terça-feira, 27 de junho de 2017

TEXTO: O CELULAR EM NOSSAS VIDAS - COM GABARITO


TEXTO: O CELULAR EM NOSSAS VIDAS

   TALVEZ VOCÊ AINDA NÃO TENHA PENSADO NISSO, MAS JÁ IMAGINOU QUE O CELULAR EXISTE HÁ POUCO TEMPO? BASTA VOCÊ ASSISTIR A REPRISE DE UMA NOVELA DE TV DE DUAS DÉCADAS ATRÁS, E VOCÊ LOGO PERCEBERÁ MUITAS SITUAÇÕES QUE SÃO BEM DIFERENTES DAS ENCONTRADAS NOS DIAS ATUAIS, GRAÇAS AO CELULAR. AS PESSOAS SAÍAM PARA SEUS COMPROMISSOS E SÓ ERA POSSÍVEL ENTRAR EM CONTATO COM ELAS, QUANDO CHEGASSEM AOS SEUS DESTINOS. ISSO CONTANDO QUE LÁ ONDE ELAS ESTIVESSEM, EXISTISSE UM TELEFONE “FIXO” DISPONÍVEL. O FATO É QUE DURANTE O TRAJETO, SEJA ELE PERTO OU LONGE AS PESSOAS FICAVAM INCOMUNICÁVEIS.
   ESSA PEQUENA CAIXINHA QUE AS PESSOAS COSTUMAM LEVAR DENTRO DE SUAS BOLSAS, BOLSOS OU DEPENDURADAS NO PESCOÇO, PROVOCARAM UMA GRANDE MUDANÇA NA NOSSA SOCIEDADE. ANTES O TELEFONE SE LIMITAVA A FAZER E RECEBER LIGAÇÕES. HOJE VÁRIOS RECURSOS SÃO UTILIZADOS: TORPEDOS, E-MAILS, FOTOS, VÍDEOS, JOGOS E OUTROS. TUDO MUDOU MUITO DEPRESSA E CERTAMENTE MUDARÁ MUITO MAIS.
   IMAGINE SÓ QUE A PRIMEIRA DEMONSTRAÇÃO DE UM APARELHO PORTÁTIL DE COMUNICAÇÃO À DISTÂNCIA FOI FEITA EM NOVA YORK EM 1973 PELO ENGENHEIRO MARTIN COOPER. O APARELHO QUE ELE USOU PESAVA QUASE UM QUILO, E MEDIA 25 CENTÍMETROS. A BATERIA LEVAVA 10 HORAS PARA RECARREGAR E SÓ DURAVA 20 MINUTOS. CUSTAVA 4 MIL DÓLARES. E O APELIDO ERA PERFEITO: “TIJOLÃO”.
   NO BRASIL A PRIMEIRA LIGAÇÃO POR CELULAR FOI FEITA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NO MÊS DE DEZEMBRO DE 1990. O APARELHO CUSTAVA UMA FORTUNA E A CONTA OUTRA.

ENTENDENDO  O TEXTO

1)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R.: O celular em nossas vidas.

2)    QUAL É A FUNÇÃO DO TEXTO?
R.: Passar uma informação.

3)    QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO TEXTO?
R.: O texto fala sobre a história e a importância do celular.

4)    SEGUNDO O TEXTO COMO SE CHAMA O TELEFONE COM FIO?
 R.: Telefone fixo.

5)    QUAIS MUDANÇAS O TELEFONE CELULAR TROUXE A VIDA DAS PESSOAS?
R.:  As pessoas podem se comunicar em todos os momentos, sendo que antes isso só era possível se a pessoa estivesse em um lugar em que tivesse disponível um telefone fixo.

6)    QUANDO, ONDE E QUEM FEZ A PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DE UM APARELHO PORTÁTIL DE COMUNICAÇÃO A DISTÂNCIA?
R.:  A primeira apresentação foi feita em 1973 em Nova York, pelo engenheiro Martin Cooper.

7)    CITE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DESTE APARELHO QUE FOI APRESENTADO?
R.:  Ele pesava quase um quilo, media 25 centímetros, a bateria levava 10 horas para recarregar e só durava 20 minutos e custava 4 mil dólares.

8)    ONDE E QUANDO FOI FEITA A PRIMEIRA LIGAÇÃO POR CELULAR NO BRASIL?
R.:  Foi feita na cidade do Rio de Janeiro em dezembro de 1990.

9)    QUANTOS PARÁGRAFOS EXISTEM NO TEXTO?
R.: O texto tem 4 parágrafos.


TEXTO: SUSTENTÁVEL, BONITA PALAVRA! GUIA EXAME - COM GABARITO


TEXTO:SUSTENTÁVEL, BONITA PALAVRA!


É fácil errar quando uma empresa ou seus dirigentes não têm clareza sobre o que de fato significam as bonitas palavras que estão em suas missões e valores ou em seus relatórios e peças de marketing. Infelizmente, não passa um dia sem vermos claros sintomas de confusão. O que dizer de uma empresa que mal começou a praticar coleta seletiva e já sai por aí se intitulando “sustentável”? Ou da que anuncia sua “responsabilidade social” divulgando em caros anúncios os trocados que doou a uma creche ou campanha de solidariedade? Na melhor das hipóteses, elas não entenderam o significado desses conceitos. Ou, se formos um pouco mais críticos, diremos tratar-se de oportunismo irresponsável, que não só prejudica a imagem da empresa mas — principalmente — mina a credibilidade de algo muito sério e importante. Banaliza conceitos vitais para a humanidade, reduzindo-os a expressões efêmeras, vazias.
(Guia Exame — Sustentabilidade, outubro de 2008.)

01-O texto faz uma crítica ao
A) uso inexpressivo de expressões efêmeras e vazias, o que coíbe a prática do oportunismo irresponsável.
B) trabalho social das empresas, que priorizam ações sociais sem utilizarem um marketing adequado.
C) discurso irresponsável das empresas que, na verdade, destoa das práticas daqueles que o proferem.
D) excesso de discursos sobre sustentabilidade e responsabilidade em empresas engajadas em assuntos de natureza social.
E) uso indiscriminado do marketing na divulgação da responsabilidade social das empresas.

02- Considerando o ponto de vista do autor, a frase — O que dizer de uma empresa que mal começou a praticar coleta seletiva e já sai por aí se intitulando “sustentável”? — deixa evidente que uma empresa
A) pode prescindir do real sentido do termo “sustentável”.
B) já é sustentável, quando começa a fazer coleta seletiva.
C) deve fazer seu marketing desatrelado de sua prática.
D) deve consolidar suas práticas antes de defini-las.
E) começa mal, caso se dedique à coleta seletiva.

03- No contexto, as palavras mina e efêmeras assumem, respectivamente, o sentido de
A) abala e passageiras.                       D) atenua e perenes.
B) reduz e mensuráveis.                      E) reforça e duradouras.
C) altera e transitórias.


PREPOSIÇÃO - ATIVIDADES COM GABARITO - ENSINO FUNDAMENTAL

PREPOSIÇÃO

PREPOSIÇÃO: É a palavra invariável que liga dois termos.

Relações estabelecidas pela preposição: autoria, lugar, tempo, modo, causa, assunto, fim ou finalidade, instrumento, companhia, meio, matéria, posse, oposição, conteúdo, preço, origem, destino, distância, limite.

Classificação da PREPOSIÇÃO:
ESSENCIAIS: Aquelas que sempre foram preposições: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

ACIDENTAIS: Aquelas que passaram a ser preposições, mas não provenientes de outras classes gramaticais: conforme, consoante, segundo, durante, mediante, como, salvo, fora, que, etc.

ATIVIDADES
1 – Observe as preposições destacadas abaixo e escreva qual das relações cada uma estabelece em cada frase:
       Tempo – modo – oposição – lugar – posse – assunto.
a)     A professora voltou de Belo Horizonte. = Lugar.
b)    Irei a São Paulo com muita pressa.  = Modo.
c)     Falaram de política na televisão. = Assunto.
d)    Os alunos fizeram um excelente trabalho até as 10 horas. = Tempo.
e)     A palestra foi sobre a economia de energia. = Assunto.
f)      Lutamos contra a poluição do meio ambiente. = Oposição.

2 – Construa frases com as palavras do quadro abaixo:
      A – ante – até – após – com – contra – de – durante – em – entre – para – desde – perante – por – sem – sob – sobre – trás.

3 – Identifique as preposições:
a)     Nada mais há entre mim e você.
b)    Estou com vontade de sair.
c)     As associações de bairro discutiram, em conjunto, sobre a instalação de novos postos de saúde.
d)    Desde sua volta não fiz nada.
e)     De repente senti-me perante um juiz, tantas eram as interrogações.
f)      Nada fiz por ele.

4 – Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, indicando o sentido das preposições destacadas.
(1) Origem.              (4) Não conversamos sobre política.
(2) Tempo.               (7) Esse brinco é da minha irmã.
(3) Lugar.                  (5) Juntei dinheiro para viajar.
(4) Assunto.             (8) Esse brinco é de ouro?
(5) Finalidade.         (10) Ele passou mal de tanto come.
(6) Instrumento.     (1) Eu sou de Minas Gerais.
(7) Posse.                 (9) Vou sair com minha tia.
(8) Matéria.             (6) Ele se cortou com a tesoura.
(9) Companhia.       (3) Vou ao shopping.
(10) Causa.              (2) Viajaremos em dois dias.

5 – Circule as preposições nas frases abaixo:
a)     Foi quando meu marido me abandonou com dois filhos.
b)    Desculpa eu te amolar com minhas lamúrias.
c)     Sem problemas.
d)    Só não vejo necessidade da senhora ficar deitada nesse banco.

6 – Em “Foi quando meu marido me abandonou com dois filhos”, a preposição desta cada indica:
a)     Modo.      b) Tempo.       c) Companhia.       d) Instrumento.

7 – Preencha os espaços com a preposição correta:
1)    Novos abalos de terra fizeram sentir-se _____ São Francisco.
2)    Os soldados agiram ______ violência.
3)    João e Manoel vivem discutindo _______ si.
4)    Estudo nesta escola ______ o ano passado.
5)    Luto ______ uma terra melhor.
a)     Por, desde, a, com, de.
b)    Perante, desde, por, com, de.
c)     Por, desde, por, com, por.
d)    Em, com, entre, desde, por.

8 – Você sabe que uma preposição pode apresentar diferente sentidos: Material de que algo e feito, conteúdo, lugar, tempo, finalidade, meio, companhia, etc.
Identifique o valor semântico das preposições em destaque.
a)     Naquela casa morava uma família sem condições financeiras. Lugar.
b)    Estou usando óculos para ver melhor. Finalidade.
c)     Fomos à escola de ônibus. Meio.
d)    Após o sinal, vou recolher as provas dos alunos. Tempo.
e)     Trabalho com seu irmão. Companhia.
f)      Perdi meu giz de cera. Material de que algo e feito.

9 – Identifique as preposições, classificando-as em essenciais e acidentais.
a)     A mãe repreendeu o filho ante os convidados. Essencial.
b)    Os ganhadores tiveram como prêmio uma medalha de ouro. Acidental/Essencial.
c)     Há quem dance conforme a música. Acidental.
d)    Agimos segundo os nossos princípios. Acidental.

10 – Informe as relações expressas pelas preposições:
a)     Voltou para ficar – finalidade.
b)    Cortou-se com a gilete – instrumento.
c)     Lutou contra todos – oposição.
d)    Apanhou de chinelo – instrumento.
e)     Escreva sobre sua vida – assunto.
f)      Chegou de trem – meio.
g)     Pagou em cheque – meio.
h)    Casa de tijolos – matéria.
i)       Saiu com o pai – companhia.
j)       Explicou com clareza – modo.
k)     Foi a Santos – destino.
l)       Sou de Florianópolis – origem.



TEXTO: A REDAÇÃO E O DICIONÁRIO - LYGIA BOJUNGA NUNES -COM GABARITO

TEXTO:A REDAÇÃO E O DICIONÁRIO
Lygia Bojunga Nunes


        Se você fosse morar numa ilha deserta e distante e só poderia levar um livro pra ler por lá, que livro você levaria?
        Quando chegou a minha vez de responder a essa pergunta eu disse que, mesmo não gostando de carregar peso em viagem, eu levava um dicionário da minha língua.
        Mas eu só senti o gosto do dicionário quando eu comecei a escrever livro. E assim mesmo, foi um gosto que veio vindo devagar.
        Eu tive uma professora de português que achava impossível a gente viver sem um dicionário perto. Eu não gostava da professora; ela tinha unha comprida e pintava de um vermelho meio roxo, quando ela escrevia no quadro volta e meia a unha raspava a pedra. Que aflição! Mas não era por isso que eu não gostava dela não: eu tinha dois motivos muito mais emocionais que a unha. O primeiro é que eu achava que ela tinha tomado o lugar da professora anterior, que eu adorava; o segundo é que ela corrigia tintim por tintim tudo que é redação que eu fazia. Usando caneta. E, pelo jeito, que cometia tanta barbaridade gramatical, que ela se via obrigada a reescrever a minha redação quase que todinha. Com tinta vermelha.
       Quando eu relia a minha escrita, assim toda avermelhada para um português correto, eu sempre sentia a impressão esquisita que a minha redação estava fazendo careta pra mim.
        Mas eu nunca parei pra pensar por que eu sentia assim. Me lembro que eu ficava chateada e pronto: esquecia a careta. E quando eu tinha de novo que fazer redação eu me aplicava igualzinho: redação era o único dever que gostava de fazer.
        A professora corrigia tintim por tintim outra vez. E a nota que ela me dava ficava sempre em torno de 5. Ela justificava a dádiva com a seguinte observação: composição imaginativa. Embaixo do FIM que eu botava sempre no fim da minha redação, ela escrevia um lembrete (vermelho também):
        “Habitue-se a consultar o dicionário”.
        Não deu outra: me habituei a nunca abrir um dicionário.
        [...]
                                                    Livro, um encontro com Lygia Bojunga Nunes.
                                                                                      Rio de Janeiro:  Agir, 1998.

1 – Lygia tornou-se uma grande escritora. Considerando seu depoimento, o que você pode apreender sobre a importância de contar e imaginar histórias desde pequeno?
       Resposta pessoal.

2 – Que outros elementos, relacionados ao aprendizado da escrita, podemos apreender desse depoimento sobre as aulas de redação de Lygia?
       Primeiro, há um elemento emocional que perpassa toda a relação professor-aluno. Segundo, a professora que trabalhava muito, ao corrigir aspectos ortográficos e gramaticais da redação da aluna em tinta vermelha, com a melhor das intensões, parece dar preferência a indicadores relacionados à norma padrão. Mesmo assim, a menina não parecia estar se sentindo motivada para utilizar o dicionário, naquele momento.

3 – Este texto de Lygia Bojunga continua apresentando “as falhas” que a professora destacava em vermelho.
a)     Indique algumas delas.
Algumas respostas possíveis: “tava”, “pra”, expressões coloquiais.

b)    Nesse texto, as formas utilizadas são interpretadas como falhas?
NÃO, pois a autora está dando um depoimento, portanto, o texto é uma transcrição contendo formas da oralidade. O livro do qual foi tirado o texto é um monólogo que a autora apresenta.

c)     Que conclusão você tira das duas frases finais?
Resposta pessoal.






segunda-feira, 26 de junho de 2017

CLASSES GRAMATICAIS- SUBSTANTIVO/ARTIGO/PRONOME/VERBO/ADJETIVO/NUMERAL/LOCUÇÃO/CONJUNÇÃO - ATIVIDADES COM GABARITO - PARA ENSINO MÉDIO

CLASSES GRAMATICAIS

1 – Em... mirando sempre com os olhos de espanto a lida dos heróis desconhecidos, cuja história é escrita, com a linguagem do amor, na toalha viva das águas... as palavras destacadas classificam-se, respectivamente, como:
a)     Substantivo – substantivo – adjetivo – loc. adjetiva.
b)    Substantivo – adjetivo – adjetivo – loc. adjetiva.
c)     Verbo – adjetivo – verbo – loc. adjetiva.
d)    Verbo – substantivo – verbo – Loc. adverbial.
e)     Substantivo – adjetivo – verbo – loc. adverbial.

2 – Em; Direi umas boas verdades a ele, as palavras destacadas classificam-se como:
a)     Artigo indefinido e pronome pessoal reto.
b)    Artigo indefinido e pronome oblíquo tônico.
c)     Numeral adjetivo e pronome pessoal reto.
d)    Numeral adjetivo e pronome oblíquo tônico.
e)     Artigo indefinido e pronome adjetivo.

3 – Em; As pessoas bonitas dizem que os feios são infelizes, as palavras destacadas classificam-se, morfologicamente, como:
a)     Adjetivo – adjetivo – adjetivo.
b)    Substantivo – substantivo – substantivo.
c)     Adjetivo – substantivo – adjetivo.
d)    Substantivo – substantivo – adjetivo.
e)     Adjetivo – substantivo – substantivo.

4 – Em qual das alternativas a palavra que se classifica, morfologicamente, como pronome relativo em todos os casos?
a)     Queria que vocês participassem das aulas e que conseguissem boas notas.
b)    O automóvel que vendi é velho, mas o que comprei é novo.
c)     Gostaria de que vocês alcançassem a posição privilegiada que eles alcançaram.
d)    Venha rápido, que eu tenho a pressa dos que habitam os grandes centros.
e)     A e B estão corretas.

5 – Em; Nós somos os primeiros alunos da sala, as palavras destacadas classificam-se, respectivamente, como:
a)     Pronome adjetivo – numeral substantivo – locução adverbial.
b)    Pronome substantivo – numeral substantivo – locução adjetiva.
c)     Pronome adjetivo – numeral adjetivo – locução adjetiva.
d)    Pronome substantivo – numeral adjetivo – locução adverbial.
a)     Pronome substantivo – numeral adjetivo – locução adjetiva.

6 – Em; Estudei as lições com interesse, a expressão destacada classifica-se como:
a)     Locução adverbial de modo.
b)    Locução adjetiva.
c)     Locução adverbial de interesse.
d)    Locução verbal.
e)     Locução adverbial de finalidade.

7 – Marque a alternativa em que todas as preposições são contraídas:
a)     A                 - de               - per               - em.
b)    Ao               - do              - pelo              - nele.
c)     Aonde        - da              - pelo              - nela.
d)    Aquela       - dos            - pelos             - neles.
e)     Àquele       -das             - pelas             - nelas.

8 – Em; Eles fizeram tudo às claras, a expressão destacada é:
a)     Uma locução adjetiva, modificando a palavra tudo.
b)    Um advérbio, modificando o verbo fazer.
c)     Uma locução adverbial, modificando a palavra tudo.
d)    Uma locução adverbial, modificando o verbo fazer.
e)     Uma locução adjetiva, modificando o verbo fazer.

9 – Em; A criança da capital gosta de televisão, a expressão destacada classifica-se, morfologicamente, como:
a)     Locução adverbial.
b)    Locução substantiva.
c)     Locução adjetiva.
d)    Preposição + adjetivo.
e)     Locução prepositiva.

10 – Marque a alternativa em que a palavra destacada classifica-se como preposição contraída.
a)     Àquela moça, darei um presente.
b)    Eu vou ao teatro.
c)     Aonde você vai?
d)    Aquele rapaz chegou ontem.
e)     B e C estão corretas.

11 – Em; Está claro que o jogo é uma profissão embora censurável, mas o homem que bebe jogando não têm juízo, a palavra que é, respectivamente.
a)     Pronome relativo (sujeito), conjunção causal.
b)    Conjunção causal, pronome relativo (sujeito).
c)     Conjunção integrante, pronome relativo (sujeito).
d)    Conjunção integrante, pronome relativo (objeto direto).
e)     Conjunção concessiva, conjunção integrante.

12 – (UNISA) – A expressão pura e simplesmente corresponde à seguinte verdade:
a)     Temos um adjetivo e um advérbio.
b)    Com pureza e com simplicidade.
c)     É uma construção esdrúxula.
d)    Deveria ser puramente e simplesmente.
e)     Temos dois advérbios com valor antitético.

13 – (UNISA) – Em que conjunto os adjetivos têm valor afetivo?
a)     Proibido entrada e aviso reles.
b)    Aviso reles e pobre cão.
c)     Pobre cão e custa canina.
d)    Pobre cão e rico dinheirinho.
e)     “Nossa Caixa” e aviso reles.

14 – (UNISA) – Assinale a frase que não esteja correta.
a)     Entre mim e ti tudo acabou.
b)    Já lhe disse que entre nós nada é bom.
c)     Entre ela e nós existe de tudo.
d)    Entre eu e você deve haver respeito.
e)     Não é possível haver dúvidas entre eles.

15 – (UNISA) – Assinale a alternativa que apresenta, em sequência, preposição mais pronome relativo.
a)     O jardim, entre cujas flores me sinto bem, é agradável.
b)    Entre os que choram falta alguém.
c)     Há entre a que ri e a que chora um abismo.
d)    Entre que está chovendo.
e)     Não existe nada entre eles.

16 – Em; Se sim, deves saber que é a idade em que a metade do homem e a metade do menino formam um só curioso, a palavra que funciona, respectivamente, como:
a)     Conjunção e pronome relativo com função de complemento nominal.
b)    Conjunção e conjunção.
c)     Pronome relativo e pronome relativo.
d)    Pronome relativo com função de sujeito e conjunção.
e)     Conjunção e pronome relativo com função de adjetivo adverbial.

17 – Em; A imaginação de dez anos vagueava solta e desvairada, como bicho perseguido, a palavra destacada estabelece relação de:
a – Causa.                   b – conformidade.                 c – comparação. 
d – consequência.                     e – condição.  

18 – Em; Apenas deixava para trás as últimas casas mal iluminadas..., as palavras destacadas indicam:
a)     Tempo e consequência.
b)    Tempo e condição.
c)     Causa e condição.
d)    Tempo e modo.
e)     Condição e modo.

19 – (FUVEST) – Era para __________ falar _____________ontem, mas não ___________ encontrei em parte alguma.
a)     Mim – consigo – o.
b)    Eu – com ele – lhe.
c)     Mim – consigo – lhe.
d)    Mim – contigo – te.
e)     Eu – com ele – o.

20 – (FUVEST) – Destaque a frase em que o pronome relativo está empregado corretamente.
a)     É um cidadão em cuja honestidade se pode confiar.
b)    Feliz o pai cujo os filhos são ajuizados.
c)     Comprou uma casa maravilhosa, cuja casa lhe custou uma fortuna.
d)    Preciso de um pincel delicado, sem o cujo não poderei terminar meu quarto.
e)     Os jovens, cujos pais conversei com eles, prometeram mudar de atitude.

21 – (PUC) – No trecho... O homem não fala simplesmente uma língua, não a usa como mero instrumento de comunicação..., o termo destacado é um:
a)     Substantivo e significa simples.
b)    Advérbio e significa genuíno.
c)     Adjetivo e significa quase.
d)    Advérbio e significa estreme.
e)     Adjetivo e significa puro.

22 – Nos versos: Como o soldado que rasgou a farda no desespero do último momento! e Tenta chorar e os olhos sente enxutos! Os termos destacados expressam ideias de:
I – no desespero;                                 II – enxutos.
a)     tempo                                         qualificação do sujeito.
b)    Causa                                          qualificação do objeto.
c)     Modo                                          modo da ação.
d)    Finalidade                                  causa da ação.
e)    Consequência                           qualificação do verbo.

23 – (MACKENZIE) – No período: Minha mãe hesitou um pouco, mas acabou cedendo, depois que o Padre Cabral, tendo consultado o bispo, voltou a dizer-lhe que sim, que podia ser, a expressão depois que, morfologicamente, é:
a)     Locução prepositiva.
b)    Advérbio de tempo.
c)     Locução conjuntiva.
d)    Advérbio de modo.
e)     Expletivo.

24 – (UNIP) – O plural de qualquer capitão-mor português é:
a)     Quaisquer capitães-mores portugueses.
b)    Quaisquer capitãos-mores portugueses.
c)     Quaisquer capitão-mores portugueses.
d)    Qualquer capitão-mores portugueses.
e)     Quaisquer capitães-mor portugueses.

25 – (UNIP) – Assinale a frase em que meio funciona como advérbio.
a)     Descobri o meio de acertar.
b)    Achei-o meio triste.
c)     Só quero meio quilo.
d)    Parou no meio da rua.
e)     Comprou um metro e meio.

26 – (UNIP) – Uma das palavras apresenta erro de flexão; indique a alternativa.
a)     Portas-bandeira, mapas-múndi.
b)    Salvos-condutos, papeis-moeda.
c)     Salários-família, vice-diretores.
d)    Guardas-civis, afro-brasileiros.
e)     Mãos-de-obra, obras-primas.

27 – (UNIP) – Há uma frase correta na relação abaixo. Assinale-a.
a)     Entre mim e você há uma grande compreensão.
b)    Fazem dois anos que não o vejo.
c)     Aspiro o sucesso de meus companheiros.
d)    Isto é para mim fazer?
e)     Cheguei na escola às duas horas.

28 – Em; Tu que andas esquecido de ti, a palavra destacada é:
a)     Conjunção integrante.
b)    Pronome interrogativo com função de sujeito.
c)     Pronome relativo com função de sujeito.
d)    Pronome relativo com função de objeto direto.
e)     Pronome relativo com função de objeto indireto.

29 – (FUND. CARLOS CHAGAS) – Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase seguinte: Nesse campo, _____________ muitas teorias contraditórias, algumas ___________ apresentadas do que outras, não perfeitas.
a)     Existe – melhor.
b)    Existem – mais bem.
c)     Existem – melhores.
d)    Existe – mais bem.
e)     Existe – melhores.

30 – (MACKENZIE) – Assinale a alternativa em que ambos os adjetivos não se flexionam em gênero.
a)     Elemento motor, tratamento médico-dentário.
b)    Esforço vão, passeio matinal.
c)     Juiz arrogante, sentimento fraterno.
d)    Cientista hindu homem célebre.
e)     Costume andaluz, manual lúdico-instrutivo.

31 – (UFF) – Assinale a única frase em que há erro no que diz respeito ao gênero das palavras.
a)     O gerente deverá depor como testemunha única do crime.
b)    A personagem principal do conto é o Seu Rodrigues.
c)     Ele foi apontado como a cabeça do motim.
d)    O telefonema deixou a anfitriã perplexa.
e)     A parte superior da traqueia é o laringe.

32 – (FGV) – Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Tomo a liberdade de levar ao conhecimento de V. Exa. que os __________ que __________ foram encaminhados defendem causa justa e ficam a depender tão somente de __________ decisão para que sejam atendidos.
a)     Abaixos-assinados – lhe – sua.
b)    Abaixos-assinados – vos – vossa.
c)     Abaixo-assinados – lhe – sua.
d)    Abaixo-assinados – vos – vossa.
e)     Abaixo-assinados – lhe – vossa.

33 – (PUC) – Observe as duas sequências de versos abaixo:
--- Mas se responder não pude à pergunta que fazia, ela, a vida, a respondeu.
a)     Na sequência, indique, respectivamente, o valor morfológico das palavras destacadas.
O primeiro a é artigo definido no feminino singular;
O segundo a é pronome pessoal do caso oblíquo átono 3ª pessoa do singular.

--- Mesmo quando é uma explosão como a de pouco, franzina;
b)    Na sequência, explique o emprego de .
Há: verbo haver, usado como impessoal, indicando tempo decorrido.

34 – (FGV) – Súbito deu-me a consciência um repelão...
a)     Substitua súbito por outra palavra ou expressão que conserve o mesmo sentido.
Repentinamente, subitamente, nesse instante, nesse momento substituem a palavra súbito sem alterar o sentido do texto.

b)    Dê a classe gramatical da palavras súbito no contexto transcrito.
A classe gramatical da palavra súbito é advérbio, indicando circunstância de tempo no texto.

35 – (MACKENZIE) – NEOLOGISMO
         Beijo pouco, falo menos ainda
         Mas invento palavras
         Que traduzem a ternura mais funda
         E mais cotidiana
         Inventei por exemplo, o verbo teadorar
         Intransitivo:
         Teadoro, Teodora.
                                            Manoel Bandeira.

        I – Beijo.     II – pouco.     III – mas.     IV – ternura.     V – por.
        Indique a alternativa que apresenta, em sequência, a classificação correta dos termos destacados no poema de Manuel Bandeira.
a)     I – Substantivo; II – pronome indefinido; III – preposição; IV – adjetivo; V – conjunção.
b)    I – verbo; II – advérbio; III – preposição; IV – adjetivo; V – conjunção.
c)     I – substantivo; II – pronome indefinido; III – conjunção; IV – substantivo; V – preposição.
d)    I – verbo; II – advérbio; III – conjunção; IV – substantivo; V – preposição.
e)     I – substantivo; II – advérbio; III – preposição; IV – adjetivo; V – preposição.

36 – (MACKENZIE) – Quando ouço dizer que o frio vai chegar, que há massa frias, ondas frias, ventos frios que vem do sul, uma alegria se expande no meu peito, como se alguém me chamasse para viajar.
                                                                                 Cecília Meireles.

Assinale a alternativa em que os termos destacados acima estão, respectivamente, classificados de forma correta.
a)     Pronome relativo; conjunção integrante; pronome relativo; adjetivo; substantivo; preposição.
b)    Conjunção integrante; conjunção integrante; pronome relativo; substantivo; pronome; preposição.
c)     Pronome relativo; pronome relativo; conjunção integrante; substantivo; advérbio; pronome.
d)    Conjunção integrante; pronome relativo; pronome relativo; substantivo; pronome; pronome.
e)     Conjunção integrante; conjunção integrante; pronome relativo; adjetivo; advérbio; preposição.

37 – (MACKENZIE) – Um livro deve valer por tudo o que nele não deve caber.

                                                                                     Guimarães Rosa, Tutaméia.
As palavras destacadas no período acima são, respectivamente:
a)     Artigo definido – pronome indefinido – pronome demonstrativo.
b)    Artigo indefinido – pronome indefinido – pronome demonstrativo.
c)     Pronome indefinido – pronome indefinido – pronome relativo.
d)    Numeral – substantivo – artigo definido.
e)     Artigo indefinido – substantivo – pronome demonstrativo.

38 – (MACKENZIE) – Houve o que se chama de comunhão perfeita.
Eu chamo isto de estado agudo de felicidade.
                                                                                        Clarice Lispector.

Em relação ao termo destacado no texto acima, é correto afirmar que:
a)     É pronome demonstrativo.
b)    É artigo masculino.
c)     É pronome pessoal oblíquo átono.
d)    É pronome pessoal oblíquo tônico.
e)     É pronome indefinido.

39 – (CESMAZON) – Assinale a alternativa em que os termos destacados são, respectivamente, artigo, conjunção, pronome e substantivo.
a)     Meses se acumulam sobre meses. Passam os dias azuis...
b)    Voltam, final, os dias azuis, as águas azuis, os céus azuis destacados...
c)     Depois, vieram os tucanos e seus primos aracaris...
d)    Nossa última alegria foi a das primeiras chuvaradas.
e)     Também a lua surge, ressurge, se mostra e se esconde...

40 – (CESMAZON) – O a destacado na expressão... a amizade será submetida a teste tem a mesma função morfológica do que se encontra na alternativa:
a)     ... teriam facilitado a vida do presidente.
b)    ... os amigos brotam a sua volta...
c)     ... conta com a ajuda dos governadores...
d)    ... debate sobre a partilha dos impostos federais...
e)     ... aos governadores e prefeitos a contrapartida em encargos.

41 – (UNITAU) – Leia as frases abaixo:
Essa é a etimologia da palavra.
A pedagogia é o processo através do qual o homem se torna plenamente humano.
Como torna-lo assimilável pelas novas gerações...
As palavras destacadas são, respectivamente, no plano morfológico.
a)     Pronome relativo; pronome demonstrativo; conjunção integrante; pronome oblíquo átono.
b)    Pronome indefinido; pronome demonstrativo; conjunção condicional; pronome oblíquo tônico.
c)     Pronome demonstrativo; pronome relativo; pronome oblíquo átono; pronome oblíquo átono.
d)    Pronome demonstrativo; pronome indefinido; pronome oblíquo tônico; pronome oblíquo tônico.
e)     Pronome indefinido; pronome relativo; conjunção integrante; pronome oblíquo átono.

42 – (UNITAU) – Em:
I – Certas instituições encontram sua autoridade na palavra divina.
II – Instituições certas encontram caminho no mercado financeiro.
As palavras destacadas são no plano morfológico e semântico (significado).
a)     Adjetivo em I e substantivo em II, com significado de algumas em I e corretas em II.
b)    Substantivo em I e adjetivo em II, com significado de muitas em I e íntegras em II.
c)     Advérbio em I e II, com significado de algumas em I e algumas em II.
d)    Adjetivos em I e II, com significado de algumas em I e íntegras em II.
e)     Advérbio em I e adjetivo em II, com significado de poucas em I e poucas em II.

43 – (UNITAU) – Observe:
I – Essa atitude de certo modo religiosa de um homem engajado no trabalho...
II – Pedro comprou um jornal.
III – Maria mora no apartamento um.
IV – Quantos namorados você tem? Um.
A palavra um nas frases acima é, no plano morfológico, respectivamente:
a)     Artigo indefinido em I, e numeral em II, III e IV.
b)    Artigo indefinido em I e II e numeral em III e IV.
c)     Artigo indefinido em I e III e numeral em II e IV.
d)    Artigo indefinido em I, II, III e IV.
e)     Artigo indefinido em III e IV e numeral em I e II.