Charge: Enturmação
MOA. Jornal do
Comércio. Porto Alegre, 6 ago. 2007.
Fonte:
Linguagens e suas tecnologias – Volume I – 1° ano – SEDUC – Thelma de Carvalho
Guimarães – p. 19.
Entendendo a charge:
01 – A charge trata de uma
situação recorrente no sistema educacional brasileiro. Qual é essa situação e o
posicionamento do texto a respeito dela?
A situação é sala
lotada de alunos, o posicionamento é de que o sistema educacional aumente sala
de aulas, pra que isso não ocorra.
02 – O chargista valeu-se da
hipérbole tanto no plano verbal como no plano visual para conferir
expressividade ao texto. Explique como isso foi feito.
No plano verbal a
professora avisa que se sobrar tempo ela vai dar aula. No plano visual a
quantidade de alunos amontoados.
03 – Como o semblante dos
alunos contribui para a construção do sentido da charge?
Estão todos com a
cara feia, ou seja, revoltados com a situação.
04 – Você concorda com a
crítica apresentada pela charge? Por quê? Conhece os argumentos daqueles que
pensam de maneira diferente? Qual é sua opinião a respeito?
Resposta pessoal
do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário