Cartas de reclamação: E a boneca...
Clara pedia sempre a boneca que havia
visto na loja de brinquedo em uma vez que ela e seus pais foram passear no
shopping. Não que a menina fosse do tipo insistente em seus pedidos. Mas aquela
boneca parecia ter algo de especial.
Porém, havia um proibitivo para a
realização do seu desejo: o preço. Não adiantava qualquer argumento da
vendedora com a justificativa de que o brinquedo era completo: fazia biquinho
parecendo chorar, pedia colo, vinha com enxoval completo e, de quebra, um “mamãe,
te amo”, capaz de derreter até mesmo os corações mais duros.
Apesar de todo o esforço da moça, que
contou até mesmo com o gentil reforço do gerente, oferecendo mirabolantes
formas de pagamento, a compra da boneca teria que ser adiada.
Assim, passou o aniversário, o Dia das
Crianças e até o Natal. E a resposta era a mesma sempre:
-- Ainda não podemos comprar a sua
boneca. Tem certeza de que não pode ser outra?
-- Outra? Não...
-- Então, você terá que esperar.
Paciente, Clara esperava pelo dia que
pudesse embalar sua boneca que já tinha até caminha pronta, da qual Dodi, seu
pequeno cão, acabou por tomar posse.
O tempo foi passando e a menina
começava a dar sinais de conformismo, diante das poucas condições financeiras
da família. Mas, no café da manhã de certo fim de semana, os pais fizeram o
anúncio com o qual ela já nem mais contava. E foi a mãe quem comunicou a
novidade, com a maior expressão de doçura:
-- Clara, temos uma surpresa para você.
Fizemos a encomenda daquela boneca pela internet direto de uma empresa
importadora. E cuide muito bem dela, pois nos custou um bom planejamento
familiar para compra-la. E tem mais: nada de presenta de Natal!
Aquela notícia despertou uma alegria
incontida em Clara que disparou a falar, revelando os planos escondidos a Titi,
o nome já planejado para a esperada boneca: leva-la para a escola, chamar as
amigas para conhece-la, fazer batizado de mentirinha, chamar a Mariana e o
Vitor para padrinhos, etc. etc. etc.
Pelo jeito da animação e do relato dos
planos futuros, a tal Titi teria um roteiro extenso de planos a cumprir.
No dia planejado para a entrega, Clara
chamou as amigas, que ficaram de plantão, aguardando o brinquedo. No toque da
campainha, fez-se um animado alarido até o portão. Foi o pai que recebeu a
entrega e assinou os papéis.
Todos se apressaram para dentro da
casa. E, acompanhada dos olhares curiosos, Clara abriu a caixa e acionou o
botão nas costas da boneca que abriu os braços, disse “mamãe” e calou-se
completamente. De nada adiantava a insistência em voltar a apertar botão,
sacudir, virar, mexer, pois a esperada boneca não apresentava qualquer reação.
Clara emudeceu, juntamente com as amigas inconformadas que esperavam ter uma
animada tarde de brincadeira.
No mesmo dia, o pai começou a procurar
pela internet os meios de contato com a fornecedora da boneca, escrevendo
e-mails e ligando diretamente para a empresa. Afinal, uma parcela da compra até
já havia sido paga. Para garantir o registro da situação, ele escreveu uma
carta de reclamação e enviou-a ao endereço localizado no site da fornecedora.
Justificativas e pedidos de desculpas não faltaram por parte da empresa, por
fim, informaram que a reposição do brinquedo poderia demorar, por se tratar de
um produto importado e sem unidades de estoque na importadora.
Clara precisou ser consolada pelos pais
que não poupavam explicações para tentar recuperá-la do desânimo. Mas, depois
de um tempo de espera, enfim, a campainha tocou. Clara foi até o portão e logo
agarrou a caixa do entregador, correndo para dentro da casa. E, ao apertar o
botão, ouviu: “mamãe, te amo”.
Texto escrito pelas
autoras deste material.
Fonte: Maxi: Séries
Finais. Caderno 2. Língua Portuguesa – 6º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas
de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 55-56.
Entendendo a carta:
01
– Qual era o maior desejo de Clara?
O maior desejo de
Clara era ter a boneca que havia visto na loja de brinquedos, mesmo com um
preço elevado.
02
– Por que os pais de Clara demoraram para comprar a boneca?
Os pais de Clara
demoraram para comprar a boneca devido ao alto custo do brinquedo, que não se
encaixava no orçamento familiar.
03
– Como Clara reagiu à notícia de que finalmente teria a boneca?
Clara ficou muito
feliz e animada com a notícia, fazendo planos para brincar com a boneca.
04
– Qual foi a surpresa desagradável que Clara teve ao receber a boneca?
A boneca não
funcionava corretamente, não emitindo nenhum som ou movimento.
05
– Como os pais de Clara reagiram ao problema com a boneca?
Os pais de Clara
entraram em contato com a empresa que vendeu a boneca, solicitando a troca do
produto.
06
– Qual foi a principal razão para a demora na resolução do problema?
A demora na
resolução do problema se deu pelo fato de a boneca ser um produto importado e
não haver unidades em estoque na importadora.
07
– Qual a lição que podemos aprender com a história da Clara?
A história da
Clara nos mostra a importância da paciência, da compreensão e da resolução de
problemas de forma justa e pacífica. Além disso, ela destaca a importância de
lidar com frustrações e expectativas, que são comuns na vida.
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