segunda-feira, 7 de outubro de 2024

CRÔNICA: O XIS DO PROBLEMA - COM GABARITO

 Crônica: O xis do problema

        [...] Larissa lembrou de uma coisa que ela achou interessante contar, de quando ela foi a um parque de diversões desses bem famosos e, na hora da fome, escolheu um xis-salada na lanchonete do parque. E aí então...

        Larissa: O xis veio, mas a salada, nem sinal.

        Pedro: Se fosse comigo eu berrava: quero minha salada!

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQM3LNQVjYtoxuF9YCIpPqu9LnzEy27i_RH_hmY_k3SHGIqz16IwIIs1Blmq7xl8CyIbXDWd6mseVMzgsz-ajvcARm9G3JXOGayt0Yjd2-wKci3fLa2zDuMJVYCEp-vRiXOoARB3COhq6gSXJYBgOgE0a54buvedx4K7UOwVgyy18BkCqL1Qjt_4pdg8o/s320/X%20SALADA.jpg


        Clara: Bom, como o Pedro só pensa em comer, acho que ele ia fazer isso mesmo. Mas aí, com toda a razão.

        Larissa: É, mas eu reclamei. Estava escrito lá na placa da lanchonete, tinha uma foto bonita do xis-salada. Disse para a moça que eu queria o meu sanduíche inteiro. Perguntei para ela: cadê a salada?

        Joana: E aí?

        Larissa: Ela disse que tinha acabado, que não podia fazer nada.

        Pedro: E o pior é que a bobinha ficou quieta e comeu assim mesmo. Pagou um sanduíche inteiro e comeu só uma parte.

        Joana: É, a gente vai nessas lanchonetes caras, vê aquelas fotos de sanduíche, hambúrguer e sei lá mais o que, e fica com água na boca. Pede, e na hora que chega, não é tão bonito como na foto. Vem menor, as folhas de verdura meio murchinhas, aquele hambúrguer fino...

        Pedro: A gente come e fica com mais fome ainda...

        Larissa: E na televisão, então? Tem brinquedo que voa, dá soco, faz um monte de coisas, mas lá em casa não voa. Só quando o meu irmãozinho joga para todo lado. E a gente paga o pato.

        Joana: Ah! Isso é verdade mesmo. Apareceu na tevê um tênis com uma porção de cores, azul, vermelho, amarelo, tudo quadriculado. Minha irmã ficou doida para ter um igual. Aí minha mãe foi à loja com ela para ver de perto, mas só porque minha irmã estava precisando. Senão, não adiantava pedir...

        Larissa: ... lá em casa é assim: se precisa mesmo, compra, senão...

        Joana: ... só que o tênis era inteiro de uma cor só. A vendedora disse que o que apareceu na tevê era para dizer que tinha tênis de todas aquelas cores, mas cada um era de uma cor.

        Mário: E aí, ela comprou?

        Joana: Nada! Minha mãe falou pra ela: “se for para comprar de uma cor só, vamos ver outro mais barato. Esse é muito caro, não daria pra comprar nem que tivesse todas as cores e mais um pouco de ouro”.

        Mário: É só enganação.

ESSA TURMA ninguém passa para trás. IDEC. 22 jul. 2017. Disponível em: https://idec.org.br/publicacao/essa-turma-ninguem-passa-para-tras-2006. Acesso em: 4 maio 2021.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 2. Língua Portuguesa – 6º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 59.

Entendendo a crônica:

01 – Qual o tema central da crônica?

      O tema central da crônica é a diferença entre a expectativa criada pela publicidade e a realidade dos produtos, gerando frustração e decepção nos consumidores.

02 – Qual a importância do título "O xis do problema"?

      O título "O xis do problema" sugere que o problema está na falta de correspondência entre o que é anunciado e o que é entregue, ou seja, no "xis" da questão. O título também pode ser uma brincadeira com a palavra "xis", que faz parte do nome do lanche que deu origem à história.

03 – Quais as principais situações descritas na crônica que exemplificam a diferença entre a propaganda e a realidade?

      As principais situações são: a falta da salada no xis-salada, o brinquedo que não funciona como na televisão e o tênis que não tem as mesmas cores do anúncio.

04 – Qual a reação das personagens diante das situações de frustração?

      As personagens reagem de diferentes formas: Larissa reclama com a atendente da lanchonete, Pedro demonstra impaciência e desejo de obter o que foi prometido, Joana e sua irmã se decepcionam com o tênis diferente do anunciado, e Mário faz uma crítica geral à enganação da publicidade.

05 – Qual a crítica implícita da crônica à publicidade?

      A crônica critica a forma como a publicidade manipula as expectativas dos consumidores, utilizando imagens e promessas que muitas vezes não correspondem à realidade dos produtos. A publicidade é vista como uma ferramenta de enganação que leva as pessoas a desejarem produtos que não precisam ou que não atendem às suas expectativas.

06 – Qual o papel da família na história?

      A família desempenha um papel importante na história, pois é dentro do ambiente familiar que as crianças são expostas à publicidade e que os pais tentam mediar os desejos dos filhos com a realidade financeira e as necessidades da família. A mãe de Joana, por exemplo, demonstra uma postura mais realista e tenta proteger a filha da influência da publicidade.

07 – Qual a mensagem principal da crônica para o leitor?

      A mensagem principal da crônica é a necessidade de sermos críticos em relação à publicidade e não nos deixarmos levar pelas promessas e imagens idealizadas que são apresentadas. É importante comparar as informações da publicidade com a realidade dos produtos e ter consciência de que nem tudo o que vemos é como realmente é.

 

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