quinta-feira, 10 de outubro de 2024

AVALIAÇÃO DE SAÍDA- LÍNGUA PORTUGUESA - 7º ANO - SEE MT/2023 - COM GABARITO

 AVALIAÇÃO DE SAÍDA –  LÍNGUA PORTUGUESA – REVISÃO

7º ANO

 01.               Questão

Leia o texto e responda à questão.

Lenda indígena

Os macacos bocas-pretas dormem amontoados nas folhas das palmeiras. Nas noites de trovoadas e grandes chuvas, os filhinhos choram e gritam de frio. O mesmo acontece às mães. Dizem, então, os pais:

– Amanhã faremos a nossa casa.

Quando amanhece, um diz:

– Vamos fazer as nossas casas?

Responde outro:

– Vou comer um bocadinho ainda.

Outros respondem:

– Nós também.

Vão-se todos e não se lembram mais de fazer a casa. Quando volta a chuva, então se lembram e dizem:

– Havemos de fazer a nossa casa.

Assim faz também muita gente. 

Fonte: BRANDENBURGER, Clemente. Lenda IndígenaIn: _____. Lendas dos nossos índios. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1931.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiadjd7AvDvS4QLNMJv8Ue9xlbSmYyIHK3URXrleBrKEcrFIbsSkPUin31Fy9l3qci-gqP802nwHZxcLh6WhTRDgg0uVVETVV35SmDPKNuG7kOk1TnxbbFuEHfZnrTJAa3GPT7BhKca7DXs1K9Sz8rCEPfjtRVa2CPvLXhO3WVZVFfekLsxlDvaYa_3IXU/s320/macaco.jpg

A causa do choro e da gritaria dos macaquinhos é

a a dor.

b o frio.

c a fome.

d o medo.

 02. Questão

Leia o texto.

Capítulo III
Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária

 

Seção I
Disposições Gerais

Art. 19. É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)


§ 1º Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 3 (três) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe interprofissional ou multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou pela colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 13.509, de 2017)


§ 2º A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 (dezoito meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária. (Redação dada pela Lei nº 13.509, de 2017)

Fonte: GOVERNO FEDERAL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://bityli.com/QHzFk. Acesso em: 10 Jun. 2022.

O texto lido anteriormente é um trecho retirado do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

Em relação a esse gênero textual, qual dos elementos a seguir faz parte da sua organização e da sua estrutura?

a Redação dos artigos e parágrafos com escrita informal.

b Normas de disciplina apenas com os deveres de um cidadão.

c Sugestões de procedimentos para organização de instituições, órgãos, sociedades etc.

d Tópicos divididos em artigos determinados para categorias diferentes.

 03.Questão

Leia o texto e responda à questão.

 

Fonte: ZIRALDO. O menino maluquinho. Disponível em: http://www.meninomaluquinho.com.br/PaginaTirinha/PaginaAnterior.asp?da=0112207. Acesso: 27.02.2009.

No segundo quadrinho, a palavra “preces” tem o sentido de

a ensinamentos.

b cumprimentos.

c gritos.

d pedidos.

 

04. Questão

Leia o texto.

Crônicas Cariocas: texto da chuva

Todas as sextas, termino a crônica da semana para este Diário do Rio – que entra no portal e nas redes sociais aos sábados. Na semana passada, meu tema estava decido: a falta de chuvas no Rio de Janeiro. Prestes a acabar o texto, choveu. Molhou meu papel de cronista.

Parece que a chuva veio para me sacanear. Só choveu na sexta e, embora tenha caído chuva forte em muitos locais, foi por pouquíssimo tempo. De lá para cá, mesmo precisando muito, não caiu mais água do céu.

No auge da minha insignificância neste mundo composto por muito mais água que sol, fiquei me sentindo responsável pela chuva que caiu semana passada. Eu sei que não sou São Pedro, mas deixem eu sonhar com gotas frescas caindo do céu. Calor é legal, no entanto, tudo em excesso faz mal. Por isso, resolvi escrever sobre o mesmo assunto.

Talvez, eu usando o tema aqui outra vez, a chuva molhe novamente a Cidade Maravilhosa e eu afogue o tema de uma vez por todas. Estou contando com isso. Contudo, como dizem, uma andorinha não faz verão. Um cronista só, tampouco, faz inverno.

Convoco, então, os leitores deste Diário a praticarem suas simpatias para ver se a chuva cai o quanto antes. O calor pode, e deve, voltar depois, porém, umas chuvinhas entre os dias de sol fazem muito bem. Até o astro rei precisa de folga.

Vale tudo, gente, inclusive dança da chuva, praticada, há séculos, pelos índios do Rio de Janeiro e de todo o Brasil. Encerro aqui esta crônica suada. Já ouço os trovões.

Disponível em: https://diariodorio.com/cronicas-cariocas-texto-da-chuva/. Acesso em: 03 mar. 2023.

Segundo o cronista, o que o motivou a escrever foi

d o fato de os leitores do jornal fazerem simpatias.

c um acontecimento em que um leitor o confundiu com São Pedro.

a a falta de chuvas na cidade do Rio de Janeiro.

b ele ter sonhado que estava na cidade do Rio de Janeiro.

 

05. Questão

Sai da frente da televisão

Videogame é legal, ninguém pode negar. Mas há uma infinidade de jogos, brinquedos e brincadeiras que não precisam de nada eletrônico para funcionar e podem ser muito mais divertidos do que ficar com o joystick na mão. Quer alguns exemplos? Rodar pião, bater figurinha, empinar pipa (ou papagaio, ou pandorga), pular amarelinha, brincar de boneca, jogar futebol de botão etc. etc. etc.

Desde que o mundo é mundo existem brincadeiras. É uma forma de estimular a imaginação, mexer com o corpo, fazer amigos e conhecer o que está ao redor. Brincar é a melhor forma de pôr a cabeça e o corpo para funcionar.

Fonte: Brasil: almanaque de cultura popular. São Paulo, [200-]. Disponível em: www.almanaquebrasil.com.br. Acesso: 26.01.2009. Fragmento.

Em – Videogame é legal, ninguém pode negar. –, o vocábulo destacado tem o sentido de

a irritante.

b interessante.

c entediante.

d confuso.

 

06. Questão

Leia o texto com atenção.

Para muitas pessoas da chamada geração Y ou Millennials - os nascidos 1981 a 1996 -, viver cada minuto era uma experiência. Já os jovens da geração Z, nascidos entre 1997 e 2010, e da Alfa, a partir de 2010, estão muito mais intímos do ambiente virtual. E estes últimos formam a também chamada "Geração Tik Tok", cujo consumo demasiado de vídeos curtos pode representar riscos.

Em 2020, durante a pandemia, devido ao tempo livre e à solidão que o isolamento causou, o Tik Tok ganhou destaque e se tornou uma febre entre adolescentes e jovens adultos. Você provavelmente conhece alguém que fica horas na frente do celular assistindo aos vídeos curtos da plataforma. Porém, estudos apontam que esse comportamento, cada vez mais frequente, não é saudável e causa sérios impactos.

De acordo com pesquisa de 2021, divulgada na revista científica EuroImagine, os vídeos curtos do Tik Tok são mecanismos especialistas em se tornarem “viciantes”, condicionando as pessoas a ficar cada vez mais vidradas, independentemente do conteúdo.

O estudo foi realizado na China, local de origem do aplicativo, e indica que os impactos causados pelo Tik Tok são os mais graves, uma vez que podem gerar no cotidiano comportamentos indesejados, como uso excessivo, falta de controle, negligência no trabalho e na vida social, dentre outros.

A pesquisa explica que isso acontece porque os vídeos curtos estimulam a área do cérebro que libera dopamina, neurotransmissor responsável por regulações de humor, estresse, funções motoras, de memória e até de concentração. Quando a dopamina atinge o córtex pré-frontal, provoca a sensação de prazer, fazendo com que, ao fim de cada vídeo, o espectador sinta uma sensação quase como de recompensa, satisfação.

Disponível em: https://www.f5news.com.br/cotidiano/qual-o-problema-com-a-geracao-tik-tok-o-f5-news-explica.html. Acesso em: 08 mar. 2023. Adaptado.TEXTO II.

Esse texto traz argumentos para convencer o leitor de que o Tik Tok

a faz sucesso apenas entre pessoas da geração Y, pois são mais íntimas do ambiente virtual.

b era usado apenas durante a pandemia, pois as pessoas ficavam mais em casa.

c não é viciante, pois os vídeos são curtos e acabam rapidamente, não causando dependência.

d pode tornar-se um vício que prejudica a vida das pessoas, um fator de alerta.

 

07. Questão

Leia o texto e responda à questão.

Os pescadores e suas filhas

Os pescadores dormiam

cansados, ao sol, nos barcos.

As filhinhas dos pescadores

brincavam na praça, de mãos-dadas.

As filhinhas dos pescadores

cantavam cantigas de sol e de água.

Os pescadores sonhavam

com seus barcos carregados.

Os pescadores dormiam

cansados de trabalho.

As filhinhas dos pescadores

falavam de beijos e abraços.

Em sonho, os pescadores sorriam.

As meninas cantavam tão alto,

que até no sonho dos pescadores

boiavam as suas palavras.

Fonte: MEIRELES, Cecília. Os pescadores e suas filhas. In: ______. Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Brasília: INL, 1977.

Os versos do poema que indicam um comportamento infantil das meninas são

b “Os pescadores sonhavam / com seus barcos carregados”.

c “As filhinhas dos pescadores / falavam de beijos e abraços”.

d “que até no sonho dos pescadores / boiavam as suas palavras”.

a “As filhinhas dos pescadores / brincavam na praça, de mãos-dadas”.

 

08. Questão

A Herança e a Pontuação

Um homem rico agonizava em seu leito de morte. Pressentindo que o fim estava próximo, pediu papel e caneta e escreveu: Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres. Mas morreu antes de fazer a pontuação. Para quem o falecido deixou a sua fortuna? Eram quatro concorrentes:

1. O sobrinho fez a seguinte pontuação:

Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

2. A irmã chegou em seguida e pontuou assim:

Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

3. O padeiro pediu cópia do original e puxou a brasa pra sardinha dele:

Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.

4. Aí chegaram os pobres da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:

Deixo meus bens à minha irmã__ Não__ A meu sobrinho___ Jamais__ Será paga a conta do padeiro__ Nada__Dou aos pobres.

Moral da história:

“A vida pode ser interpretada e vivida de diversas maneiras. Nós é que fazemos a pontuação. E isso faz toda a diferença."

Disponível em: https://www.diariodesuzano.com.br/colunistas/post/o-futuro-e-incerto-quando-nada-fazemos-hoje/37960/. Acesso em: 09 mar. 2023. Adaptado.

Para que os pobres recebam a herança, quais sinais de pontuação devem preencher as lacunas do texto?

a Ponto final, ponto de exclamação, travessão, ponto de interrogação, vírgula, ponto final.

b Ponto de interrogação, ponto de exclamação, ponto e vírgula, ponto de exclamação, ponto final, ponto final.

c Ponto de exclamação, ponto de exclamação, vírgula, ponto de interrogação, ponto de exclamação, ponto de interrogação.

d Ponto de interrogação, ponto de exclamação, ponto de interrogação, ponto de exclamação, ponto de interrogação, ponto de exclamação.
 

09. Questão

Leia a charge para responder à questão.

 


Fonte: DUKE; PENHA, Hélio de La. Tirinha. Jornal O tempo, 2022

É correto concluir que o autor da charge

a evidencia a importância do registro do cotidiano nas redes sociais.

b usa o tema da brincadeira infantil para promover as redes sociais.

c mostra como as redes sociais incentivam as brincadeiras infantis.

d vincula a ideia de viver em liberdade à ausência de redes sociais.

 

10. Questão

 

Disponível em: https://tirasarmandinho.tumblr.com/post/109412328909/tirinha-original. Acesso em: 31 jan. 2023.

A interrogação seguida de exclamação (?!) no terceiro quadrinho indica que Armandinho está

a irritado.

b entusiasmado.

c espantado.

d curioso.

 

11. Questão

Leia os textos e responda à questão.

Texto I

A peteca é coisa nossa

A peteca é uma invenção brasileira, criada quando esta terra nem se chamava Brasil. Ela era jogada por índios há centenas de anos. Para produzir o brinquedo, eles usavam uma trouxinha de folha cheia de pedrinhas dentro, amarrada a uma espiga de milho. Os índios já a chamavam com o nome que usamos hoje, que em tupi significa “bater”. Quando os portugueses desembarcaram por aqui, adoraram a nova brincadeira, e ela passou de geração em geração. Hoje a peteca é considerada um esporte, com regras, federação e tudo mais.

Fonte: Não deixe cair... Brasil: almanaque de cultura popular. Disponível em: www.almanaquebrasil.com.br. Acesso em: 26.01.2009.

Texto II

Peteca

Do tupi, a palavra “peteca” quer dizer “batendo”. Esse brinquedo a gente herdou dos índios, que já jogavam peteca antes mesmo de os portugueses chegarem aqui.

A peteca é uma almofadinha de palha de milho, pano, couro ou borracha com penas presas a ela. Os jogadores batem nessa almofadinha, jogando de um para o outro. Não vale deixar cair! Hoje o jogo se tornou um esporte. Nas Olimpíadas, a peteca é jogada com raquetes.

Na China, existe um jogo parecido com a peteca, só que é jogado com os pés.

Fonte: ROCHA, Ruth. Peteca. Almanaque Ruth Rocha. São Paulo: Ática, 2005.

Os dois textos destacam um mesmo assunto que é

a a aprovação do jogo de peteca pelos portugueses.

b a maneira de jogar peteca dos índios brasileiros.

c a origem indígena do jogo de peteca.

d a presença da peteca nas Olimpíadas.

 

12. Questão

Leia o texto.

São Paulo, 24 de fevereiro de 2022.

À Loja Paramaní

Ref. Reclamação

Eu, Maria Cecilia Gomes, inscrita no CPF sob o nº 142.286.391-72, venho manifestar minha indignação acerca da entrega da compra nº 07863-4 (um notebook), realizada no dia 4 de janeiro de 2022.

Ocorre que a entrega do mesmo estava programada para o dia 19 de janeiro de 2022 e, até o momento, já se passaram 35 dias deste prazo.

Desse modo, informo que, caso o pedido não seja entregue até o dia 10 de março de 2022, considerarei a compra cancelada por inadimplência do vendedor e não cumprimento do estabelecido no ato da compra. Solicitarei a restituição do valor pago.

Aguardo resposta e providências para esta reclamação,

Maria Cecilia Gome

Elaborado pelo autor.

Qual é a finalidade desse texto?

a Apresentar uma notícia sobre uma promoção de notebooks.

b Narrar uma história fictícia a respeito de uma loja que vendia notebooks.

c Cobrar soluções para uma problemática surgida após uma compra realizada.

d Fazer elogios à empresa Loja Paramaní, por meio de uma carta a respeito de uma compra bem sucedida.

 

13. Questão

Leia o texto e responda à questão.

Lúcio vira bicho

Na manhã seguinte, Alzira desceu, preparou a mesa, tomou café com o pai e foi para a escola sem olhar para mim. Achei estranho.

À tarde, aconteceu a mesma coisa. No outro dia também. Alzira simplesmente começou a me evitar.

Apesar de triste, pude compreender a situação. Não era nada contra mim, nem eu havia feito nada que pudesse prejudicar alguém, mas o fato de ser cachorro e ao mesmo tempo fazer as coisas que fazia, devia ser, realmente, perturbador. Minha pobre amiga não estava conseguindo lidar com aquele cachorro, eu, que ao mesmo tempo latia, abanava o rabo e sabia ler.

FONTE: AZEVEDO, Ricardo. Lúcio vira bicho. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. Fragmento.

No trecho – Na manhã seguinte, Alzira desceu, preparou a mesa, tomou café com o pai e foi para a escola sem olhar para mim. Achei estranho. – Os vocábulos destacados são marcas de que a narrativa foi contada

a por Alzira, que é uma narradora-personagem.

b por Lúcio, o cachorro, que é um narrador-personagem.

c pelo narrador, que conta os fatos sem participar da história como personagem.

d pelo pai de Alzira, que conta os fatos sem participar da história.

 

14. Questão

Leia o texto.

O vento e o sol

O vento e o sol estavam disputando qual dos dois era o mais forte. De repente, viram um viajante que vinha caminhando. — Sei como decidir nosso caso. Aquele que conseguir fazer o viajante tirar o casaco será o mais forte. Você começa:— propôs o sol, retirando-se para trás de uma nuvem. O vento começou a soprar com toda força. Quanto mais soprava, mais o homem ajustava o casaco ao corpo. Desconsolado, o vento se retirou. O sol saiu de seu esconderijo e brilhou com todo seu esplendor sobre o homem, que logo sentiu calor e despiu o paletó.

Brinquedoteca UFLA. Fabulas e lendas. Brinquedoteca UFLA. Disponível em http://www.brinquedoteca.ded.ufla.br/recursos-para-pais-e-profissionais/fabulas-e-lendas/o-vento-e-sol/ Acesso em 08 abr. 2023. Adaptado.

Em "— Sei como decidir nosso caso”, o sinal de travessão indica

a fala de uma personagem.

b pausa de uma ideia.

c questionamento de uma personagem.

d surpresa de uma personagem.

 

15. Questão

Leia o texto para responder à questão.

O personagem Menino Maluquinho

Este todo mundo conhece. Alegre, agitado e criativo, o Maluquinho não para nunca. Sua mãe, Naná, e seu pai, Carlinhos, têm muito trabalho com ele, mas o adoram. Dona Naná está sempre pedindo a ele que arrume a bagunça do quarto, e seu Carlinhos já se acostumou de emprestar aquele paletó azul que o Maluquinho gosta de vestir. Mas ninguém sabe por que ele gosta tanto de usar uma panela na cabeça. Pode arriscar um palpite. O Junim acha que ela é mágica, mas nunca conseguiu provar.

Fonte: ZIRALDO. Menino maluquinho: os personagens da turma do menino maluquinho. Disponível em: http.www.meninomaluquinho.com.br. Acesso: 20/10/2008.

Maluquinho dá muito trabalho a sua mãe porque ele

a usa uma panela na cabeça.

b faz muita bagunça no quarto.

c gosta de vestir um paletó azul.

d costuma fazer mágica.

 

16. Questão

O Conto do Sábio Chinês

Era uma vez um sábio chinês

que um dia sonhou que era uma borboleta,

voando nos campos, pousando nas flores,

vivendo, assim, um lindo sonho. 

Até que um dia acordou

e pro resto da vida uma dúvida lhe acompanhou:

Se ele era um sábio chinês

que sonhou que era uma borboleta

ou se era uma borboleta sonhando

que era um sábio chinês.

SEIXAS, R. O Conto do Sábio Chinês. Vagalume. Disponível em: https://www.vagalume.com.br/raul-seixas/o-conto-do-sabio-chines.html. Acesso em: 20 jan. 2023.

Na história contada pela canção de Raul Seixas, uma palavra que retoma a personagem principal ao longo do texto e uma palavra que indica o momento do despertar do sonho são, respectivamente,

a “ele” e “até”.

b “sonhou” e “assim”.

c “dúvida” e “se”.

d “flores” e “pousando”.

 

17. Questão

Leia o texto.

Manoel de Barros nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, dia 19 de dezembro de 1916. Foi um escritor modernista brasileiro pertencente à terceira geração modernista, chamada de “Geração de 45”. Considerado um dos maiores poetas brasileiros, o qual foi agraciado com diversos prêmios literários. Destaca-se o “Prêmio Jabuti” que recebeu duas vezes com as obras: O guardador de águas (1989) e O fazedor de amanhecer (2002).

Fonte: DIANA, Daniela. Manoel de Barros. Toda matéria. Disponível em https://www.todamateria.com.br/manoel-de-barros/. Acesso em: 29 jun. 2022.

O termo destacado refere-se

a à geração de 45.

b aos poetas brasileiros.

c a Manoel de Barros.

d ao Prêmio Jabuti.

 

18. Questão

Como evitar fraudes ao comprar online

As principais fraudes estão relacionadas a compras de eletrônicos, passagens aéreas, transações bancárias e serviços. Assim como buscamos segurança em várias situações do cotidiano, comprar pela internet também requer cuidados. Confira a seguir dez dicas para não cair nos golpes [...]:

1 – [...] Confira os dados comerciais da empresa ao acessar o site ou aplicativo de venda [...]. Desconfie de sites e aplicativos que não seguem essa regra.

2 – [...] Identifique as informações de contato. Quanto mais fácil você localizar telefones, endereços e e-mail para entrar em contato com o prestador de serviço, tirar dúvidas ou encaminhar problemas, mais confiável o site é. Alguns sites oferecem até mesmo chat online para o consumidor conversar com um atendente em tempo real.

3 – [...] Cheque as certificações digitais para evitar fraudes. As lojas virtuais que se preocupam com a segurança buscam obter selos [...] e certificações digitais que protegem os dados fornecidos pelos clientes. Essa tecnologia é utilizada para garantir a segurança das informações trocadas entre compradores e vendedores em transações eletrônicas, protegendo contra fraudes e roubos de identidade.

CARLA, Joyce. 10 dicas para evitar fraudes nas compras online. Disponível em: https://www.serasa.com.br/premium/blog/10-dicas-para-evitar-fraudes-nas-compras-online/

A finalidade do texto é

a ensinar sites e aplicativos a criarem um ambiente de compras com garantias de segurança.

b convencer o consumidor que as compras online são seguras.

c incentivar os clientes a comprarem sem sair de casa.

d orientar as pessoas a realizarem compras online sem cair em golpes.

 

19. Questão

Leia o texto para responder à questão.

Primavera dos livros

Na segunda-feira, 27, começa (às 18h30min) nos jardins do Museu da República a oitava edição da Primavera dos Livros, a tradicional feira dos editores de pequeno e médio porte. Até o domingo, 30, será possível visitar gratuitamente e comprar livros (com até 50% de desconto) num dos 86 estandes do evento. Além disso, a Liga Brasileira de Editoras (Libre), que organiza o evento, preparou um leque variado de programação cultural. O patrono deste ano é o jornalista Ruy Castro, que falará no sábado, às 17h, sobre bossa nova. Outro convidado é Leonardo Boff, que falará sobre os significados do Natal, também no sábado, às 12h. Na sexta-feira, todos os professores e bibliotecários com comprovantes terão desconto de 50%. Mais informações em www.primaveradoslivros.com.br.

Fonte: MILLEN, Mànya Millen; BERTOL, Rachel. Primavera dos Livros. O Globo, Rio de Janeiro, 22.11.2008. Prosa e Verso, p. 5.

O assunto principal desse texto é a

a importância do livro.

b importância da liga Brasileira de Editoras.

c palestra do jornalista Ruy Castro.

d a oitava edição da Primavera dos Livros.

 

20. Questão

VENDO IMÓVEL

Em ótima localização 
Te vi passando 
Pela primeira vez 
E à primeira vista 
Fiquei assim, sem reação: 
Vendo, imóvel.

FÉLIX, B. VENDO IMÓVEL. Recanto das Letras. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/microcontos/6795875. Acesso em: 18 jan. 2023.

No poema de Bruno Félix, podemos afirmar que “VENDO IMÓVEL” e “Vendo, imóvel” têm

a o mesmo sentido, pois as palavras são as mesmas.

b sentidos diferentes devido ao uso da vírgula no último verso.

c sentidos diferentes por conta do uso do ponto-final no último verso.

d o mesmo sentido, porque a ordem das palavras é a mesma.

 

 

 

 

 

 

 

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