Romance: O homem –
Fragmento de Os Sertões.
Euclides da Cunha
De repente, uma variante trágica.
Aproxima-se a seca.
O sertanejo adivinha-a e prefixa-a
graças ao ritmo singular com que se desencadeia o flagelo.
Entretanto
não foge logo, abandonando a terra a pouco e pouco invadida pelo limbo candente
que irradia do Ceará.
Buckle, em página notável, assinala a
anomalia de se não afeiçoar nunca, o homem, às calamidades naturais que o
rodeiam. Nenhum povo tem mais pavor aos terremotos que o peruano; e no Peru
crianças ao nascerem têm o berço embalado pelas vibrações da terra.
Mas o nosso sertanejo faz exceção à
regra. A seca não o apavora. É um complemento à sua vida tormentosa,
emoldurando-a em cenários tremendos. Enfrenta-a, estóico. Apesar das dolorosas
tradições que conhece através de um sem-número de terríveis episódios, alimenta
a todo o transe esperanças de uma resistência impossível.
Euclides da cunha. Os
Sertões. 29. ed. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1979. p. 92.
Fonte: Livro- Português – Série – Novo Ensino Médio –
Vol. único. Ed. Ática – 2000- p. 294-5.
Entendendo o romance:
01 – De acordo com o texto,
qual o significado das palavras abaixo:
·
Limbo: Orla, rebordo.
·
Candente: Em brasa.
·
Anomalia: Anormalidade.
·
Estóico: Impassível diante da dor ou do infortúnio.
02 – Como Euclides da Cunha
caracteriza o homem sertanejo?
Como um homem
corajoso, bravo e estóico.
03 – Em que o homem
sertanejo difere do peruano?
O sertanejo ao
contrário do peruano, não se apavora com as calamidades naturais.
04 – Por que Buckle
caracteriza como uma “anomalia” o fato de o homem não se afeiçoar nunca às
calamidades naturais que o rodeiam?
Porque, tendo
nascido em meio delas, deveria ser natural a sua adaptação.
05 – Destaque do texto uma
passagem que demonstra ser o flagelo da seca algo repetitivo e bastante
conhecido pelo sertanejo.
“Apesar das dolorosas tradições que
conhece através de um sem-número de episódios...”.
06 – Com relação à
linguagem, qual a característica da obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha?
O estilo
retórico-discursivo, muitas vezes barroco e pomposo.
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