quarta-feira, 23 de outubro de 2024

CARTAS DE RECLAMAÇÃO: E A BONECA... COM GABARITO

 Cartas de reclamação: E a boneca...

        Clara pedia sempre a boneca que havia visto na loja de brinquedo em uma vez que ela e seus pais foram passear no shopping. Não que a menina fosse do tipo insistente em seus pedidos. Mas aquela boneca parecia ter algo de especial.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhmtiK9TW85V1TbNM_BZgh29V_zl3WicJjlAiZsY9L0op5oHCJdGV_esJVIxPlbAv6hu3prRgFUW5GOuWcYxdYfMFJHrbGVG1pTjPQbJFY3K30Zqx3-9vpA1IHMjrGtaHCOx1C_FLvG_KjZNpX4CG7nyS_fU1bqhx_Uq3mTM4P9P7Hs0ogjD0eQRAj0pU/s320/BONECA.png


  Porém, havia um proibitivo para a realização do seu desejo: o preço. Não adiantava qualquer argumento da vendedora com a justificativa de que o brinquedo era completo: fazia biquinho parecendo chorar, pedia colo, vinha com enxoval completo e, de quebra, um “mamãe, te amo”, capaz de derreter até mesmo os corações mais duros.

        Apesar de todo o esforço da moça, que contou até mesmo com o gentil reforço do gerente, oferecendo mirabolantes formas de pagamento, a compra da boneca teria que ser adiada.

        Assim, passou o aniversário, o Dia das Crianças e até o Natal. E a resposta era a mesma sempre:

        -- Ainda não podemos comprar a sua boneca. Tem certeza de que não pode ser outra?

        -- Outra? Não...

        -- Então, você terá que esperar.

        Paciente, Clara esperava pelo dia que pudesse embalar sua boneca que já tinha até caminha pronta, da qual Dodi, seu pequeno cão, acabou por tomar posse.

        O tempo foi passando e a menina começava a dar sinais de conformismo, diante das poucas condições financeiras da família. Mas, no café da manhã de certo fim de semana, os pais fizeram o anúncio com o qual ela já nem mais contava. E foi a mãe quem comunicou a novidade, com a maior expressão de doçura:

        -- Clara, temos uma surpresa para você. Fizemos a encomenda daquela boneca pela internet direto de uma empresa importadora. E cuide muito bem dela, pois nos custou um bom planejamento familiar para compra-la. E tem mais: nada de presenta de Natal!

        Aquela notícia despertou uma alegria incontida em Clara que disparou a falar, revelando os planos escondidos a Titi, o nome já planejado para a esperada boneca: leva-la para a escola, chamar as amigas para conhece-la, fazer batizado de mentirinha, chamar a Mariana e o Vitor para padrinhos, etc. etc. etc.

        Pelo jeito da animação e do relato dos planos futuros, a tal Titi teria um roteiro extenso de planos a cumprir.

        No dia planejado para a entrega, Clara chamou as amigas, que ficaram de plantão, aguardando o brinquedo. No toque da campainha, fez-se um animado alarido até o portão. Foi o pai que recebeu a entrega e assinou os papéis.

        Todos se apressaram para dentro da casa. E, acompanhada dos olhares curiosos, Clara abriu a caixa e acionou o botão nas costas da boneca que abriu os braços, disse “mamãe” e calou-se completamente. De nada adiantava a insistência em voltar a apertar botão, sacudir, virar, mexer, pois a esperada boneca não apresentava qualquer reação. Clara emudeceu, juntamente com as amigas inconformadas que esperavam ter uma animada tarde de brincadeira.

        No mesmo dia, o pai começou a procurar pela internet os meios de contato com a fornecedora da boneca, escrevendo e-mails e ligando diretamente para a empresa. Afinal, uma parcela da compra até já havia sido paga. Para garantir o registro da situação, ele escreveu uma carta de reclamação e enviou-a ao endereço localizado no site da fornecedora. Justificativas e pedidos de desculpas não faltaram por parte da empresa, por fim, informaram que a reposição do brinquedo poderia demorar, por se tratar de um produto importado e sem unidades de estoque na importadora.

        Clara precisou ser consolada pelos pais que não poupavam explicações para tentar recuperá-la do desânimo. Mas, depois de um tempo de espera, enfim, a campainha tocou. Clara foi até o portão e logo agarrou a caixa do entregador, correndo para dentro da casa. E, ao apertar o botão, ouviu: “mamãe, te amo”.

Texto escrito pelas autoras deste material.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 2. Língua Portuguesa – 6º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 55-56.

Entendendo a carta:

01 – Qual era o maior desejo de Clara?

      O maior desejo de Clara era ter a boneca que havia visto na loja de brinquedos, mesmo com um preço elevado.

02 – Por que os pais de Clara demoraram para comprar a boneca?

      Os pais de Clara demoraram para comprar a boneca devido ao alto custo do brinquedo, que não se encaixava no orçamento familiar.

03 – Como Clara reagiu à notícia de que finalmente teria a boneca?

      Clara ficou muito feliz e animada com a notícia, fazendo planos para brincar com a boneca.

04 – Qual foi a surpresa desagradável que Clara teve ao receber a boneca?

      A boneca não funcionava corretamente, não emitindo nenhum som ou movimento.

05 – Como os pais de Clara reagiram ao problema com a boneca?

      Os pais de Clara entraram em contato com a empresa que vendeu a boneca, solicitando a troca do produto.

06 – Qual foi a principal razão para a demora na resolução do problema?

      A demora na resolução do problema se deu pelo fato de a boneca ser um produto importado e não haver unidades em estoque na importadora.

07 – Qual a lição que podemos aprender com a história da Clara?

      A história da Clara nos mostra a importância da paciência, da compreensão e da resolução de problemas de forma justa e pacífica. Além disso, ela destaca a importância de lidar com frustrações e expectativas, que são comuns na vida.

 

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