quinta-feira, 7 de novembro de 2019

CRÔNICA: ELA TEM ALMA DE POMBA - RUBEM BRAGA - COM GABARITO

CRÔNICA: Ela Tem Alma de Pomba
                                              Rubem Braga

  Que a televisão prejudica o movimento da pracinha, não há dúvidas.
       Sete horas da noite era hora de uma pessoa acabar de jantar, dar uma volta pela praça para depois pegar a sessão das oito no cinema.
       Agora todo mundo fica em casa vendo uma novela, depois outra novela.
        Que a televisão prejudica a leitura de livros, também não há dúvida. Eu mesmo confesso que lia mais quando não tinha televisão.
         Rádio, a gente pode ouvir baixinho, enquanto está lendo um livro. Televisão é incompatível com livro – e com tudo mais nesta vida, inclusive a boa conversa.
         Também acho que a televisão paralisa a criança numa cadeira mais do que o desejável. O menino fica ali parado, vendo e ouvindo, em vez de sair por aí, chutar uma bola, brincar de bandido, inventar uma história qualquer para fazer. Por exemplo: quebrar um braço.
        Só não acredito que televisão seja “máquina de fazer doido”.   
        Até acho que é o contrário; ou quase o contrário: é máquina de amansar doido, fazer doido dormir.
        Quando você cita um inconveniente da televisão, uma boa observação é que não existe nenhum aparelho de televisão, em cores ou em preto e branco, sem um botão para desligar.
        Mas quando um pai de família o utiliza, isso pode produzir o ódio e o rancor no peito das crianças e até de outros adultos. Se o apartamento é pequeno, a família é grande e a TV é só uma – então sua tendência é para ser um fator de rixas intestinais.
             - Agora você se agarra nessa porcaria de futebol...
             - Mas, francamente, você não tem vergonha de acompanhar essa besteira de novela?
             - Não sou eu não, são as crianças!
             - Crianças, já para a cama!
            Mas muito lhe será perdoado, à TV, pela sua ajuda aos doentes, aos velhos, aos solitários. Na grande cidade – num apartamento pequeno e solitário, o grande consolo, a grande companhia.
            A corujinha da madrugada não é apenas a companheira de gente importante, é a grande amiga da pessoa desimportante e só, da mulher velha, do homem doente... É a amiga dos entrevados, dos abandonados, dos que a vida esqueceu para um canto... ou dos que no meio da noite sofrem o assalto de dúvidas e melancolias... mãe que espera filho, mulher que espera marido...homem arrasado que espera que a noite passe, que a noite passe... 

Rubem Braga. Revista Veja, n. 375, jul.1976.
Fonte: Livro – Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – 5ª Série - Marilda Prates – Ed. Moderna, 2005 – p.229,230,232.
ENTENDENDO O TEXTO
1)     Quais as possíveis consequências de a televisão haver prejudicado o movimento da pracinha?
As pessoas passaram a se encontrar menos, a ficar mais isoladas.

2)     Segundo o texto, com a televisão, as pessoas passaram a ler menos. Pode-se concluir, a partir do texto, que as pessoas passaram a ouvir menos rádio também? Justifique sua resposta.
Sim, pois no próprio texto afirma-se que com a televisão não é possível nem mesmo conversar.

3)     Segundo o texto, de que maneira a televisão afeta a capacidade de imaginar das crianças?
Ela perturba essa capacidade, uma vez que as crianças, presas à televisão, deixam de brincar e usar a criatividade.

4)     Considerando as respostas dos itens anteriores, responda: Por que a personagem acredita que a televisão seja uma “máquina de amansar doido”?
Porque diminui os movimentos, a criatividade, o contato com as pessoas: de certa forma, amortece os sentidos, faz calar.

5)     A personagem relaciona as críticas à televisão ao botão de desligar. Por quê?
Para lembrar que, se a programação não é boa, é sempre possível desligar a televisão e fazer outra coisa.

6)     Na época em que foi escrito o texto “Ela tem alma de pomba”, havia, em um dos canais de televisão, um programa noturno chamado Sessão Coruja. Na vinheta, havia a corujinha da madrugada mencionada no texto. Essa sessão era exibida no final da programação, próximo à meia-noite. Por que a corujinha poderia ser considerada a amiga das pessoas mencionadas no texto?
Porque servia de companhia para aqueles que, por um motivo ou por outro, ainda estavam acordados durante a madrugada.

    7) Diferenciando-se de outros textos, que normalmente apontam apenas as consequências negativas da existência da TV, o texto de Rubem Braga também aponta aspectos positivos. De acordo com os dois últimos parágrafos do texto:
a) Qual é, essencialmente, o grande mérito da TV?
É o de fazer companhia às pessoas desafortunadas, infelizes.

b) Que pessoas são as que mais necessitam da TV?
Os idosos, os solitários, os deficientes físicos, os angustiados, etc.

c) O que a TV proporciona a essas pessoas?
A vida social, “o tumulto e o frêmito de mil vidas, a emoção, o ‘suspense’, a fascinação dos dramas do mundo”.

   8) O texto intitula-se “Ela tem alma de pomba”. Considerando que a pomba é normalmente associada a significados como pureza, leveza, paz, tranquilidade, espiritualidade, fidelidade (os pombos escolhem um único parceiro por toda a vida), levante hipóteses: Por que o autor deu esse título ao texto?
Resposta pessoal. Sugestão: A pomba é a metáfora da TV. De acordo com a ótica do texto, a TV representa para algumas pessoas a companhia fiel, que oferece tranquilidade e paz para os conflitos interiores.

 9) No último parágrafo, o autor emprega uma metáfora para se referir à TV: “a corujinha da madrugada”. Lembrando que toda metáfora traz implícita uma comparação entre dois elementos, que semelhanças existem entre TV e coruja?
A coruja fica acordada durante a noite, assim como a TV, que também pode ficar ligada a noite inteira.

10)  Na conclusão do texto se lê: “homem arrasado que espera que a noite passe, que a noite passe, que a noite passe...”. Que efeito de sentido a repetição da expressão proporciona ao texto?
(  ) Sugere que o homem espera que várias noites seguidas passem.
(x) Sugere que a noite passa muito lentamente e que é angustiante a espera pelo seu fim.

11) Considere a forma como o texto de Rubem Braga aborda o tema e o ponto de vista defendido sobre a TV.
a) De que tipo o texto é, predominantemente?
(  ) narrativo                (  ) instrucional           (x) argumentativo

b) Que tipo de tratamento o texto dá ao tema?
(  ) puramente objetivo e imparcial   
 (x) crítico, mas emotivo         (  ) não crítico, mas emotivo



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