sábado, 26 de outubro de 2024

NOTÍCIA: REALISMO NO BRASIL - FRAGMENTO - FERNANDO MARINHO - COM GABARITO

 Notícia: Realismo no Brasil – Fragmento

        O Realismo no Brasil foi um importante movimento literário e teve como principal autor Machado de Assis.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjm4k_0vsWbfJAyI_DRk-lsTdjV5Nzcfc-flN93ncNCpjmyJQ1GXqfpC3M2lRvB5ORftkMjnraBWX-DdEMOxF9kvrcLznjtIsjvKzXjw97afgHSFs6L3o85zli-rfi1rBgR2fmhpkxU41LFVfs7XoktcQQ5ptR7FvIFtf3lrAjJ_vCZW9VSMRJSciNGtdM/s1600/o-violeiro-almeida-junior.jpg


        O Realismo um movimento artístico do final do século XIX que se contrapôs ao estilo anterior, o Romantismo. No Brasil, tal estilo teve como marco inicial a publicação do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas [1881], de Machado de Assis.

        [...]

        Características

        O Realismo na literatura brasileira tem algumas características fundamentais, entre as quais:

        Objetividade

        Ao contrário dos românticos, que exaltavam a subjetividade como enfoque ideal para a literatura, os realistas buscavam a maior objetividade possível, ou seja, enquanto os escritores do romantismo representavam o mundo a partir de pontos de vista ultrassentimentais ou muito pessoais, os autores realistas procuravam retratar a realidade tal qual ela era, com a menor influência pessoal possível.

        Crítica social

        Uma das marcas do Realismo é a representação das hipocrisias sociais de modo escancarado. Aqui também o movimento difere-se do Romantismo, que procurou exaltar o estilo de vida burguês. O Realismo, em oposição, critica as contradições e moralismos da elite burguesa.

        Ironia como marca retórica

        Especialmente na obra de Machado de Assis, é possível perceber um claro traço de ironia nas descrições e narrativas. Em geral, essa figura de retórica expõe críticas diversas ao grupo social representado na narrativa."

        [...]

MARINHO, Fernando. Realismo no Brasil. Brasil Escola, c2021. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/realisno-no-brasil.htm. Acesso em: 19 maio 2021.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 1. Língua Portuguesa – 7º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 85.

Entendendo a notícia:

01 – Qual a principal diferença entre o Realismo e o Romantismo na literatura brasileira?

      A principal diferença entre o Realismo e o Romantismo reside na forma como cada um aborda a realidade. Enquanto o Romantismo idealiza a realidade, exaltando os sentimentos e a subjetividade, o Realismo busca retratar a realidade de forma objetiva, crítica e realista, expondo as hipocrisias da sociedade.

02 – Quem é considerado o principal autor do Realismo no Brasil e qual sua obra marco?

      Machado de Assis é considerado o principal autor do Realismo no Brasil, e sua obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas" é considerada o marco inicial do movimento no país.

03 – Quais são as principais características do Realismo na literatura brasileira?

      As principais características do Realismo na literatura brasileira são a objetividade, a crítica social e o uso da ironia como marca retórica. Os autores realistas buscavam retratar a realidade de forma imparcial, denunciando as desigualdades sociais e as hipocrisias da burguesia, utilizando a ironia para criticar e satirizar os costumes da época.

04 – Como o Realismo se opõe ao Romantismo em relação à representação da sociedade?

      Enquanto o Romantismo idealizava a sociedade burguesa, exaltando seus valores e costumes, o Realismo apresenta uma visão crítica e realista dessa mesma sociedade, expondo suas contradições e hipocrisias. O Realismo buscava denunciar as desigualdades sociais e as injustiças, enquanto o Romantismo tendia a romantizar a realidade.

05 – Qual a importância da obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas" para a literatura brasileira?

      "Memórias Póstumas de Brás Cubas" é considerada a obra marco do Realismo no Brasil, pois inaugura um novo estilo literário, rompendo com os padrões românticos e inaugurando uma nova forma de representar a realidade. A obra de Machado de Assis apresenta um narrador irônico e crítico, que reflete sobre a vida e a morte, questionando os valores da sociedade e inaugurando uma nova forma de fazer literatura no Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário