segunda-feira, 7 de outubro de 2024

NOTÍCIA: O QUE É SER ADULTO? - COM GABARITO

 Notícia: O que é ser adulto?

        “Ser adulto, para mim, é ter mais experiência, mais consciência, mais independência e enfrentar mais a vida.” Pedro P. 13 anos.

        “Ser adulta para mim é ser mais experiente e com mais responsabilidades." Ana Sophia S. 8 anos.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUpZHFZzhzpABfUM924Sj2GsBiCB2zlmYxAYk0EQMKKxMk2TQo6TTSUfW-cS0NtYJAI1_3qiOb125-gVDUvlFlomxIsmJLqe2Btc0S7tedQIiQb0zmTX-hpwfmalXY7BG_UHk_lb7AyxneBdaAtDvKhuWZFFGryv48CTvObbFKokskFF4umJV3q6vGL3g/s320/CoisasDeAdultos_noticia%20(1).jpg


        “Para mim, ser adulto é realizar ações que ajudem ou adaptem as pessoas para o mundo em qualquer profissão, porque assumir as responsabilidades é o que nos torna adultos, além de respeitar cada ser humano e preservar nosso ambiente. Ser adulto é criar um futuro melhor para as futuras gerações.” Matheus O. 13 anos.

        “Ser responsável em relação ao meio ambiente, cuidando por mim e pelos outros também. Quero que minhas ações tragam amor e felicidade às pessoas.” Ana Sophia S. 8 anos.

        Quando eu for adulto, quero...

        “Pretendo ser um adulto feliz e ter uma família, além de poder levar a cultura até várias pessoas e ser presidente do Brasil. Quando eu envelhecer, quero ter filhos que estejam bem, com muita saúde, alegrias e dinheiro, porque isso também é bom.” Pedro P. 13 anos.

Sabia o que é ser adulto para alguns leitores do Joca. Joca. 15 jan. 2020. Disponível em: https://www.jornaljoca.com.br/sabia-o-que-e-ser-adulto-para-alguns-leitores-do-joca/. Acesso em: 19 abr. 2021.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 2. Língua Portuguesa – 6º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 03.

Entendendo a notícia:

01 – Qual a principal característica da adultez, segundo as crianças entrevistadas?

      As crianças associam a adultez, principalmente, à responsabilidade. Essa responsabilidade se manifesta de diversas formas, como cuidar do meio ambiente, ajudar outras pessoas, ter uma família e até mesmo liderar um país. Além disso, a experiência e a independência também são características frequentemente mencionadas.

02 – Qual a relação entre a idade e a percepção de ser adulto?

      A idade não parece ser o fator determinante para a percepção de ser adulto. Mesmo crianças com apenas 8 anos já demonstram uma compreensão bastante madura do conceito, associando-o a responsabilidades e cuidados com o próximo. Isso indica que a percepção de ser adulto está mais ligada a atitudes e valores do que à idade cronológica.

03 – Quais são os sonhos e aspirações das crianças para o futuro?

      Os sonhos das crianças são diversos e abrangentes. Eles vão desde desejos mais pessoais, como ter uma família feliz e bem-sucedida, até aspirações mais amplas, como liderar um país e promover a cultura. Essa diversidade de sonhos reflete a riqueza da imaginação infantil e a esperança em um futuro melhor.

04 – Qual o papel do meio ambiente e das relações humanas na visão das crianças sobre a adultez?

      O meio ambiente e as relações humanas são elementos importantes na visão das crianças sobre a adultez. Elas compreendem a importância de cuidar do planeta e de construir relacionamentos baseados no amor e no respeito. Essa consciência ambiental e social demonstra uma maturidade e uma preocupação com o futuro que são inspiradoras.

05 – Como as crianças conciliam seus sonhos pessoais com a responsabilidade social?

      As crianças parecem ter uma visão integrada de seus sonhos pessoais e da responsabilidade social. Elas entendem que o sucesso pessoal está ligado ao bem-estar da comunidade e do planeta. Essa capacidade de conciliar o individual com o coletivo é um sinal de grande potencial para o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário