Tira: O
melhor de Calvin
Bill
Watterson. O melhor de Calvin. O Estado de São Paulo, 27/10/96.
Fonte: Livro-
PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série –
Atual Editora -2002 – p. 48.
Entendendo a tira:
01 – Indique o sujeito das orações abaixo:
a) “De
onde vêm os bebês?”
Os bebês.
b)
“[...] eles são deixados nas soleiras das
portas pelas cegonhas?”
Eles.
c)
“[...] você
foi jogado pela chaminé por um pterodáctilo peludo.”
Você.
02 – Compare o sujeito das
orações a e b do exercício anterior e responda:
a)
Quem pratica a ação expressa na forma verbal vêm?
Os bebês.
b)
Quem recebe a ação expressa pela forma verbal
são deixados?
Eles, os bebês.
03 – Releia as orações a e b do exercício 1 e responda:
a)
Quem deixa os bebês nas soleiras das portas?
As cegonhas.
b)
Segundo o pai, quem jogou o Calvin pela
chaminé?
Um pterodáctilo peludo.
c)
A que classe gramatical pertencem as palavras
per (pelas) e por que introduzem esses termos?
Á classe das preposições.
04 – Relacione o 3°
quadrinho aos anteriores e responda: Que estado de espírito da personagem
Calvin a interjeição uau!
traduz?
Por seu um menino
“diferente”, ele achou esse fato incrível e está feliz, maravilhado.
05 – Sabendo que Calvin é um
garotinho contestador, criativo, imaginativo e irreverente, levante hipóteses:
O que o pai quer dizer com “muita
coisa”?
Que o fato de
Calvin ter sido trazido por um pterodáctilo peludo e não por uma cegonha, como
todas as crianças, explica o modo de ser do garoto, inclusive o entusiasmo dele
com a explicação; que uma resposta convencional provavelmente o deixaria
insatisfeito ou mais perguntador, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário