CRÔNICA: Godó
Naquele
momento Marianete chega pra perto de Godó.
-- Godó!
--
Marianete!
-- Você,
hoje, está com uma carinha muito triste. Que foi?
-- É que eu pensei que tinha encontrado
meus pais.
-- E não encontrou? – fez a bailarina.
-- Não eram eles. Estive pensando.
Pensar, às vezes, é triste. Mas é boniiito!
-- Pensando em quê?
-- Eu queria ser igual a todo mundo.
Ter cara de gente.
-- E você não tem?
Godó baixa a cabeça grande:
-- Minha cara não é cara. É careta.
Marianete, que o olha com olhos de
carinho, nem quer ouvir aquilo:
-- Que é isso, Godó? Uma cara linda!
-- Não debocha. Você, não.
-- É, sim. Juro. É uma cara toda
enfeitada.
-- Enfeitada de feiúra, né? – faz Godó.
-- Enfeitada de bem-querer. Cheia de
benquerença.
-- Você acha?
-- Pelo mais sagrado.
-- E você era capaz de, um dia, gostar
de mim... um anão?
-- Você não é anão. É menino. E, mesmo que fosse!
-- Você sabe que eu nem ser ler?
-- Aprende, ué! Deixe de inventar
defeito, tá?
-- Você me ensina?
-- É pra logo. Perfeito. Esse lance de
escrever é muito fácil.
Godó está cheio de lágrimas de gratidão:
-- Oh, Marianete!
Pegou a mãozinha dela e botou, junto do
coração dele, para que ela visse como batia depressa.
Coração também faz mágica, ué!
Godó – o bobo alegre. Pedro
Bloch.
Fonte: Livro –
Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – 5ª Série - Marilda Prates – Ed.
Moderna, 2005 – p.101-3.
Entendendo o texto:
01 – Como podemos
classificar o texto? Justifique sua resposta.
É uma narração em
3ª pessoa com diálogo.
02 – Godó fica triste por
não ter encontrado seus pais, como imaginava. Essa tristeza faz com que ele
fique pensativo.
a)
O que pensa Godó?
Godó pensa que gostaria de ser igual a todo mundo. Ter cara de
gente.
b)
Por que esse acontecimento provoca esse
pensamento em Godó?
Porque ele é órfão, sente-se carente, rejeitado.
c)
Existe, portanto, uma relação entre o fato de
Godó não ter encontrado seus pais e o seu pensamento. Que relação é essa?
Causa e consequência.
03 – “Pensar, às vezes, é
triste. Mas é boniiito!”.
a)
Qual o efeito da repetição do i em boniiito?
Faz com que seu som seja prolongado na leitura.
b)
Nessas frases, há duas afirmações:
Pensar é triste. / Pensar é bonito.
A
tristeza é, em geral, associada à beleza?
Não.
c)
Qual seria então a função de mas nesse
caso?
Abrir uma exceção na associação entre tristeza e beleza. Mas, apesar
de ser triste, é bonito.
d)
E, afinal, para Godó, pensar é triste ou é
bonito?
Para ele, A tristeza, não diminui a beleza do ato de pensar. Por
isso, é as duas coisas.
04 – “Minha cara não é cara.
É careta”. Qual a diferença entre cara e careta?
Cara: rosto;
Careta: contração muscular; máscara.
05 – Godó enxerga a si mesmo
de uma maneira e Marianete enxerga-o de outra forma.
a)
Como Godó descreve a si mesmo?
Considera-se um anão, com cara de careta, cabeça grande, cara
enfeitada de feiúra, analfabeto.
b)
Como Marianete enxerga Godó?
Um menino com uma cara linda, toda enfeitada de bem-querer, cheia de
benquerença.
c)
O que você acha: o espelho de Godó está com
defeito ou Marianete não enxerga bem? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal do aluno.
06 – “Não debocha. Você
não.”
a)
Por que Godó não queria que Marianete
debochasse dele?
Porque, como a conclusão do texto torna evidente, Godó gosta de
Marianete.
b)
O que a frase indica sobre a relação de Godó
com as outras pessoas?
Que outras pessoas debochavam dele por alguma razão.
c)
Para Godó, a opinião de outras pessoas a seu
respeito é tão importante quanto a de Marianete?
A frase permite concluir que a opinião de Marianete é mais
importante para Godó do que a opinião das outras pessoas.
07 – O que Marianete deseja
transmitir para Godó na frase “Enfeitada de bem-querer. Cheia de benquerença?
Uma cara de amor,
mesmo quando pintada de palhaço.
08 – “Pelo mais sagrado”.
a)
Qual o significado de sagrado? Consulte o dicionário.
Relativo ou inerente a Deus, à religião, ao culto ou aos ritos;
santo.
b)
Com base na resposta do item a, responda:
Qual o significado da afirmação de Marianete?
Para garantir a Godó que realmente acha a cara do amigo linda,
Marianete fala em nome de tudo o que é sagrado, ou seja, relativo a Deus, à
religião.
09 – Em “E você era capaz de
um dia gostar de mim... um anão?”, há uma pergunta e uma afirmação.
E você era capaz de gostar
de mim que sou um anão?
Pergunta Afirmação
a)
Qual a função das reticências nessa frase?
Unir pergunta e afirmação.
b)
Que efeito causa a utilização desse recurso?
Causa um suspense antes que Godó anuncie aquilo que, para ele, é um
defeito. Marca a dificuldade de Godó em anunciar sua característica.
10 – “Você sabe que eu nem
sei ler?”
a)
Qual o significado de nem no texto?
Sequer, ao menos.
b)
Se substituíssemos nem por não, haveria
mudança de sentido? Justifique sua resposta.
Sim. O emprego do nem, neste caso, indica que não saber ler é apenas
mais um dos defeitos que Godó se atribui.
11 – Substitua a palavra
lance por uma outra palavra ou expressão sem alterar o significado da frase.
“Esse lance de escrever é muito fácil”.
Escrever é muito
fácil; a tarefa de escrever; o ato de escrever.
12 – A linguagem do diálogo
é coloquial. Identifique os significados das palavras destacadas em itálico.
a)
“Enfeitada de feiúra, né?”
Não é? Marcador conversacional que expressa um pedido de
confirmação, de concordância.
b)
“Deixe de inventar defeito, tá?”
Tá, interjeição, o mesmo que “está bem?”. Expressa um pedido de
concordância.
c)
“Aprende, ué!”
Ué, interjeição, exprime espanto, admiração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário