CLASSES GRAMATICAIS
1 – Em... mirando sempre com os olhos de espanto a lida dos heróis desconhecidos,
cuja história é escrita, com a linguagem do
amor, na toalha viva das águas... as palavras destacadas classificam-se,
respectivamente, como:
a)
Substantivo – substantivo – adjetivo – loc. adjetiva.
b) Substantivo – adjetivo – adjetivo –
loc. adjetiva.
c) Verbo – adjetivo – verbo – loc.
adjetiva.
d) Verbo – substantivo – verbo – Loc.
adverbial.
e) Substantivo – adjetivo – verbo – loc.
adverbial.
2 – Em; Direi umas
boas verdades a ele, as palavras
destacadas classificam-se como:
a) Artigo indefinido e pronome pessoal
reto.
b)
Artigo indefinido e pronome oblíquo tônico.
c) Numeral adjetivo e pronome pessoal
reto.
d) Numeral adjetivo e pronome oblíquo
tônico.
e) Artigo indefinido e pronome adjetivo.
3 – Em; As pessoas bonitas
dizem que os feios são infelizes, as palavras destacadas
classificam-se, morfologicamente, como:
a) Adjetivo – adjetivo – adjetivo.
b) Substantivo – substantivo –
substantivo.
c)
Adjetivo – substantivo – adjetivo.
d) Substantivo – substantivo – adjetivo.
e) Adjetivo – substantivo – substantivo.
4 – Em qual das alternativas a palavra que se classifica,
morfologicamente, como pronome relativo em todos os casos?
a) Queria que vocês participassem das
aulas e que conseguissem boas notas.
b)
O automóvel que vendi é velho, mas o que comprei é novo.
c) Gostaria de que vocês alcançassem a
posição privilegiada que eles alcançaram.
d) Venha rápido, que eu tenho a pressa
dos que habitam os grandes centros.
e) A e B estão corretas.
5 – Em; Nós somos os primeiros alunos da sala, as palavras
destacadas classificam-se, respectivamente, como:
a) Pronome adjetivo – numeral
substantivo – locução adverbial.
b) Pronome substantivo – numeral
substantivo – locução adjetiva.
c) Pronome adjetivo – numeral adjetivo –
locução adjetiva.
d) Pronome substantivo – numeral adjetivo
– locução adverbial.
a)
Pronome substantivo – numeral adjetivo – locução adjetiva.
6 – Em; Estudei as lições com interesse, a expressão destacada classifica-se como:
a)
Locução adverbial de modo.
b) Locução adjetiva.
c) Locução adverbial de interesse.
d) Locução verbal.
e) Locução adverbial de finalidade.
7 – Marque a alternativa em que todas as preposições são
contraídas:
a) A - de - per - em.
b) Ao - do - pelo - nele.
c) Aonde - da
- pelo - nela.
d) Aquela - dos - pelos - neles.
e)
Àquele -das - pelas - nelas.
8 – Em; Eles fizeram tudo às claras, a expressão destacada é:
a) Uma locução adjetiva, modificando a
palavra tudo.
b) Um advérbio, modificando o verbo
fazer.
c) Uma locução adverbial, modificando a
palavra tudo.
d)
Uma locução adverbial, modificando o verbo fazer.
e) Uma locução adjetiva, modificando o
verbo fazer.
9 – Em; A criança da capital gosta de televisão, a expressão
destacada classifica-se, morfologicamente, como:
a) Locução adverbial.
b) Locução substantiva.
c)
Locução adjetiva.
d) Preposição + adjetivo.
e) Locução prepositiva.
10 – Marque a alternativa em que a palavra destacada
classifica-se como preposição contraída.
a)
Àquela moça, darei um presente.
b) Eu vou ao teatro.
c) Aonde você
vai?
d) Aquele rapaz
chegou ontem.
e) B e C estão corretas.
11 – Em; Está claro que o jogo é uma profissão embora
censurável, mas o homem que bebe jogando não têm juízo, a palavra que é,
respectivamente.
a) Pronome relativo (sujeito), conjunção
causal.
b) Conjunção causal, pronome relativo
(sujeito).
c)
Conjunção integrante, pronome relativo (sujeito).
d) Conjunção integrante, pronome
relativo (objeto direto).
e) Conjunção concessiva, conjunção
integrante.
12 – (UNISA) – A expressão pura e simplesmente
corresponde à seguinte verdade:
a) Temos um adjetivo e um advérbio.
b)
Com pureza e com simplicidade.
c) É uma construção esdrúxula.
d) Deveria ser puramente e simplesmente.
e) Temos dois advérbios com valor
antitético.
13 – (UNISA) – Em que conjunto os adjetivos têm valor
afetivo?
a) Proibido entrada e aviso reles.
b) Aviso reles e pobre cão.
c) Pobre cão e custa canina.
d)
Pobre cão e rico dinheirinho.
e) “Nossa Caixa” e aviso reles.
14 – (UNISA) – Assinale a frase que não esteja correta.
a) Entre mim e ti tudo acabou.
b) Já lhe disse que entre nós nada é
bom.
c) Entre ela e nós existe de tudo.
d)
Entre eu e você deve haver respeito.
e) Não é possível haver dúvidas entre
eles.
15 – (UNISA) – Assinale a alternativa que apresenta, em
sequência, preposição mais pronome relativo.
a)
O jardim, entre cujas flores me sinto bem, é agradável.
b) Entre os que choram falta alguém.
c) Há entre a que ri e a que chora um
abismo.
d) Entre que está chovendo.
e) Não existe nada entre eles.
16 – Em; Se sim, deves saber que é a idade em que a metade do
homem e a metade do menino formam um só curioso, a palavra que funciona,
respectivamente, como:
a) Conjunção e pronome relativo com
função de complemento nominal.
b) Conjunção e conjunção.
c) Pronome relativo e pronome relativo.
d) Pronome relativo com função de sujeito
e conjunção.
e)
Conjunção e pronome relativo com função de adjetivo adverbial.
17 – Em; A imaginação de dez anos vagueava solta e
desvairada, como bicho perseguido, a palavra destacada estabelece relação de:
a – Causa.
b – conformidade. c –
comparação.
d – consequência. e – condição.
18 – Em; Apenas
deixava para trás as últimas casas mal
iluminadas..., as palavras destacadas indicam:
a) Tempo e consequência.
b) Tempo e condição.
c) Causa e condição.
d)
Tempo e modo.
e) Condição e modo.
19 – (FUVEST) – Era para __________ falar _____________ontem,
mas não ___________ encontrei em parte alguma.
a) Mim – consigo – o.
b) Eu – com ele – lhe.
c) Mim – consigo – lhe.
d) Mim – contigo – te.
e)
Eu – com ele – o.
20 – (FUVEST) – Destaque a frase em que o pronome relativo
está empregado corretamente.
a)
É um cidadão em cuja honestidade se pode confiar.
b) Feliz o pai cujo os filhos são
ajuizados.
c) Comprou uma casa maravilhosa, cuja
casa lhe custou uma fortuna.
d) Preciso de um pincel delicado, sem o
cujo não poderei terminar meu quarto.
e) Os jovens, cujos pais conversei com
eles, prometeram mudar de atitude.
21 – (PUC) – No trecho... O homem não fala simplesmente uma
língua, não a usa como mero instrumento de comunicação..., o termo destacado é
um:
a) Substantivo e significa simples.
b) Advérbio e significa genuíno.
c) Adjetivo e significa quase.
d) Advérbio e significa estreme.
e)
Adjetivo e significa puro.
22 – Nos versos: Como o soldado que rasgou a farda no desespero do último momento! e Tenta
chorar e os olhos sente enxutos! Os
termos destacados expressam ideias de:
I – no desespero; II – enxutos.
a)
tempo
qualificação do sujeito.
b)
Causa
qualificação do objeto.
c)
Modo modo
da ação.
d)
Finalidade causa da
ação.
e)
Consequência
qualificação do verbo.
23 – (MACKENZIE) – No período: Minha mãe hesitou um pouco,
mas acabou cedendo, depois que o Padre Cabral, tendo consultado o bispo, voltou
a dizer-lhe que sim, que podia ser, a expressão depois que, morfologicamente,
é:
a) Locução prepositiva.
b) Advérbio de tempo.
c)
Locução conjuntiva.
d) Advérbio de modo.
e) Expletivo.
24 – (UNIP) – O plural de qualquer capitão-mor português é:
a)
Quaisquer capitães-mores portugueses.
b) Quaisquer capitãos-mores portugueses.
c) Quaisquer capitão-mores portugueses.
d) Qualquer capitão-mores portugueses.
e) Quaisquer capitães-mor portugueses.
25 – (UNIP) – Assinale a frase em que meio funciona como advérbio.
a) Descobri o meio de acertar.
b)
Achei-o meio triste.
c) Só quero meio quilo.
d) Parou no meio da rua.
e) Comprou um metro e meio.
26 – (UNIP) – Uma das palavras apresenta erro de flexão;
indique a alternativa.
a)
Portas-bandeira, mapas-múndi.
b) Salvos-condutos, papeis-moeda.
c) Salários-família, vice-diretores.
d) Guardas-civis, afro-brasileiros.
e) Mãos-de-obra, obras-primas.
27 – (UNIP) – Há uma frase correta na relação abaixo.
Assinale-a.
a)
Entre mim e você há uma grande compreensão.
b) Fazem dois anos que não o vejo.
c) Aspiro o sucesso de meus
companheiros.
d) Isto é para mim fazer?
e) Cheguei na escola às duas horas.
28 – Em; Tu que
andas esquecido de ti, a palavra destacada é:
a) Conjunção integrante.
b) Pronome interrogativo com função de
sujeito.
c)
Pronome relativo com função de sujeito.
d) Pronome relativo com função de objeto
direto.
e) Pronome relativo com função de objeto
indireto.
29 – (FUND. CARLOS CHAGAS) – Assinale a alternativa que
completa corretamente as lacunas da frase seguinte: Nesse campo, _____________
muitas teorias contraditórias, algumas ___________ apresentadas do que outras,
não perfeitas.
a) Existe – melhor.
b)
Existem – mais bem.
c) Existem – melhores.
d) Existe – mais bem.
e) Existe – melhores.
30 – (MACKENZIE) – Assinale a alternativa em que ambos os
adjetivos não se flexionam em
gênero.
a) Elemento motor, tratamento
médico-dentário.
b) Esforço vão, passeio matinal.
c) Juiz arrogante, sentimento fraterno.
d)
Cientista hindu homem célebre.
e) Costume andaluz, manual
lúdico-instrutivo.
31 – (UFF) – Assinale a única frase em que há erro no que diz respeito ao gênero das
palavras.
a) O gerente deverá depor como
testemunha única do crime.
b) A personagem principal do conto é o
Seu Rodrigues.
c)
Ele foi apontado como a cabeça do motim.
d) O telefonema deixou a anfitriã
perplexa.
e) A parte superior da traqueia é o
laringe.
32 – (FGV) – Assinale a alternativa que preenche corretamente
as lacunas.
Tomo a liberdade de levar ao conhecimento de V. Exa. que os
__________ que __________ foram encaminhados defendem causa justa e ficam a
depender tão somente de __________ decisão para que sejam atendidos.
a) Abaixos-assinados – lhe – sua.
b) Abaixos-assinados – vos – vossa.
c)
Abaixo-assinados – lhe – sua.
d) Abaixo-assinados – vos – vossa.
e) Abaixo-assinados – lhe – vossa.
33 – (PUC) – Observe as duas sequências de versos abaixo:
--- Mas se responder não pude à pergunta que fazia, ela, a vida, a respondeu.
a) Na sequência, indique,
respectivamente, o valor morfológico das palavras destacadas.
O primeiro a é artigo definido no feminino
singular;
O segundo a é pronome pessoal do caso oblíquo
átono 3ª pessoa do singular.
--- Mesmo quando é uma explosão como a de há pouco, franzina;
b) Na sequência, explique o emprego de há.
Há: verbo haver, usado como
impessoal, indicando tempo decorrido.
34 – (FGV) – Súbito deu-me a consciência um repelão...
a) Substitua súbito por outra palavra ou
expressão que conserve o mesmo sentido.
Repentinamente,
subitamente, nesse instante, nesse momento substituem a palavra súbito sem
alterar o sentido do texto.
b) Dê a classe gramatical da palavras
súbito no contexto transcrito.
A classe gramatical da
palavra súbito é advérbio, indicando circunstância de tempo no texto.
35 – (MACKENZIE) – NEOLOGISMO
Beijo pouco, falo menos ainda
Mas invento palavras
Que traduzem a
ternura mais funda
E mais cotidiana
Inventei por exemplo, o verbo teadorar
Intransitivo:
Teadoro,
Teodora.
Manoel Bandeira.
I – Beijo. II – pouco. III – mas. IV – ternura. V – por.
Indique a
alternativa que apresenta, em sequência, a classificação correta dos termos
destacados no poema de Manuel Bandeira.
a) I – Substantivo; II – pronome
indefinido; III – preposição; IV – adjetivo; V – conjunção.
b) I – verbo; II – advérbio; III –
preposição; IV – adjetivo; V – conjunção.
c) I – substantivo; II – pronome
indefinido; III – conjunção; IV – substantivo; V – preposição.
d)
I – verbo; II – advérbio; III – conjunção; IV – substantivo; V –
preposição.
e) I – substantivo; II – advérbio; III –
preposição; IV – adjetivo; V – preposição.
36 – (MACKENZIE) – Quando ouço dizer que o frio vai chegar, que
há massa frias, ondas frias, ventos frios que
vem do sul, uma alegria se expande
no meu peito, como se alguém me
chamasse para viajar.
Cecília
Meireles.
Assinale a alternativa em que os termos destacados acima
estão, respectivamente, classificados de forma correta.
a) Pronome relativo; conjunção
integrante; pronome relativo; adjetivo; substantivo; preposição.
b)
Conjunção integrante; conjunção integrante; pronome relativo;
substantivo; pronome; preposição.
c) Pronome relativo; pronome relativo;
conjunção integrante; substantivo; advérbio; pronome.
d) Conjunção integrante; pronome relativo;
pronome relativo; substantivo; pronome; pronome.
e) Conjunção integrante; conjunção
integrante; pronome relativo; adjetivo; advérbio; preposição.
37 – (MACKENZIE) – Um
livro deve valer por tudo o que nele
não deve caber.
Guimarães
Rosa, Tutaméia.
As palavras destacadas no período acima são, respectivamente:
a) Artigo definido – pronome indefinido
– pronome demonstrativo.
b)
Artigo indefinido – pronome indefinido – pronome demonstrativo.
c) Pronome indefinido – pronome
indefinido – pronome relativo.
d) Numeral – substantivo – artigo
definido.
e) Artigo indefinido – substantivo –
pronome demonstrativo.
38 – (MACKENZIE) – Houve o
que se chama de comunhão perfeita.
Eu chamo isto de estado agudo de felicidade.
Clarice Lispector.
Em relação ao termo destacado no texto acima, é correto
afirmar que:
a)
É pronome demonstrativo.
b) É artigo masculino.
c) É pronome pessoal oblíquo átono.
d) É pronome pessoal oblíquo tônico.
e) É pronome indefinido.
39 – (CESMAZON) – Assinale a alternativa em que os termos
destacados são, respectivamente, artigo, conjunção, pronome e substantivo.
a) Meses se
acumulam sobre meses. Passam os dias azuis...
b) Voltam, final, os dias azuis, as águas azuis, os céus azuis destacados...
c)
Depois, vieram os tucanos
e seus primos aracaris...
d) Nossa última alegria foi a das primeiras
chuvaradas.
e) Também a lua surge, ressurge, se mostra e se esconde...
40 – (CESMAZON) – O a destacado na expressão... a amizade
será submetida a teste tem a mesma
função morfológica do que se encontra na alternativa:
a) ... teriam facilitado a vida do
presidente.
b)
... os amigos brotam a sua volta...
c) ... conta com a ajuda dos
governadores...
d) ... debate sobre a partilha dos
impostos federais...
e) ... aos governadores e prefeitos a
contrapartida em encargos.
41 – (UNITAU) – Leia as frases abaixo:
Essa é a etimologia da palavra.
A pedagogia é o processo através do qual o homem se torna
plenamente humano.
Como torna-lo
assimilável pelas novas gerações...
As palavras destacadas são, respectivamente, no plano
morfológico.
a) Pronome relativo; pronome
demonstrativo; conjunção integrante; pronome oblíquo átono.
b) Pronome indefinido; pronome
demonstrativo; conjunção condicional; pronome oblíquo tônico.
c)
Pronome demonstrativo; pronome relativo; pronome oblíquo átono;
pronome oblíquo átono.
d) Pronome demonstrativo; pronome
indefinido; pronome oblíquo tônico; pronome oblíquo tônico.
e) Pronome indefinido; pronome relativo;
conjunção integrante; pronome oblíquo átono.
42 – (UNITAU) – Em:
I – Certas
instituições encontram sua autoridade na palavra divina.
II – Instituições certas
encontram caminho no mercado financeiro.
As palavras destacadas são no plano morfológico e semântico
(significado).
a) Adjetivo em I e substantivo em II,
com significado de algumas em I e corretas em II.
b) Substantivo em I e adjetivo em II,
com significado de muitas em I e íntegras em II.
c) Advérbio em I e II, com significado
de algumas em I e algumas em II.
d)
Adjetivos em I e II, com significado de algumas em I e íntegras em
II.
e) Advérbio em I e adjetivo em II, com
significado de poucas em I e poucas em II.
43 – (UNITAU) – Observe:
I – Essa atitude de certo modo religiosa de um homem engajado
no trabalho...
II – Pedro comprou um jornal.
III – Maria mora no apartamento um.
IV – Quantos namorados você tem? Um.
A palavra um nas frases acima é, no plano morfológico,
respectivamente:
a) Artigo indefinido em I, e numeral em
II, III e IV.
b)
Artigo indefinido em I e II e numeral em III e IV.
c) Artigo indefinido em I e III e
numeral em II e IV.
d) Artigo indefinido em I, II, III e IV.
e) Artigo indefinido em III e IV e
numeral em I e II.