quarta-feira, 23 de agosto de 2023

A LENDA DO MANACÁ - COM GABARITO

 A lenda do Manacá

Numa terra bem distante onde as flores encantavam a todos, o rei pediu novas flores a seus súditos.

Em cada casa era cultivada com muito carinho sementes diferentes para levar a apreciação do rei.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXTrzicVnuUBKXgUpUIi1CFIjVG2UBRRQ4WdHRb-hjuzSqdtL-_rvHQLUMinOgjsJarsd3Vty-nf0FQ1-QAEl9jcFAXr__-zu3F-foR1x7fdhM0IFLKMIgMzPFs-nmTxwOL-o650MF49emWxQFqSyst0JP1GqWdBgiqrFN3ueLrTZJqrgKXghBWGdNnBg/s320/manaca.jpg


Neste ano em especial ele não queria as plantas florescidas. Pediu para cada um colocar as sementes em vasos, quando florescessem ele chamaria o ganhador.

O rei também dizia que se a flor conquistasse o coração de alguma de suas filhas o jardineiro poderia com ela se casar.

Numa destas famílias, dois irmãos se mantinham ocupados a criar belas plantas. Um criou uma delicada flor branca e o outro a mesma delicada flor num tom lilás bem suave.

A vontade de vencer era muita. Mas estava deixando os irmãos infelizes. O amor fraternal falava mais alto. Man semeou a flor branca e Acá semeou a lilás.

E em cada vaso tinha o nome do criador da nova planta. Durante a noite Man resolveu mudar as sementes porque acreditava que a sua seria a vencedora.

E assim colocou a sua semente no vaso do irmão. Ele pensou: meu irmão é mais velho e vai ficar muito feliz casando com a filha do rei. Eu tentarei no próximo ano.

Uma fada vendo o acontecido se encheu de ternura e durante a noite dividiu e misturou as sementes. No dia marcado todos levaram ao palácio os vasos com as sementes plantadas.

Caberia as filhas do rei aguá-las até florescerem. E poderiam escolher casar com o dono da mais bela flor, se esta fosse a sua vontade. E assim na primavera todos os vasos estavam floridos. E as princesas se encantaram com dois vasos em especial.

Eles tinham flores lilases e brancas. Em dois vasos nasceram flores idênticas. Flores de duas cores nascidas de uma só planta. Cada vaso tinha o nome de quem plantou. Numa estava escrito Man e no outro Acá.

O rei anunciou que as duas plantas iguais seriam as vencedoras e teriam um só nome e assim nasceu o Manacá.

E as filhas do rei ao conhecerem os nobres irmãos jardineiros, criadores de tão lindas flores se apaixonaram como que por encanto. E neste reino, reina paz e harmonia a sombra dos “manacás”.

 

Entendendo o texto

01. Qual era o desejo do rei em relação às flores cultivadas por seus súditos?

O rei queria que seus súditos cultivassem sementes em vasos, e ele escolhesse o vencedor quando as flores florescessem.

02. Qual foi o escolhido para o vencedor se casar com uma das filhas do rei?

O vencedor teria a chance de se casar com uma das filhas do rei se a flor conquistasse o coração de uma delas.

03. O que os dois irmãos realizaram para a competição de flores? Os dois irmãos empreendedores delicadas flores, uma branca e outra lilás suave.

04. O que um dos irmãos fez para tentar garantir que ele seria o vencedor?

Um dos irmãos, chamado Man, trocou as sensações do vaso do irmão durante a noite na esperança de que sua flor seria a vencedora.

05. O que a fada fez quando viu o que o irmão Man fez?

A fada, ao ver a ação de Man, misturou e dividiu as sensações durante a noite.

06. Como as princesas do rei se envolveram na competição de flores?

As princesas regaram as sementes nos vasos até que florescessem, e tinham a possibilidade de escolher casar com o dono da flor mais bela.

07. O que se tornou os vasos de flores de Man e Acá especiais? Os vasos de flores de Man e Acá tinham flores idênticas, uma lilás e outra branca, nascidas da mesma planta.

08. O que aconteceu quando o rei viu os vasos de flores idênticos?

O rei anunciou que as duas flores idênticas seriam as vencedoras e que teriam um só nome, nascendo assim o "Manacá".

09. Além da competição, o que as filhas do rei sentiram ao conhecer os irmãos noivos?

As filhas do rei se apaixonaram pelos nobres irmãos descobertos, criadores das belas flores.

10. Como o conto termina?

      O reino passou a ser governado com paz e harmonia sob a sombra dos "manacás", nome dado às flores idênticas criadas pelos irmãos.

 

 

 

 

domingo, 20 de agosto de 2023

FILME(ATIVIDADES): A ILHA DO DR. MOREAU - JOHN FRANKENHEIMER - COM GABARITO

 FILME(ATIVIDADES): A ILHA DO DR. MOREAU

Duração: 1h 35 min

Direção: John Frankenheimer, Paul Rubell ,...

Elenco: David Thewlis, Fairuza Balk, Ron Perlman,...

Gêneros: Fantasia, Ação, Terror

Nacionalidade: EUA

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjK6vMp7r_2bdIK289h80pjK3HXAl_AcfMkIpjwDDWgVI06RUJVgumaMkGyEF-As1KFCeR5-TsfpEUAO6tbZvOAWyLG2goQAWCFz-lrBRH0SAC7LrniOM2cDG3x-kr7WQxzL1vLSoQAP_zloyitHtpYAm10x5Kg3S3bnRzhI15-D5AFyVfAikyew0Tkqpo/s320/a-ilha-do-dr-moreau.jpg

SINOPSE E DETALHES

 

Um homem sofre um acidente de avião e, depois de vários dias, é resgatado por um cientista que o leva a uma remota ilha, onde um famoso geneticista faz experiências com o DNA e tenta criar uma raça perfeita. A partir da combinação de células humanas e animais, o cientista procura criar novos seres que são controlados através de dispositivos que causam dor. O filme traz o cientista como aquele que busca no sucesso individual, a superação do estado de natureza humano. No filme, o caminho que as pesquisas tomam permite pensar na ciência como detentora de um poder que se compara ao poder divino.

 Entendendo o filme

 01. Qual é o gênero do filme "A Ilha do Dr. Moreau"?

         O filme "A Ilha do Dr. Moreau" é um filme de ficção científica e terror.

02. Qual é a premissa básica da história?

         A história segue um naufrágio que leva um homem a uma ilha misteriosa onde um cientista, Dr. Moreau, realiza experimentos de genética modificada em animais para torná-los semelhantes a humanos.

03. Quem é o autor do livro que inspirou o filme e qual é o título do livro?

         O livro é "A Ilha do Dr. Moreau" e foi escrito por HG Wells.

04. Quem é o ator principal que interpreta o personagem Edward Douglas no filme?

         O ator principal que interpreta Edward Douglas é David Thewlis.

05. Qual é o nome do cientista responsável pelos experimentos genéticos na ilha?

          O cientista é chamado de Dr. Moreau e interpretado por Marlon Brando.

06. Quem interpreta o assistente do Dr. Moreau, Montgomery?

          Val Kilmer interpreta o assistente Montgomery no filme.

07. Quais são algumas das criaturas modificadas geneticamente que habitam a ilha?

As criaturas incluem animais modificados para se assemelharem a humanos, como o Homem-Leão e o Homem-Porco.

08. Quais são alguns dos temas examinados no filme "A Ilha do Dr. Moreau"?

         O filme aborda temas como ética científica, limites da experimentação, identidade e natureza humana.

09. Qual é a atmosfera geral do filme em termos de suspense e tensão?

         O filme cria uma atmosfera de suspense e tensão à medida que os segredos da ilha e dos experimentos são gradualmente revelados.

10. O filme "A Ilha do Dr. Moreau" é uma adaptação direta do livro ou há algumas diferenças?

         O filme é uma adaptação do livro de HG Wells, mas também incorpora algumas mudanças e elementos próprios da interpretação cinematográfica.

 

 

 

 

 

 

FILME(ATIVIDADES): O MENINO DA PORTEIRA - JEREMIAS MOREIRA FILHO - COM GABARITO

 FILME(ATIVIDADES): O MENINO DA PORTEIRA

 

Informações do Filme: 95 minutos

Direção: Jeremias Moreira Filho

Gênero: Aventura – Drama

Ano: 2009

País de origem: Brasil

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9YJBIIWPEcETWWyOXxSTvHl2M-nK2PGEXil_nOjxpIAuEUMqoASmtfwlhlmYPuUWtrRVLK_068cNwUID37FPyTSWLnnpfsz1nIbUwolpnUrMs_QbjO5jSHrbEABiIInWW9tW0-WLhNJwwPleqvoGtvmFisKj70KqlBjffFfdlE3PWK3v47KlPaaRhUso/s320/porteira.jpg

01. Qual é o gênero cinematográfico do filme "O Menino da Porteira"?

          O filme "O Menino da Porteira" é um drama com elementos de aventura e música.

02. Baseado em que canção famosa da música sertaneja o filme é inspirado?

         O filme é inspirado na canção "O Menino da Porteira", interpretada originalmente por Sérgio Reis.

03. Qual é o contexto inicial da história? Onde Zezinho chega?

          Zezinho chega à fazenda Ouro Fino, onde conhece Diogo, o "Menino da Porteira".

04. Qual é a importância do relacionamento entre Zezinho e Diogo no filme?

          O relacionamento entre os dois personagens é central na narrativa, pois aborda temas de amizade, lealdade e apoio mútuo.

05. Além da amizade, qual é outro elemento importante na trama do filme?

        A relação entre Zezinho e Juliana, filha do fazendeiro, é outro elemento significativo na trama.

06. O que motiva Zezinho a enfrentar desafios e adversidades no filme?

         Zezinho é motivado por sua desenvoltura em ajudar os amigos, preservar os valores de Diogo e lutar pela justiça na fazenda.

07. Qual é o cenário rural em que a história se passa?

          A história se passa em uma fazenda chamada Ouro Fino, em uma região rural.

 

FILME(ATIVIDADES): FILMEFOBIA - KIKO GOIFMAN

 FILME(ATIVIDADES): FILMEFOBIA

 FilmeFobia é um documentário que fala sobre a fobia das pessoas. Kiko Goifman é o diretor e ator do filme. No elenco do filme aparecem atores, fóbicos reais e atores fóbicos. Goifman, que é fóbico de sangue, encarna também a função de ator e aparece em algumas sequências no filme. Segundo Goifman "escolhi para mim um papel fácil, eu só tinha que desmaiar".

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzgbqQEsrjK3P3ENhwG1FXkwCansBxJi91KJI9-ab8wj2R5bBEFHpLmjlj3J_h5Jak1STedBGtQGI34maqZebJXj2FCyF2pNYr8Vwqdy-upWzvDpnUkclDVqIxWwaqW0fMIHU5GsluSRD9j4QiKnH_z0A3Hmp_qIBQdVtQMWF7x25QKMABcqY7hT9aA9Y/s320/FILMEFOBIA.jpg
Ficha técnica completa

Título

FilmeFobia (Original)

Ano produção

2008

Dirigido por

Kiko Goifman

Estreia

1 de Maio de 2009 ( Brasil )
Outras datas 

Duração

84 minutos

Classificação

 16 - Não recomendado para menores de 16 anos

Gênero

Drama Fantasia Ficção Científica Suspense Terror Thriller

Países de Origem

Brasil

Entendendo o Filme

 01. Qual é a ideia central do filme?

"FilmeFobia" é um filme brasileiro dirigido por Kiko Goifman e lançado em 2008. O filme é um documentário experimental que explora questões relacionadas à identidade, preconceito, pertencimento e representação. A ideia central do filme é analisar como a imagem e a representação audiovisual realizada a percepção das pessoas sobre si mesmos e sobre os outros.

02. Que assuntos são abordados no filme?

O filme aborda a noção de "filme-fobia", que é a ansiedade ou o medo que algumas pessoas sentem em relação à sua própria imagem na tela. Ele explora essa ideia por meio de entrevistas com indivíduos que sentem sentimentos de desconforto ao se verem em filmagens, muitas vezes devido a questões de autoimagem, insegurança e medo de julgamento.

03. Qual é a origem do termo "filme-fobia" e como ele é explorador no filme?

O termo "filme-fobia" é usado para descrever a ansiedade e desconforto que algumas pessoas sentem ao se verem em imagens em movimento, como vídeos ou filmes. No filme, essa ideia é explorada por meio de entrevistas e análises de pessoas que experimentam essa sensação.

04. De que maneira o diretor Kiko Goifman aborda a questão da autopercepção e da imagem no filme?

O diretor aborda essa questão ao entrevistar indivíduos que sentem sentimentos de desconforto e insegurança em relação à sua própria imagem, investigando as razões por trás dessas emoções.

05. Quais são alguns dos métodos visuais ou estilísticos usados ​​no filme para criar uma experiência experimental?

O filme usa técnicas como montagem não convencional, sobreposições de imagens, efeitos visuais e trilha sonora incomum para criar uma experiência cinematográfica experimental.

06. Além da "filme-fobia", quais outras questões são abordadas ao longo do filme?

O filme também explora questões de representação na mídia, preconceito, identidade étnica e cultural, bem como a influência das imagens nas características individuais.

07. Por que o filme é considerado um "documentário experimental"?

O filme é chamado de "documentário experimental" devido ao seu estilo não convencional de narrativa, que incorpora elementos visuais, auditivos e inovadores para explorar seus temas.

08. Como as entrevistas com pessoas que experienciam "filme-fobia" criaram para a narrativa do filme?

As entrevistas fornecem insights emocionais e psicológicos sobre como a relação com a própria imagem afetam essas pessoas, adicionando profundidade à exploração temática do filme.

09. De que maneira o filme examina a representação de minorias étnicas e culturais na mídia?

O filme analisado como as representações na mídia pode influenciar a autoidentificação de minorias étnicas e culturais, destacando como essas representações podem ser prejudiciais ou limitadas.

10. Qual é a intenção do diretor ao usar técnicas experimentais na realização do filme?

A intenção é criar uma experiência sensorial única que estimule a reflexão do público sobre os temas do filme e questione as convenções tradicionais de documentários.

11. O filme apresenta soluções ou insights sobre como lidar com a "filme-fobia" ou a influência da mídia na autopercepção?

Embora o filme não forneça necessariamente soluções concretas, ele incentiva a conscientização sobre essas questões e provoca a discussão sobre como abordá-las.

12. Como "FilmeFobia" aborda a interseção entre a psicologia individual e a influência social nas raízes da imagem?

O filme examina como fatores individuais, como a autoimagem e a ansiedade, são moldados e influenciados pela representação social nas mídias e na sociedade.

 

 

 

MÚSICA(ATIVIDADES): CHEGASTE - ROBERTO CARLOS (PART.JENNIFER LOPEZ) - COM GABARITO

 MÚSICA(ATIVIDADES): CHEGASTE

                Roberto Carlos Part. Jennifer Lopez

 

Tanto tempo já vai caminhando
E ainda me pego recordando
Lágrimas rolaram dos meus olhos, enxuguei mais de uma vez
Tenho algumas marcas que ficaram em meu sorriso nesses anos
E também lembranças tão bonitas que o tempo não desfez

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFhoONLn5-eR0G5EbAvte0gCZuRvQvLG8JZgIuFRpHgyCqMPt00hsqlvjcRw4ND6Fjo7XE4ZTGzBQxlamPVBmj3_Al2BIKfLGdUcsKvTZ1-fQc80szdGX1GMYxJb0a8j5kUUFIPw6DyfLYNi6wuLlhwwZTN5ehjJU5MIj_LxuXo7lrOQXO7FE7JO3rmNM/s320/chegaste.jpg

Quem diria que você viria sem dizer que vinha
Porque nunca é tarde
Para apaixonar-se

 

Chegaste
Senti na minha boca um te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero
Chegaste
E ouvi da tua boca um te quero
Pra se apaixonar sempre é tempo
Necessitava um amor sincero

 

E agora que eu conheço os caminhos
Que me levam pros seus braços
Agora que o silencio é uma carícia que a felicidade traz
Você e o seu sorriso iluminam minha vida e meus espaços
E chega me dizendo num sorriso não me deixe nunca mais

 

Quem diria que você  viria sem dizer que vinha
Porque nunca é tarde
Para apaixonar-se

 Chegaste

Senti na minha boca um te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero
Chegaste
E ouvi da tua boca um: te quero
Pra se apaixonar sempre é tempo
Necessitava um amor sincero

 

Quem diria que você viria sem dizer que vinha
Porque nunca é tarde
Para apaixonar-se

 Chegaste

Senti na minha boca um te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero
Chegaste
E ouvi da tua boca um te quero
Pra se apaixonar sempre é tempo
Necessitava um amor um amor

 

Chegaste
Senti na minha boca um te quero
Como um doce com caramelo
Necessitava um amor sincero

 Entendendo o texto

 01. Qual é o tema da canção?

O tema principal é o amor e a conexão entre duas pessoas que finalmente se encontraram.

02. O eu lírico na música é masculino e feminino?

O eu lírico é masculino e é interpretado por Roberto Carlos.

03. Como a música descreve a emoção de encontrar alguém especial?

Ela descreve uma sensação de alegria e realização ao encontrar alguém que traz felicidade e significado à vida.

04. Qual é o sentimento predominante expresso na música?

O amor é o sentimento predominante, enfatizando a importância do encontro de almas afins.

05. Quais são algumas das emoções mencionadas na música?

Emoções: Alegria, felicidade, amor, realização.

06. Além do amor, quais são outros temas implícitos na música?

Temas implícitos: Conexão emocional, plenitude, encontro de almas gêmeas.

07.  Existe marcas de oralidade na música?

           Sim, é possível identificar algumas marcas de oralidade. As marcas de oralidade são características linguísticas que refletem o modo como as pessoas falam naturalmente, em oposição à linguagem formal escrita. Aqui estão algumas marcas possíveis de oralidade na música:

Uso de contrações: O uso de contrações como "tá" em vez de "está" e "pra" em vez de "para" é comum na linguagem falada.

Exemplo na música: "Como um sol que surgindo / Pra clarear a escuridão"

Uso de pronomes pessoais sujeitos omitidos: Na linguagem falada, é comum omitir o pronome pessoal sujeito quando ele já está implícito pelo contexto.

Exemplo na música: "Mas chegaste e me achaste aqui"

Uso de formas verbais simplificadas: Em algumas partes da música, as formas verbais são simplificadas, seguindo um padrão mais próximo da fala.

Exemplo na música: "Tu vieste iluminar"

Vocabulário informal: O uso de palavras mais informais e cotidianas também é uma característica da oralidade.

Exemplo na música: "Eu tava só, olhando os meus sentimentos"

Repetição e ênfase: Na linguagem falada, é comum repetir palavras ou frases para enfatizar um ponto, e isso pode ser observado na música.

Exemplo na música: "E é tão bom tão bom, ter alguém assim"

 

  

 

 

 

 

 

 

 

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

POEMA: TERCEIRA DOR - ALPHONSUS DE GUIAMARAENS - COM GABARITO

     POEMA: TERCEIRA DOR

                      Alphonsus de Guimaraens

 

É Sião que dorme ao luar. Vozes diletas
Modulam salmos de visões contritas...
E a sombra sacrossanta dos Profetas
Melancoliza o canto dos levitas.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6_hZOEowClUfLhMYE26DFagKrKKc8nih_diYSfuiWDzSKZkKIzxMcSxHkK1kRs495LYUWE9FZT4QHDDj0al81pKsPRKoD0Nk6-JAXVuDZHZCaUk46UfR5NvO7pSkoQzNJiR9IEOPYYs1iZi4yZQ20AvsqHHDgH12QsnuYE908otYbcLryL-IMV1PcusA/s320/LUAR.jpg 

As torres brancas, terminando em setas, 
Onde velam, nas noites infinitas, 
Mil guerreiros sombrios como ascetas, 
Erguem ao Céu as cúpulas benditas.

As virgens de Israel as negras comas
Aromalizam com os ungüentos brancos
Dos nigromantes de mortais aromas...

Jerusalém, em meio às Doze Portas, 
Dorme: e o luar que lhe vem beijar os flancos
Evoca ruínas de cidades mortas.

 

Entendendo o poema

01. Na segunda estrofe do poema, percebe-se uma repetição sonora de cunho consonantal conhecido como

a)   aliteração.

b)   assonância.

c)   eco.

d)   onomatopeia.

e)   sinestesia. 

02. Que tema é abordado nesse poema?

          O poema é marcadamente místico e envolvido com a religiosidade católica.

03. Qual é a imagem predominante no início do poema?

No início do poema, a imagem predominante é a de Sião dormindo ao luar, enquanto vozes diletas cantam salmos e sombra sacrossanta dos Profetas melancoliza o canto dos levitas.

04. O que as torres brancas simbolizam no poema?

As torres brancas simbolizam as estruturas religiosas e espirituais de Jerusalém, onde guerreiros sombrios como ascetas vigiam e erguem cúpulas em direção ao céu.

05. Qual é o papel das virgens de Israel no poema?

No poema, as virgens de Israel aromatizam suas negras comas com os unguentos brancos dos nigromantes, criando uma imagem de beleza e mistério ligada a elementos mágicos e místicos.

06. Qual é a sensação que o luar evoca em relação a Jerusalém? O luar que beija os flancos de Jerusalém evoca a ideia de evocação de ruínas de cidades mortas, criando uma atmosfera melancólica e nostálgica que ressalta a história e as vicissitudes da cidade.

 

POEMA: COMUNHÃO - PÉRICLES EUGÊNCIO DA SILVA RAMOS - COM GABARITO

    POEMA: COMUNHÃO

                         Péricles Eugênio da Silva Ramos

    O homem que pensa é uma dádiva,

é como o pão,
é como os rios.

 Fonte:  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFAA4sd8oQdyuSFnQvFwmIwS2P2H4Ebbgj5to_FNZHWUzxop4NIviVTvjD2QK4v3Biv2KOdOPEUVThoGQStSwbH0uPqjWZmNppdR2zQmtkg0C8vNEaYdanPZVxSSyI5y_vy4fPsD8rKU3nksXVjhS5mMLcCgmAIE5enpPyQEMqZ65VU7rkt9OBa6qh87U/s320/HOMEM.jpg


O homem que pensa é franco e generoso,
é pura chuva,
tem o coração
voltado para os outros.

O homem que pensa é fonte e hóstia,
é musgo e noite,
é cor de sangue,
cor de Sol a pino.

O homem que pensa é justo e solidário:
o pensamento é trigo
a partilhar na mesa dos convivas;
o pensamento não é fruto, é todo o horto das nogueiras.

O pensamento é comunhão: bebei do vinho,
que esse é o vinho do Homem que não morre;
o pensamento é comunhão
e se oferece para que o homem seja mais humano
e viva mais humanamente:

a Lua não é Lua quando não é vista,
porém é Lua, e Lua mais terrena e mais perfeita
quando fulgura, cheia, em pleno céu,
a dar-se toda no ato de brilhar,
a desfazer-se em luz por sobre todos
.

(RAMOS. Péricles Eugênio da Silva. Poesia quase completa. Rio de Janeiro: J. Olympio. 1972. p. 137-8.)

ENTENDENDO O POEMA 

01. Qual é o tema central do poema "Comunhão" de Péricles Eugênio da Silva Ramos?

O tema central do poema é a importância do pensamento e da convivência entre os seres humanos.

02. Quais são algumas figuras de linguagem presentes no poema? No poema "Comunhão," podem ser identificadas figuras de linguagem como comparação, metáfora e personificação.

03. Qual é o papel do homem que pensa, de acordo com o poema? O homem que pensa é retratado como alguém valioso, franco, generoso, justo e solidário. Ele é comparado a elementos naturais como pão, rios, chuva, fonte e hóstia, ressaltando sua importância e influência positiva.

04. Como o pensamento é caracterizado no poema?

O pensamento é descrito como "trigo a compartilhar na mesa dos convivas", enfatizando seu caráter de comunhão e compartilhamento. Além disso, é comparado a elementos como musgo, noite e cor de sangue, ilustrando sua profundidade e diversidade.

05. Qual é a mensagem que o poema busca transmitir ao relacionar o pensamento com a Lua?

O poema sugere que o pensamento é como a Lua que brilha no céu, dando-se de forma completa e desprendida. Assim como a Lua se torna mais terrena e perfeita ao iluminar a todos, o pensamento também se enriquece ao ser compartilhado, confiante para tornar os seres humanos mais humanos e solidários uns com os outros.

          06. Analisando a oração “que pensa” no texto, observamos que é        adjetiva:

             a) restritiva, pois a capacidade de pensar é tida como algo inerente a todos os homens.

           b) restritiva, pois a palavra homem nesse caso tem seu sentido individualizado, delimitado.

         c) explicativa, pois o texto refere-se apenas àqueles homens que pensam, 

             e não a todos os homens.

        d) explicativa, pois apenas explicita uma ideia que já sabemos estar 

             contida no conceito de homem.

 

            07.“O homem que pensa é fonte e hóstia

                “e se oferece para que o homem seja mais humano.”  

               Analisando os termos em destaque no texto, assinale a alternativa que

            aponta, respectivamente, aqueles de função sintática análoga à de cada 

            uma das  orações acima assinaladas.

              a) franco/ humano

              b) terrena/ do vinho

              c) do vinho/ para os outros

              d) dos convivas/ em pleno céu

 

          08. Nas orações “ O homem que pensa que é tudo” e “: bebei o vinho, que o

            homem deu ...;a função sintática dos pronome relativos grifados são:

         a)sujeito e objeto direto; 

         b)sujeito e objeto indireto;

         c) objeto direto e adjunto adnominal;          

          d)sujeito e sujeito.