com uma chuva artificial de meteoros. A ideia é lançar um satélite que chegue a até 80 km de altitude. Lá em cima, mil bolinhas coloridas de madeira serão liberadas e, ao entrarem na atmosfera, vão queimar e produzir luzes iguais à de meteoros naturais. Aqui debaixo, o brilho dessas partículas, que deve ser maior que o de Sirius, a estrela mais luminosa do céu, poderá ser visto a até 100 km de Tóquio por 30 milhões de pessoas. Mas o satélite não vagará para sempre na órbita terrestre. Em 25 anos, ele entrará novamente na atmosfera e deve virar uma estrela luminosa. [...]
Efeitos espaciais.
CARBONARI, Pâmela. Superinteressante. São Paulo: Abril, p. 11, jul. 2016.
(Fragmento).
Fonte: Linguagens e
suas tecnologias – Volume I – 1° ano – SEDUC – Thelma de Carvalho Guimarães –
p. 10.
Entendendo a notícia:
01 – O adjetivo brilhante, empregado na primeira frase
do texto, foi usado com sentido literal ou figurado? Explique.
Podemos dizer que
o adjetivo foi usado com os dois sentidos, literal e figurado: Literal porque o
efeito produzido pelos meteoros artificiais realmente será brilhante, luminoso;
e figurado porque o espetáculo promete ser admirável, notável – um dos
significados conotativos de brilhante.
02 – Identifique o trecho em
que a jornalista usou expressões de valor semântico oposto (antônimas) para
criar coesão no texto e explique como isso foi feito.
O trecho é este:
“Lá em cima, mil bolinhas coloridas de madeira serão liberadas [...]. Aqui
debaixo, o brilho dessas partículas [...]” Ao usar as expressões Lá em cima e
Aqui debaixo em duas frases sequenciais, a jornalista criou um paralelo entre
essas frases, o que ajuda o leitor a acompanhar o desenvolvimento do
raciocínio. Na primeira frase, descreve-se como a empresa japonesa produzirá a
“chuva de prata” e, na segunda, como o espetáculo vai se revelar aos olhos dos
espectadores em terra.
03 – O substantivo próprio Tóquio é retomado adiante por uma
expressão sinônima, o que também contribui para a coesão. Identifique essa
expressão.
“... colorir o
céu da capital japonesa”.
04 – Proponha sinônimos que
poderiam substituir os termos ideia,
liberadas, entrarem, vagará e virar, sem prejuízo para o sentido geral das
frases.
Resposta pessoal
do aluno. Sugestões:
·
Ideia – proposta.
·
Liberadas – lançadas, soltas.
·
Entrarem – ingressarem.
·
Vagará – flutuará.
·
Virar – converter-se em, transformar-se
em.
Boa noite, como adiquerir seu material para usar em sal de aula. esse material é otimo!
ResponderExcluirClique em cima e copie. Cole numa página com Word.
Excluir