Notícia: O que é ser adulto?
“Ser adulto, para mim, é ter mais
experiência, mais consciência, mais independência e enfrentar mais a vida.”
Pedro P. 13 anos.
“Ser adulta para mim é ser mais
experiente e com mais responsabilidades." Ana Sophia S. 8 anos.
“Para mim, ser adulto é realizar ações
que ajudem ou adaptem as pessoas para o mundo em qualquer profissão, porque
assumir as responsabilidades é o que nos torna adultos, além de respeitar cada
ser humano e preservar nosso ambiente. Ser adulto é criar um futuro melhor para
as futuras gerações.” Matheus O. 13 anos.
“Ser responsável em relação ao meio
ambiente, cuidando por mim e pelos outros também. Quero que minhas ações tragam
amor e felicidade às pessoas.” Ana Sophia S. 8 anos.
Quando eu for adulto, quero...
“Pretendo ser um adulto feliz e ter uma
família, além de poder levar a cultura até várias pessoas e ser presidente do
Brasil. Quando eu envelhecer, quero ter filhos que estejam bem, com muita
saúde, alegrias e dinheiro, porque isso também é bom.” Pedro P. 13 anos.
Sabia o que é ser
adulto para alguns leitores do Joca. Joca. 15 jan. 2020. Disponível em: https://www.jornaljoca.com.br/sabia-o-que-e-ser-adulto-para-alguns-leitores-do-joca/.
Acesso em: 19 abr. 2021.
Fonte: Maxi: Séries
Finais. Caderno 2. Língua Portuguesa – 6º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas
de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 03.
Entendendo a notícia:
01
– Qual a principal característica da adultez, segundo as crianças
entrevistadas?
As crianças associam a
adultez, principalmente, à responsabilidade. Essa responsabilidade se manifesta
de diversas formas, como cuidar do meio ambiente, ajudar outras pessoas, ter
uma família e até mesmo liderar um país. Além disso, a experiência e a
independência também são características frequentemente mencionadas.
02
– Qual a relação entre a idade e a percepção de ser adulto?
A idade não
parece ser o fator determinante para a percepção de ser adulto. Mesmo crianças
com apenas 8 anos já demonstram uma compreensão bastante madura do conceito,
associando-o a responsabilidades e cuidados com o próximo. Isso indica que a
percepção de ser adulto está mais ligada a atitudes e valores do que à idade
cronológica.
03
– Quais são os sonhos e aspirações das crianças para o futuro?
Os sonhos das
crianças são diversos e abrangentes. Eles vão desde desejos mais pessoais, como
ter uma família feliz e bem-sucedida, até aspirações mais amplas, como liderar
um país e promover a cultura. Essa diversidade de sonhos reflete a riqueza da
imaginação infantil e a esperança em um futuro melhor.
04
– Qual o papel do meio ambiente e das relações humanas na visão das crianças
sobre a adultez?
O meio ambiente e
as relações humanas são elementos importantes na visão das crianças sobre a
adultez. Elas compreendem a importância de cuidar do planeta e de construir
relacionamentos baseados no amor e no respeito. Essa consciência ambiental e
social demonstra uma maturidade e uma preocupação com o futuro que são
inspiradoras.
05
– Como as crianças conciliam seus sonhos pessoais com a responsabilidade
social?
As crianças
parecem ter uma visão integrada de seus sonhos pessoais e da responsabilidade
social. Elas entendem que o sucesso pessoal está ligado ao bem-estar da
comunidade e do planeta. Essa capacidade de conciliar o individual com o
coletivo é um sinal de grande potencial para o futuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário