Crônica: O xis do problema
[...] Larissa lembrou de uma coisa que
ela achou interessante contar, de quando ela foi a um parque de diversões
desses bem famosos e, na hora da fome, escolheu um xis-salada na lanchonete do
parque. E aí então...
Larissa: O xis veio, mas a
salada, nem sinal.
Pedro: Se fosse comigo eu
berrava: quero minha salada!
Clara: Bom, como o Pedro só
pensa em comer, acho que ele ia fazer isso mesmo. Mas aí, com toda a razão.
Larissa: É, mas eu reclamei.
Estava escrito lá na placa da lanchonete, tinha uma foto bonita do xis-salada.
Disse para a moça que eu queria o meu sanduíche inteiro. Perguntei para ela:
cadê a salada?
Joana: E aí?
Larissa:
Ela disse que tinha acabado, que não podia fazer nada.
Pedro: E o pior é que a bobinha
ficou quieta e comeu assim mesmo. Pagou um sanduíche inteiro e comeu só uma
parte.
Joana: É, a gente vai nessas
lanchonetes caras, vê aquelas fotos de sanduíche, hambúrguer e sei lá mais o
que, e fica com água na boca. Pede, e na hora que chega, não é tão bonito como
na foto. Vem menor, as folhas de verdura meio murchinhas, aquele hambúrguer
fino...
Pedro: A gente come e fica com mais
fome ainda...
Larissa: E na televisão, então?
Tem brinquedo que voa, dá soco, faz um monte de coisas, mas lá em casa não voa.
Só quando o meu irmãozinho joga para todo lado. E a gente paga o pato.
Joana: Ah! Isso é verdade mesmo.
Apareceu na tevê um tênis com uma porção de cores, azul, vermelho, amarelo,
tudo quadriculado. Minha irmã ficou doida para ter um igual. Aí minha mãe foi à
loja com ela para ver de perto, mas só porque minha irmã estava precisando.
Senão, não adiantava pedir...
Larissa: ... lá em casa é assim:
se precisa mesmo, compra, senão...
Joana: ... só que o tênis era
inteiro de uma cor só. A vendedora disse que o que apareceu na tevê era para
dizer que tinha tênis de todas aquelas cores, mas cada um era de uma cor.
Mário: E aí, ela comprou?
Joana: Nada! Minha mãe falou pra
ela: “se for para comprar de uma cor só, vamos ver outro mais barato. Esse é
muito caro, não daria pra comprar nem que tivesse todas as cores e mais um
pouco de ouro”.
Mário: É só enganação.
ESSA TURMA ninguém
passa para trás. IDEC. 22 jul. 2017. Disponível em: https://idec.org.br/publicacao/essa-turma-ninguem-passa-para-tras-2006.
Acesso em: 4 maio 2021.
Fonte: Maxi: Séries
Finais. Caderno 2. Língua Portuguesa – 6º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas
de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 59.
Entendendo a crônica:
01
– Qual o tema central da crônica?
O tema central da
crônica é a diferença entre a expectativa criada pela publicidade e a realidade
dos produtos, gerando frustração e decepção nos consumidores.
02
– Qual a importância do título "O xis do problema"?
O título "O
xis do problema" sugere que o problema está na falta de correspondência
entre o que é anunciado e o que é entregue, ou seja, no "xis" da
questão. O título também pode ser uma brincadeira com a palavra
"xis", que faz parte do nome do lanche que deu origem à história.
03
– Quais as principais situações descritas na crônica que exemplificam a
diferença entre a propaganda e a realidade?
As principais
situações são: a falta da salada no xis-salada, o brinquedo que não funciona
como na televisão e o tênis que não tem as mesmas cores do anúncio.
04
– Qual a reação das personagens diante das situações de frustração?
As personagens
reagem de diferentes formas: Larissa reclama com a atendente da lanchonete,
Pedro demonstra impaciência e desejo de obter o que foi prometido, Joana e sua
irmã se decepcionam com o tênis diferente do anunciado, e Mário faz uma crítica
geral à enganação da publicidade.
05
– Qual a crítica implícita da crônica à publicidade?
A crônica critica
a forma como a publicidade manipula as expectativas dos consumidores,
utilizando imagens e promessas que muitas vezes não correspondem à realidade
dos produtos. A publicidade é vista como uma ferramenta de enganação que leva
as pessoas a desejarem produtos que não precisam ou que não atendem às suas
expectativas.
06
– Qual o papel da família na história?
A família desempenha
um papel importante na história, pois é dentro do ambiente familiar que as
crianças são expostas à publicidade e que os pais tentam mediar os desejos dos
filhos com a realidade financeira e as necessidades da família. A mãe de Joana,
por exemplo, demonstra uma postura mais realista e tenta proteger a filha da
influência da publicidade.
07
– Qual a mensagem principal da crônica para o leitor?
A mensagem principal da
crônica é a necessidade de sermos críticos em relação à publicidade e não nos
deixarmos levar pelas promessas e imagens idealizadas que são apresentadas. É
importante comparar as informações da publicidade com a realidade dos produtos
e ter consciência de que nem tudo o que vemos é como realmente é.
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