Música(Atividades): Juçara
Paulo Padilha
Juçara sara, que o pessoal
repara
Todo mundo tá querendo ver a Juçara sarar
Juçara jura que essa gripe não tem cura
Juçara menina pura, Juçarinha sara, cura
Será que Ju sarará
Tá jururu Juju
Que tá na cara, Juçara, o
pessoal repara
Geralmente a gripe sara na hora de namorar
Juçara sara, Juçara, Juçara cura
Juçara menina pura, jura Çara, sara jura,
Jura que Ju sarará
Tá jururu Juju
Juçara
Sara Juçara que eu te pego no metrô do Jabaquara
Jura, sara, sai da cama e vem cantar
Juçara
Juçara canta e os seus males espanta
Juçara cura a garganta, Juçara Juju levanta
Que o show vai começar
Saracoteia Juçara
Saracoteia que sar
Juçara agora resolveu me dar o fora
Juçara tá indo embora, Juçara não quer cantar
Na cara dura, Juçara menina pura
Juçara, juçara santa já se curou da garganta
Agora Juçara canta mas só pensa em namorar
Caramba Juçara, para de paquerar
Caramba, Juçara, que o show vai começar
Jurubatuba, jurubeba, jerimum,
girabrequim
Jerusalém, jacarandá, jacurici
Juçara, Jacira, Jacinto, Jacy
Jerônimo, Geraldo, Jeremias, Juraci...
Composição: Paulo Padilha. Disponível em: http://letras.mus.br/paulo-padilha/375788. Acesso em: 13 ago. 2015.
Fonte: Língua
Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem.
Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição.
São Paulo, 2016. p. 269-270.
Entendendo a música:
01 – O que o eu lírico pede a
Juçara? E qual aa explicação da moça para não o atender?
O eu lírico pede
a Juçara que volte a cantar com ele, mas ela alega que está doente.
02 – É possível identificar
outra razão para o comportamento de Juçara? Qual?
Sim. A moça seria
namoradeira e pouco comprometida com as obrigações.
03 – Descreva como o
compositor explora as sílabas do nome da personagem no primeiro e no terceiro
versos da canção.
No primeiro
verso, explora a igualdade sonora das sílabas ça e ra com a forma
do verbo sarar, além de estabelecer uma equivalência sonora (rima interna) de
Juçara com repara. No terceiro, aproveita as sílabas ju e ra para introduzir a
forma verbal jura, que cria uma rima interna com cura.
04 – Explique como se produzem
os efeitos sonoros do verso “Será que Ju sarará”.
O produtor do texto usa a primeira sílaba
do nome Juçara como apelido e transforma as duas últimas na terceira pessoa do
singular do verbo sarar no futuro do presente. Essa forma retoma, parcialmente,
a palavra será, que abre o verso.
05 – O verso “Tá jururu Juju”
é usado como refrão. O que significa? De que figura de linguagem ele faz uso?
Significa que
Juju (Juçara) está triste, desanimada, sem forças. Faz uso de uma assonância.
06 – As duas últimas palavras
do verso “Juçara sara, Juçara, Juçara cura” sugerem, pela identidade do som,
outra palavra da língua. Qual é ela? Explique como seu significado se articula
com o sentido da canção.
“Juçara cura”
sugere a palavra saracura, usada para referir-se a uma “diversão muito intensa”
ou a um ato de travessura, ações que podem ser associadas à namoradeira Juçara.
07 – O fonema /a/
predomina na canção, mas ocorre também a exploração enfática de dois outros
sons vocálicos. Quais são eles?
O fonema /u/,
de Juçara, que aparece por exemplo em cura, jura e pura, e
o fonema /ã/, presente em canta, garganta, espanta,
caramba e levanta.
08 – A última estrofe se
encaixa na canção pelo aspecto sonoro. Use seus conhecimentos a respeito de
fonemas para explicar isso.
A última estrofe
pode ser considerada uma brincadeira sonora estimulada pelo nome Juçara; por
isso, nela são apresentados outros nomes próprios, todos deles iniciados pelo
fonema /3/, representado pelas letras j ou g.
09 – Além da temática popular,
a canção se vale de palavras e expressões típicas da linguagem informal. Cite
algumas delas.
Poderiam ser
citadas tá na cara, jururu, dar o fora, caramba.
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